São Bernardo do Campo terá 30 novos ônibus em agosto

Publicado em: 26 de julho de 2018

Desde o ano passado até o momento, foram colocados 75 novos ônibus em operação. Foto: Divulgação / Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Veículos virão com porta do lado esquerdo, para operar nos corredores da cidade

JESSICA MARQUES

A SBCTrans, concessionária de transportes de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, fará a entrega de 30 novos ônibus em agosto. O anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando, ao Diário do Transporte, nesta quarta-feira, 25 de julho de 2018.

Serão 30 ônibus convencionais, de 13,2 metros, Caio Apache Vip IV com chassis OF 1724. Os veículos já virão com porta do lado esquerdo, para operar nos corredores que serão implantados na cidade.

Assim como os ônibus já entregues desde o ano passado, os veículos terão sistema de circulação de ar com refrigeração, Wi-Fi, elevadores para acessibilidade e tomadas para carregar celulares e outros aparelhos.

“A concessionária me comunicou que 30 novos ônibus serão entregues agora no mês de agosto, aniversário da cidade, chegando a mais de 100 veículos novos, o que significa mais de 30% da nossa frota” — informou o prefeito Orlando Morando, ao Diário do Transporte.

Em fevereiro deste ano, a SBCTrans apresentou 10 novos veículos para a cidade e anunciou 50 ônibus zero quilômetro até o fim do ano. Desde o ano passado até o momento, foram colocados 75 novos coletivos em operação. Destes, foram 55 midi (micrão) e 20 convencionais.

Relembre: São Bernardo do Campo terá mais 50 ônibus zero quilômetro e Orlando Morando critica veículos das linhas da EMTU

Ainda assim, a idade média da frota ainda é alta, com 6,2 anos. Com as novas entregas, a renovação deixará o número mais próximo do ideal. Ao todo, a frota é composta por 425 veículos.

NOVIDADES NO TRANSPORTE PÚBLICO DA CIDADE

O anúncio dos novos ônibus foi feito durante a apresentação de vans na linha 28 – São Pedro / Jardim Limpão nesta quarta-feira, 25 de julho de 2018.

Ao todo, oito veículos operam em três linhas da cidade. Em 21 de julho, foram apresentadas as linhas 32A – Areião / Paço e 54B – São Pedro / Sacolão. As três linhas já operavam em caráter experimental desde maio.

Relembre: Prefeitura de São Bernardo do Campo promete redução de metade do tempo de​ viagem com vans

Além da novidade, o prefeito Orlando Morando mencionou outras ações realizadas neste ano no transporte público da cidade e informou que um ou dois corredores de ônibus ainda podem ser entregues neste ano.

“Já implantamos a biometria facial para diminuir e combater as fraudes, visando respeitar o dinheiro público, porque quem pagava por essa fraude era a Prefeitura, consequentemente, a sociedade. O aplicativo, um novo terminal rodoviário, corredor João Firmino, essa semana demos a ordem de serviço para o corredor Rotary, chegando a sete corredores de ônibus em obras no município de São Bernardo” —  listou o prefeito.

Diário do Transporte acompanhou a implantação da biometria facial na cidade.

Relembre: Biometria facial está prevista para equipar todos os ônibus de São Bernardo do Campo até outubro

Leia também: São Bernardo do Campo terá biometria facial nos ônibus

A ordem de serviço para o corredor Rotary foi assinada em 23 de julho.

Relembre: Prefeito de São Bernardo do Campo assina ordem de serviço para obras do Corredor Rotary

Até o momento, foram retomados os projetos na Estrada do Alvarenga, Corredor Leste-Oeste, Avenidas Castelo Branco e Senador Vergueiro, além de ter sido autorizado o início das obras no Corredor São Pedro e Estrada do Galvão Bueno, incluindo o Terminal Batistini.

Neste ano, foram entregues o Terminal Grande Alvarenga em fevereiro e a via exclusiva na Avenida João Firmino, em junho.

Relembre: Terminal de ônibus Alvarenga, em SBC, é inaugurado com operações parciais

Relembre: Primeiro corredor de ônibus de São Bernardo do Campo não considera linhas intermunicipais e gera congestionamento

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Terezina disse:

    Vamos ver se vai voltar a linha 14 Rudge Ramos e aumentar o número de ônibus na linha 7A e 7C

  2. Robervaldo disse:

    Prefeito sem palavra, ficou ainda nestaadministração uma porrada de petisca.
    Um monte de puxasaco , vc não tem palavra.
    Mas não há de ser nada ; só mais dois anos, e nunca mais PSDB.

  3. Fabio disse:

    Vai ter contratação?

  4. busologo27 disse:

    poxa quem diria a idade media e de 6,2 anos e e considerada alta mas em são Paulo e de dez anos alias já indo pra onze por que a frota de 2006 da cidade ainda esta rodando agora por que nas cidades menores cinco anos o ônibus e considerado velho mas na capital onde os ônibus andam mais e o dobro da idade vai entender

  5. busologo27 disse:

    uma correção eu quis dizer a frota de 2008 por que se a de 2006 ainda estivesse rodando seria o fim obrigado e desculpe me pelo erro de digitação

Deixe uma resposta