Terminal de ônibus Alvarenga, em SBC, é inaugurado com operações parciais

Terminal de ônibus Alvarenga, SBC, 13 (Los Angeles/Rudge Ramos via Planalto), 13B (Pq. Imigrantes/Rudge Ramos via Planalto) e 14 (Orquídeas/Rudge Ramos via Robert Kennedy) e 14B (Terminal Alvarenga/Rudge Ramos via Avenida Robert Kennedy), Estrada dos Alvarengas, Estada João Firmino, prefeito Luiz Marinho, Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Prefeitura quer implantar sistema tronco-alimentado na cidade. Local recebe apenas quatro linhas, mas poder público diz que atendimento será ampliado

ADAMO BAZANI

A festa para a inauguração do Terminal Alvarenga, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi grande, mas as operações ainda vão ser reduzidas.

A estação entrou em operação parcial nesta quarta-feira, 21, recebendo apenas quatro linhas: 13 (Los Angeles/Rudge Ramos via Planalto), 13B (Pq. Imigrantes/Rudge Ramos via Planalto) e 14 (Orquídeas/Rudge Ramos via Robert Kennedy) e 14B (Terminal Alvarenga/Rudge Ramos via Avenida Robert Kennedy). Já a linha 16 (Alvarenga/Rudge Ramos via Planalto) para do lado de fora do terminal.

A prefeitura disse ontem que as operações começariam nesta quarta, mas leitores do Diário do Transporte passaram agora há pouco em frente ao local que está fechado, passando pelos últimos ajustes. A previsão é que as operações parciais comecem na segunda-feira, 26.

O espaço estava em obras desde 2015 e integra um plano de corredores e terminais anunciado em 2012 para 2014, ainda pela gestão do ex-prefeito Luiz Marinho, que recebeu recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A prefeitura quer implantar na cidade uma reformulação do sistema de transportes com uma rede tronco-alimentada composta de linhas com coletivos menores que vão até terminais locais, onde os passageiros precisam descer e seguir viagem em ônibus maiores.

Mas ainda não há corredores em funcionamento.

A prefeitura diz que as obras estão em andamento e promete ainda neste ano concluir algumas ligações.

O corredor da Estrada dos Alvarengas, que vai fazer a interligação entre o terminal inaugurado e a região da rodovia dos Imigrantes deve ser concluído até junho, pela promessa da prefeitura. O custo do corredor é de em torno de R$ 70 milhões. Faltam ainda 50% das obras para conclusão.

Com a conclusão do corredor, a prefeitura promete que o tempo de viagem seja reduzido em 25%.

O novo terminal possui 10 mil m2 de área, sendo 4.355 m2 de área coberta, e tem bilheteria para pagamento antecipado de tartifa, sanitário público, guarita, área operacional e administrativa, posto de socorro, lojas, vestiários, bicicletário, além de outros serviços.

Quando o corredor estiver pronto, o terminal deve receber 20 linhas (85% das ligações da região) eu transportam 65 mil passageiros por dia útil.

Já corredor João Firmino, ainda pela promessa da prefeitura, deve ser entregue entre março e abril. A ligação tem seis quilômetros e passa pela Avenida João Firmino e Rua Frei Gaspar no sentido Centro de São Bernardo do Campo e, na volta para o bairro, segue pela Avenida João Firmino e Rua Joaquim Nabuco.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Salvador NAVARRO disse:

    Olá.Amigos.
    Pelo que da para perceber, o funcionamento com mais linhas ficará pronta,somente
    antes das eleições.

  2. Salvador NAVARRO disse:

    PELO VISTO O FUNCIONAMENTO DE 85% da linhas ficará em funcionamento próximo
    das eleições;

  3. Samanta disse:

    Bom dia, se entendi direito, esse terminal tronco é só pra ganhar mais dinheiro dos usuarios. Moro no Riacho Grande e aqui fizeram um terminal assim entao tenho que pagar dois ônibus pra chegar até o centro de SBC, coisa que antes pagava um só, o ônibus ia direto para o centro. E aí vai ser assim TB???????

  4. Tamilis Silva Souza disse:

    Achei isso um absurdo! Mudar o itinerário de uma noite pra outra sem breve notificação para a população. Se o corredor ainda não foi inaugurado porque temos que descer dentro de terminal? Apenas para atrasarmos mais… hoje fui pega de surpresa chegando bem atrasada no serviço sendo que se continuasse no ônibus que que tinha pego antes teria chegado ao trabalho com 10 minutos de antecedência isso é um absurdo…. essa Gestão de vcs é muito falha.

    Att: Tamilis Souza

  5. Rayanne disse:

    Aff.isso só complicou mais e é uma falta de vergonha na cara.Porque isso é só pra ganhar mais dinheiro.

Deixe uma resposta