Itapevi publica justificativa de nova concessão de linhas de ônibus por 15 anos

Ônibus municipal em Itapevi

Atual operadora é a Benfica, mas desde a gestão passada, prefeito já anunciava concorrência

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Itapevi, na Grande São Paulo, publicou oficialmente nesta sexta-feira, 08 de janeiro de 2021, ato justificando a realização de uma licitação para nova concessão de linhas de ônibus municipais.

Com isso, o poder público oficializa o primeiro passo para alterar por meio de uma concorrência o atual sistema de transportes que é operado exclusivamente pela empresa Benfica.

A data do lançamento de edital e da abertura dos envelopes ainda será marcada.

Segundo o ato de justificativa, a concessão será por 15 anos e vai englobar toda a cidade de Itapevi.

Informa, que o Objeto da concessão será a prestação de serviços de Transportes Coletivos Urbanos, nos termos definidos pela Lei Federal 12.587/2012 (Lei de Mobilidade Urbana); a Área da concessão será todo o município de Itapevi, e o Prazo contratual de 15 anos, renovável por igual período;

HISTÓRICO:

O discurso do prefeito Igor Soares sobre uma nova empresa vem desde a gestão anterior.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 24 de novembro de 2020, foi dado início a uma pesquisa de origem e destino para identificar novos hábitos e interesses de deslocamento da população, com ênfase no transporte coletivo.

Os trabalhos foram até a primeira quinzena de dezembro de 2020 e a empresa contratada para o levantamento foi a Mobiflex.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/23/itapevi-sp-realiza-pesquisa-de-origem-e-destino-a-partir-desta-terca-24/

No dia 05 de outubro de 2020, portanto antes das eleições municipais, o prefeito Igor Soares declarou que a cidade terá uma licitação para definir nova empresa responsável por operar o transporte coletivo.

Soares foi reeleito, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com 98% dos votos, o que representa 105.494 eleitores.

O prefeito disse na ocasião que foi contratada uma empresa que está finalizando os estudos de demanda em todos os bairros. Assim que concluído o levantamento, será possível publicar a nova licitação.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/10/05/itapevi-sp-tera-licitacao-do-transporte-coletivo-e-prefeito-afirma-que-servico-da-benfica-nao-atende-mais-a-demanda/

Em 04 de janeiro de 2021, o prefeito de Itapevi, na Grande São Paulo, Igor Soares, descartou um aumento de tarifa de ônibus e, em redes sociais, criticou o atual sistema da cidade.

“Quem utilizou hoje o transporte de ônibus em Itapevi já percebeu que não foi autorizado o reajuste da passagem. Na nossa opinião, o sistema de transporte de ônibus não atende plenamente a real necessidade da população. A cidade cresceu, novos bairros foram criados, temos mais moradores e o contrato antigo já não atende a atual demanda.”

Soares informou que estão sendo realizados estudos sobre a rede de linhas e a origem e destino dos passageiros e que, ainda neste ano, vai lançar uma licitação para escolher uma nova empresa de ônibus.

“Para resolver isso, a Prefeitura contratou empresa para realizar estudos no município e neste ano será iniciado o processo de licitação para contração de empresa que terá que oferecer nova frota de ônibus, todos zero quilômetro, com wi-fi, ar-condicionado, carregador com entrada USB e aplicativo para informar os horários de cada ônibus nas suas respectivas linhas. Esta luta vamos persistir neste ano de 2021 até garantir que este sonho se torne realidade.”

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/01/04/itapevi-descarta-aumento-de-tarifa-de-onibus-e-prefeito-diz-que-sistema-de-transporte-nao-atende-plenamente-a-real-necessidade-da-populacao/

A prefeitura de Itapevi, na Grande São Paulo, publicou em  08 de janeiro de 2021, ato justificando a realização de uma licitação para nova concessão de linhas de ônibus municipais.

Com isso, o poder público oficializa o primeiro passo para alterar por meio de uma concorrência o atual sistema de transportes que é operado exclusivamente pela empresa Benfica.

A data do lançamento de edital e da abertura dos envelopes ainda será marcada.

Segundo o ato de justificativa, a concessão será por 15 anos e vai englobar toda a cidade de Itapevi.

Informa, que o Objeto da concessão será a prestação de serviços de Transportes Coletivos Urbanos, nos termos definidos pela Lei Federal 12.587/2012 (Lei de Mobilidade Urbana); a Área da concessão será todo o município de Itapevi, e o Prazo contratual de 15 anos, renovável por igual período;

Operação:

O sistema municipal de transporte coletivo tem 23 linhas operadas pela Benfica, três diametrais e as demais radiais, com ponto inicial no Terminal Central. A Benfica assinou o contrato em março de 2011, pelo prazo de 15 anos, prorrogável por igual período.

Em 2019, a Prefeitura havia realizado um Pregão Presencial com a finalidade de contratar empresa especializada para a elaboração de projeto completo de modelagem do sistema de transporte coletivo.

Relembre: Itapevi anuncia licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Em janeiro deste ano, a empresa Mobiflex Projetos Ltda foi declarada vencedora do certame.

Relembre: Itapevi anuncia resultado de licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. vagligeiro disse:

    Não me parece que vai dar em algo.

  2. Adriana coelho da Silva disse:

    Apoiado tá na hora de mudança

  3. adailton leal disse:

    já não era sem tempo, o descaso , desrespeito com os cidadãos , já passou dos limites..
    Linha 117 ( Bela vista baixo ) .. Horários de pico a tarde…chega a se esperar 45 minutos , um absurdo..os pontos ficam lotados…
    a coisa parece proposital…pra economizar carro e que se dane os passageiros… mudança já…

    1. vagligeiro disse:

      Essa linha tem concorrência com os táxi-lotação.

  4. Eva disse:

    Até que enfim essa Benfica tá uma porcaria agente fica horas no ponto esperando um ônibus,as vezes motoristas mal educados grosso com os usuários ou ônibus grandes pra ruas estreitas em bairros que não têm fiscalização,moradores que não respeitam estacionam carros na rua em curvas que mal da pra passar um veículo,acho que têm que haver uma parceria com fiscalização de trânsito,pq não adianta só reclamar da empresa de transporte se os moradores não colaborar!

  5. DAVID disse:

    Tá!!! E depois de falar tudo isso,agora pode traduzir!?🤷🤷

  6. Maria Cristina Pereira disse:

    Graças a Deus, mudança o mais rápido possível essa Benfica e uma empresa péssima ficamos horas esperando o ônibus no terminal é quando o ônibus chega o motorista fica dentro do ônibus no celular e os passageiros mais de 15 minutos do lado de fora esperando o motorista conversar no celular.
    O ônibus têm que lotar para poder seguir viagem com esse vírus um em cima do outro, motorista e cobrador são malcriados são estúpidos se a gente pede informação eles não sabem são omissos

  7. Ronaldo disse:

    Bom dia
    Ser vai mudar não sei
    O motorista não tem culpa dos atraso dos ônibus
    Vcs para pra pensar
    Ser cada ponto tem 5 pessoa para entrada isso levar de 2 a 4 minutos agora fazendo isso em 20 ponto até o centro de Itapevi sem cobrador dirigindo olhando porta olhando nos espelhos olhando pra catraca pra algum espertinho não pular a catraca fazendo isso horas e horas e principalmente dirigindo e com muita atenção pela vida dos passageiro
    Se ônibus não está ruim não tem Wifi cabo pra carregar celular não tem tudo isso
    Olha já vir ônibus em outra cidade pior
    Ser colocar mas ONIBUS NA LINHAS E COM COBRADOR ISSO PODE MELHORA A VIAGEM

    Ass:RIBS

  8. José Antônio disse:

    E a licitação pra empresa de coleta de lixo quando será porque dizer que até agora e contrato emergencial situação suspeita ou crítica se for verdade

  9. DIEGO disse:

    Será que muda alguma coisa???

Deixe uma resposta