Itapevi (SP) realiza pesquisa de origem e destino a partir desta terça (24)

Ônibus em terminal na cidade de Itapevi (SP)

Segundo prefeitura, resultados podem modificar transportes. Prefeito diz que mais uma empresa de ônibus poderá operar no sistema além da Benfica

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Itapevi, na região metropolitana de São Paulo, anunciou que vai ter início nesta terça-feira, 24 de novembro de 2020, uma pesquisa de origem e destino para identificar novos hábitos e interesses de deslocamento da população, com ênfase no transporte coletivo.

Os trabalhos vão até a primeira quinzena de dezembro de 2020 com atuação da empresa Mobiflex.

Pesquisadores irão até as casas dos moradores da cidade, mas devidamente identificados e não precisarão adentar ao imóvel.

Serão perguntados, entre outros pontos, os principais destinos feitos pelos moradores e o tipo de transporte utilizado.

Segundo nota da prefeitura, os dados coletados serão mapeados e cruzados com a atual rede de linhas de transportes e a infraestrutura viária. Além disso, outro objetivo é comparar os perfis de deslocamentos com o quadro atual socioeconômico da cidade.

O mapeamento destes dados irá permitir uma análise apurada do fluxo de viagens, a comparação com a rede de linhas de transporte e a rede de vias existentes. Com estes resultados, será possível identificar as carências no atendimento da demanda de transporte, fundamentando as propostas para a ampliação da rede de ônibus no município. Com a pesquisa, ainda será possível estabelecer relações quantitativas entre as viagens realizadas e diversas outras variáveis, como características socioeconômicas da população e aspectos físicos da ocupação urbana, de forma a estabelecer projeções futuras das necessidades de viagens das pessoas.

NOVA EMPRESA DE ÔNIBUS:

No dia 05 de outubro de 2020, portanto antes das eleições municipais, o prefeito Igor Soares declarou que a cidade terá uma licitação para definir nova empresa responsável por operar o transporte coletivo.

Soares foi reeleito, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com 98% dos votos, o que representa 105.494 eleitores.

O prefeito disse na ocasião que foi contratada uma empresa que está finalizando os estudos de demanda em todos os bairros. Assim que concluído o levantamento, será possível publicar a nova licitação.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/10/05/itapevi-sp-tera-licitacao-do-transporte-coletivo-e-prefeito-afirma-que-servico-da-benfica-nao-atende-mais-a-demanda/

Operação:

O sistema municipal de transporte coletivo tem 23 linhas operadas pela Viação Benfica, três diametrais e as demais radiais, com ponto inicial no Terminal Central. A Benfica assinou o contrato em março de 2011, pelo prazo de 15 anos, prorrogável por igual período.

Em 2019, a Prefeitura havia realizado um Pregão Presencial com a finalidade de contratar empresa especializada para a elaboração de projeto completo de modelagem do sistema de transporte coletivo.

Relembre: Itapevi anuncia licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Em janeiro deste ano, a empresa Mobiflex Projetos Ltda foi declarada vencedora do certame.

Relembre: Itapevi anuncia resultado de licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rondson Dos Santos Silva disse:

    Olá Boa tarde para vcs ver mudaram a prefeitura e não tem nenhuma linha de ônibus que passa por ela . Tem que revê isso aí. Uma linha que dava certo e passaria bem em frente da prefeitura seria a linha 20 que faz Jd São Carlos centro

  2. Antonio jose silva disse:

    Nossa Tá na hora d alguen fazer algo por nois..a empresa Benfica já deu nao da mais ai da faz pouco caso dos usuários…

  3. Alexandre disse:

    Já passou da hora a muito tempo de tirar a Benfica desse monopólio

  4. Wallan disse:

    A Benfica supriu por anos, mas não sei como funciona essa questão de contratos, mas não seria o caso de levantar os pontos a serem melhorados e ver se ela dá conta em um determinado prazo? Hoje em dia tem muita empresa “Zóião” que apresenta um projeto lindo mas na prática larga pela metade, e todo mundo perde ….

    A meu ver o que é mais que necessário é o cartão Benfácil ser o BOM, integração total entre CPTM, METRÔ, EMTU e Municipais…. Em Carapicuíba os ônibus municipais aceitam BOM a anos

  5. Jurandir Rosa da silva disse:

    Venho informar que falta ônibus melhores mais novos e na linha 313 que liga Itapevi a Alphaville em Barueri falta ônibus as vezes fico no ponto esperando e quando vem ja esta lotado tendo que aguardar outro que demora muito o intervalo entre um e outro e mais de mais hora.

  6. Valéria Soares disse:

    Deveria ter um ônibus q sobe pele Lázaro Toledo da Padaria Roberta e descer pela cohab 1.
    Muitos idosos e tem mais ter um ponto no Postinho da Cohab 1..
    Nós moradores da Cohab 1 agradeço..
    Obrigado 😊

  7. Cleonice Soares da Silva disse:

    Finalmente um prefeito que preocupa com os moradores de Itapevi, tenho vale transporte e ando a pé por nós ter ônibus no horário, e isso é quando vou trabalhar e quando volto, moro no Jardim Bela vista. Linha do ônibus I17.

  8. Iria Dos Santos disse:

    Acho ótimo uma ou mais empresas operando em itapevi e região nos sentimos refém da empresa Benfica
    Sugestão também pra que se pense em ter linhas pra Pinheiros ,Lapa como era no passado e se pensar em projetos de metrô na região
    Porquê nós merecemos um transporte melhor e mais rápido

  9. vagligeiro disse:

    Deveria ter impugnação das eleições em Itapevi e lupa nos contratos onde a Benfica atua.

  10. Diogenes disse:

    Falta ónibus no Amador Bueno no final da rua Itapevi onde existem mais de 100 familias que dependem de condução e até o momento nao foram perguntar pra gente nada sobre essa pesquisa.

Deixe uma resposta