Governo de SP e ViaMobilidade definem ações para melhorar linhas 8 e 9, CPTM cede plataformas 3 e 4 da estação Barra Funda
Publicado em: 26 de maio de 2022

Além disso, CPTM vai disponibilizar peças e estruturas sobressalentes para a concessionária, com todo o apoio técnico necessário; próxima reunião será em 06 de junho
ADAMO BAZANI
O governo de São Paulo e ViaMobilidade entraram em acordo sobre ações para tentar melhorar o atendimento nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que desde o início da concessão têm apresentado uma sequência de falhas e até mesmo alguns acidentes.
Uma destas medidas práticas é que, a partir de segunda-feira, 30 de maio de 2022, a CPTM irá ceder as plataformas 3 e 4 da estação Barra Funda para facilitar a operação da ViaMobilidade com a Linha 8-Diamante, permitindo a diminuição do tempo de intervalo entre os trens. Com isso, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a ViaMobilidade irá operar com quatro plataformas na estação.
Os técnicos que se reuniram acreditam que vai aumentar a fluidez dos passageiros na estação, reduzir o tempo de embarque e desembarque, diminuir o tempo de parada do trem e, consequentemente, os intervalos.
Além disso, a CPTM irá disponibilizar, também, peças e ou estruturas sobressalentes para a ViaMobilidade, com todo o apoio técnico necessário.
Para garantir ações preditivas, a CPTM irá compartilhar o equipamento utilizado nas madrugadas para manutenção de via com a concessionária.
O governador Rodrigo Garcia determinou também a criação de uma força tarefa para acelerar as melhorias.
O acordo ocorreu depois de uma reunião entre o Estado e a operadora privada na quarta-feira, 25 de maio de 2022.
O encontro foi antecipado pelo Diário do Transporte na terça-feira (24), durante a entrevista com o presidente da Divisão de Mobilidade do Grupo CCR, controlador das linhas, Márcio Hannas.
Relembre:
Em nota, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, disse que as reuniões com a ViaMobilidade serão constantes.
“Faremos reuniões frequentes para acompanhamento das ações buscando as melhorias necessárias aos cidadãos. Tanto CPTM como ViaMobilidade estão empenhadas em atender a determinação do governador Rodrigo Garcia e encontrar soluções para os problemas que estamos passando”,
A próxima reunião do grupo será na semana do dia 6 de junho para deliberar sobre os próximos passos e analisar as medidas adotadas.
Na segunda-feira (30), o Ministério Público, que investiga os problemas nas linhas, deve ouvir mais representantes da ViaMobilidade e o presidente da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Paulo Shibuya, como antecipou o Diário do Transporte.
O MP não descarta, em último caso, pedir a anulação da concessão, mas isso só se as outras medidas possíveis não surtirem efeito.
Relembre:
A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) lembras que as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda foram concedidas à iniciativa privada em um leilão feito em março de 2021. A ViaMobilidade apresentou a melhor oferta, com ágio de 202% sobre o valor mínimo e investimento de R$ 980 milhões. A concessão será de 30 anos e iniciou em janeiro deste ano.
Pelo contrato, a empresa terá que investir R$ 3,8 bilhões distribuídos nos primeiros anos da concessão, contemplando reforma de 30 estações, ampliação de seis estações (Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina) e a construção de uma nova estação. Também está prevista a modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia e adequações nos sistemas de via permanente. Além disso, faz parte da lista das obrigações a aquisição de 36 trens novos, a renovação do pátio de Presidente Altino e investimentos para transferir as atividades de manutenção da CPTM para um novo pátio.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Ué, concederam para iniciativa privada, para pedir auxílio para CPTM??? Piada, privatizar não é melhor ??? País está largado pelas políticas do PSDB !!!
Estratégia das privatizações: 1) parar de investir e deteriorar os serviços das estatais; 2) população clama por melhorias com ajuda da mídia; 3) empresas públicas vão à leilão; 4) vencem os apaniguados dos políticos: 5) tarifas aumentam e serviços pioram. E assim caminha a humanidade…
Está empresa mobilidade, é um discompromissada com o transporte público, e também com os passageiros, que pagam caro pelo transporte, e sofrem com uma má prestação de serviço, pela modalidade, uma viagem de itapevi a barra funda, antes eram 50 minutos, agora com esta mobilidade 80 a 90 minutos. Qual é o propósito da cptm com esta via mobilidade, é molestar os cidadãos ??? Este foi o projeto do governo Doria?? Ou a culpa é da cptm ???
O Governo do Estado de São Paulo autorizou a CPTM hoje a ajudar com equipamentos e no que for preciso para ajudar a ViaMobilidade a resolver todos seus problemas.
Mas a privatização não veio com a promessa de resolver todos os problemas da CPTM e do Governo do Estado e aconteceu o contrário?
Outro detalhe, a CPTM vai usar indiretamente o dinheiro da concessão pela ViaMobilidade para ajudar a ViaMobilidade com recursos de Hora Homem e euipamentos. Isso pra mim é Improbidade administrativa.
Se a concessão não deu certo toma-se de volta. Assim fica facil ganhar uma privatização e caso eu não consiga entregar o serviço eu peço ajuda do Governo do Estado.
Espero que o ministério público continue vigiando e dê um retorno a sociedade.
Era bom fazer grajau ate barra funda do que ir ate osasco ja ajudava bastante