SBC Trans entrega no Alvarenga primeiro lote de 30 ônibus novos

Renovação ocorre após conversas com operadora, diz prefeitura. Foto: Omar Matsumoto/Prefeitura de São Bernardo do Campo

Segundo prefeitura, desde janeiro de 2017, 25% da frota foram renovados

ADAMO BAZANI

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, apresentou neste domingo, 05 de agosto de 2018, 10 ônibus novos no Parque das Garças, região do Alvarenga.

A entrega faz parte do lote de 30 ônibus recentemente comprados pela operadora SBC Trans e integra as comemorações pelos 465 anos da cidade. Os outros 20 veículos devem ser entregues até o final deste mês, como noticiou o Diário do Transporte em primeira mão. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/07/26/sao-bernardo-do-campo-tera-30-novos-onibus-em-agosto/

O modelo é Caio Apache Vip, Mercedes-Benz OF 1724 L, com suspensão pneumática.

Os primeiros ônibus vão beneficiar a região do Grande Alvarenga, área escolhida, segundo o prefeito, em nota, por causa da grande quantidade de passageiros.

“Aqui é uma das regiões onde há mais trabalhadores que utilizam o Transporte Público, assim como é um dos bairros mais afastados do centro. Realizar esse ato aqui é um respeito ao usuário que utiliza ônibus para se locomover”, disse Morando.

Até agora, segundo a prefeitura, foram colocados no sistema desde janeiro do ano passado, 105 ônibus novos, o que representa em torno de 25% da frota total da cidade, que é de 400 ônibus, de acordo com a diretora da SBC Trans, Milena Braga Romano.

Na nota, Orlando Morando disse que a renovação ocorre após conversas com a SBC Trans, que está em seu último ano de contrato.

“A modernização do Transporte Público estava entre as prioridades de nosso plano de governo. Iniciamos o diálogo com a concessionária, que, gradualmente tem feito essa renovação. Trazer novos ônibus para a frota é o papel da concessionária, mas é um dever da Prefeitura oferecer um serviço de qualidade à população”, afirmou o prefeito.

O presidente da ETCSBC, Ademir Silvestre, disse que os novos ônibus oferecem mais conforto para a população, o que pode aumentar a atratividade dos transportes públicos. A SBC Trans tinha idade média acima de 6 anos, mais alta, assim, do que o contrato permitia.

“Estamos buscando, juntamente com a Secretaria de Trânsito e Vias Públicas, bem como com a concessionária, alterações e melhorias que possam contribuir com o aprimoramento do serviço”, disse Silvestre.

A prefeitura diz na nota que os novos ônibus contam com Wi-Fi, entrada USB para carregar os celulares, [monitores] TV, ar condicionado [na verdade, recirculadores e renovadores de ar], acessibilidade e o sistema de identificação biométrica Facial [para gratuidades].

Além dos novos ônibus, a gestão Morando ressaltou em nota que tem tomado outras ações em prol do transporte coletivo, como a inclusão de vans que ligam por linhas expressas o Jardim Limpão, a Vila São Pedro e o Areião ao centro da cidade e o aplicativo PARTIU SBC, que permite ao usuário monitorar a linha a ser utilizada e horário.

A prefeitura também informou que mais sete corredores exclusivos estão com obras em andamento – Leste-Oeste, Rudge Ramos, Alvarenga, Castelo Branco, Estrada Galvão Bueno e São Pedro, bem como o Rotary, cuja ordem de serviço foi assinada em julho deste ano. Recentemente foi inaugurada a primeira via exclusiva de ônibus, no bairro Assunção, que tem otimizado as viagens dos moradores que moram nesta região.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

10 comentários em SBC Trans entrega no Alvarenga primeiro lote de 30 ônibus novos

  1. Luiz romano tem participação na SBCtrans? foi ele que acabou com Benelli, santa rosa e esplanada nos anos 90

  2. MARCOS NASCIMENTO // 6 de agosto de 2018 às 21:51 // Responder

    PQP! Praticamente 7 corredores com obras em andamento enquanto dezenas de outras cidades e capitais do mesmo porte de SBC estão com obras paradas ou absolutamente sem obra alguma na área da mobilidade e transporte coletivo urbano!!!! Parabéns prefeitura de SBC.

  3. Duvido se isso vai resolver o problema da linha 5B. Onde a gente fica no ponto ate 40 minutos esperando um mísero ônibus. Essa empresa (ETCSBC) É medíocre, mal administrada, mal fiscalizada, com um monte de funcionários irresponsável sem nenhum comprometimento. Essa linha 16 no Domingo é uma vergonha, todos os Domingo deveriam ter um ônibus 04:50. Senyido Rudge Ramos. Nunca sai essa hora. São atrasos vergonhosos de uma empresa LIXO.

  4. Acredito sim que estao faxefaz algo para melhorar, para o Alvarenga necessita da conclusão das obras, pois devido as mesmas muitos comerciantes baixaram as portas. Necessitamos nao so de onibuô, nas segurança, limpeza nas vias públicas, sao dois quisitos importantíssimos que foram esquecidos.
    Sr. Prefeito Orlando Morando, como um morador à 33 anos em sao Bernado, por favor nos ajude.

  5. Celso Vidal Martinez // 7 de agosto de 2018 às 11:24 // Responder

    Quero deixar minha indignação , pois moro na Av jJoã Firmino, a 26 anos e nunca vi um caos no trânsito como está agora , se não bastasse um corredor de ônibus , temos dois , os dos ônibus intermunicipais e alguns municípais com a porta de um lado só. Eu demoro pra ir de carro até a Av. Faria Lima 35 minutos pra chegar até la , o congestionamentos estão demais. Acredito eu eu que é por causa de muitos semafsemá que colocaram na Av. João Firmino. Por favor tome providências , pois eu já estou tomando as minhas chananch a imprensa pra ver o caos que está aqui , cousa que eu nunca vi . Na região. Sem falar que os ônibus demoram muito pra chegar , e quando chegam vem todos lotados até a porta e nem dá pra subir neles. Sr. Prefeito o que vc vez aqui no bairro ? Tome. Providencias.

  6. Por favor gostaria de saber se vai passar na rua Rio de janeiro

  7. Piorou e muito a mobilidade com o corredor de ônibus da João Firmino .
    Até acidente ja conteceu pois passa ônibus dos dois lados da via e quem utiliza o transporte se arrisca para pegar o ônibus que passa do outro lado
    As obras na estrada dos alvarenga sao um absurdo pois estão paradas a meses sem nenhuma explicação .
    Todas as obras de sbcampo estao atrasadas .
    E estão recapiando regiões que não necessitavam enquanto vias carentes estão largadas pela cidade.isso cheira mau

  8. O que vejo aqui no bairro jd thelma,cantareira no ponto do onibus proximo ao Ricoy e ate a area verde é descaso com a população
    Onibus lotados e nem param nos pontos devido a super lotação
    Falta mais onibus e os pobre dos motoristas ainda tem q dirigir e cobrar e isso faz com q as viagens sejam muito demoradas

  9. Aqui no alvarenga não vi nenhum ônibus novo foi todos reformado pra esse corredor que está parada a meses só Deus sabe quando vai terminar

  10. José Claudir Rodrigues // 8 de agosto de 2018 às 10:27 // Responder

    No início da rua Frei Gaspar proximo do CFC tá muito ruim o trânsito e também na Joaquim Nabuco depois da COOP . Sempre acompanho as melhorias do trânsito em São Bernardo e outras cidades vizinhas, foram feitas muitas coisas boas , mas desta vez foi lamentável porque enfrente a Coop vem com três pistas e no próximo semáforo fica só uma, mas quero acreditar que não é burrisse da CET acho que é pressão para entregar a obra mesmo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: