Itapevi descarta aumento de tarifa de ônibus e prefeito diz que sistema de transporte não atende plenamente a real necessidade da população

Ônibus municipal em Itapevi

Igor Soares confirmou que neste ano será iniciado um processo de licitação para contração de empresa que terá que oferecer nova frota de ônibus

ADAMO BAZANI

O prefeito de Itapevi, na Grande São Paulo, Igor Soares, descartou um aumento de tarifa de ônibus e, em redes sociais, criticou o atual sistema da cidade.

“Quem utilizou hoje o transporte de ônibus em Itapevi já percebeu que não foi autorizado o reajuste da passagem. Na nossa opinião, o sistema de transporte de ônibus não atende plenamente a real necessidade da população. A cidade cresceu, novos bairros foram criados, temos mais moradores e o contrato antigo já não atende a atual demanda.”

Assim, o valor da passagem continua em R$ 4,50. A atual empresa operadora é a Benfica.

Soares informou que estão sendo realizados estudos sobre a rede de linhas e a origem e destino dos passageiros e que, ainda neste ano, vai lançar uma licitação para escolher uma nova empresa de ônibus.

“Para resolver isso, a Prefeitura contratou empresa para realizar estudos no município e neste ano será iniciado o processo de licitação para contração de empresa que terá que oferecer nova frota de ônibus, todos zero quilômetro, com wi-fi, ar-condicionado, carregador com entrada USB e aplicativo para informar os horários de cada ônibus nas suas respectivas linhas. Esta luta vamos persistir neste ano de 2021 até garantir que este sonho se torne realidade.”

O discurso de Igor Soares sobre uma nova empresa vem desde a gestão anterior.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 24 de novembro de 2020, foi dado início a uma pesquisa de origem e destino para identificar novos hábitos e interesses de deslocamento da população, com ênfase no transporte coletivo.

Os trabalhos foram até a primeira quinzena de dezembro de 2020 e a empresa contratada para o levantamento foi a Mobiflex.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/23/itapevi-sp-realiza-pesquisa-de-origem-e-destino-a-partir-desta-terca-24/

NOVA EMPRESA DE ÔNIBUS:

No dia 05 de outubro de 2020, portanto antes das eleições municipais, o prefeito Igor Soares declarou que a cidade terá uma licitação para definir nova empresa responsável por operar o transporte coletivo.

Soares foi reeleito, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com 98% dos votos, o que representa 105.494 eleitores.

O prefeito disse na ocasião que foi contratada uma empresa que está finalizando os estudos de demanda em todos os bairros. Assim que concluído o levantamento, será possível publicar a nova licitação.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/10/05/itapevi-sp-tera-licitacao-do-transporte-coletivo-e-prefeito-afirma-que-servico-da-benfica-nao-atende-mais-a-demanda/

Operação:

O sistema municipal de transporte coletivo tem 23 linhas operadas pela Benfica, três diametrais e as demais radiais, com ponto inicial no Terminal Central. A Benfica assinou o contrato em março de 2011, pelo prazo de 15 anos, prorrogável por igual período.

Em 2019, a Prefeitura havia realizado um Pregão Presencial com a finalidade de contratar empresa especializada para a elaboração de projeto completo de modelagem do sistema de transporte coletivo.

Relembre: Itapevi anuncia licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Em janeiro deste ano, a empresa Mobiflex Projetos Ltda foi declarada vencedora do certame.

Relembre: Itapevi anuncia resultado de licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rondson Dos Santos Silva disse:

    Eles mudaram a prefeitura e não tem nenhum linha de ônibus que passam por ela fica muito difícil de ir a prefeitura de Itapevi não sai nenhum linha do terminal de ônibus que passam pela prefeitura de Itapevi .pode vim conferir

  2. vagligeiro disse:

    Isso tudo no final é promessa e papo. Se fosse para cumprir, já tinha cumprido na primeira gestão.

    Lembrando que ainda Itapevi sofre com a falta de uma passarela de conexão mais direta entre o centro da cidade e a estação CPTM, falta de terminais de ônibus mais adequados e principalmente, falta de organização de viário – não existe secretaria de trânsito e a demutran está praticamente sucateada.

  3. Célia da Silveira disse:

    É verdade ,essas linhas de ônibus estão defasadas precisa de mudança urgente,principalmente nas linhas Cruz grande e monte Serrat,porque a população desses bairros aumentaram e a Benfica diminuiu os ônibus,,,,agora e Qt os idosos de 60 a 65 anos como vai ficar em Itapevi??nós de uma resposta SR Prefeito???

  4. Ana Maria Fernandes disse:

    Olá bom dia eu queria saber quando trocar a empresa de ônibus Benfica se vai trocar o cartão Benfica porque o meu cartão está acumulado como que vai ficar esses crédito

  5. Fatima disse:

    É uma Vitória para nós. Ônibus são ruis,motoristas loucos. E muito,mais muito cheio. Em época de covid,diminuíram a frota.Deveria ter mais,e podermos viajar apenas sentados.Horrivel. Um se escorra no outro.Essa linha do trevo. Deus amado! Com tanta empresa oferecendo emprego. Vai e vem super,super cheio.Tem que ir no aperto. Ao falar com inspetor e/fiscal para levar aos superiores uma melhora,a resposta:compre um carro ou vá de uber!
    Agradecemos,esra na hora de trocar. Tenho vindo com o Danúbio azul. Prefiro pagar maus uma passagem. Ele e confortável,limpo,mais vazio e ter ar condicionado!!

    1. vagligeiro disse:

      “É uma vitória para nóis”… caramba, tá louco? Já era para ter trocado o sistema de ônibus desde a primeira gestão. Não duvido que o papinho vai ficar enrolando até 2026.

  6. Wallan disse:

    A Benfica com todas as falhas que foram acentuadas com o passar dos anos (mais passageiros, bairros novos, etc) funciona.

    Não seria o caso de estudar com ela mesma as melhorias propostas?

    Essas licitações atraem muitas vezes empresas “Zóião” que não são sólidas e dão passos maiores que as pernas.

    1. vagligeiro disse:

      Precisa quebrar o monopólio da Benfica na região Oeste. Ela domina Itapevi, Jandira e Barueri.

      O maior perigo é fazerem a licitação meio que como teatrinho e no final sai a benfica e entra a Ralip, que é do mesmo grupo.

  7. Sandra disse:

    Eles diminuíram os ônibus no Vila Santa Rita e agr o via Renê passa por último 23:50 na semana.Desse jeito fica difícil pra chegar em casa quem trabalha longe do serviço né..
    Precisa voltar o horário das 00:50 o último urgente…

  8. NILSON DE JESUS DA SILVA disse:

    A estrada Lucinda de Jesus que liga a estrada quatro encruzilhada precisa ser asfaltada. Na minha opinião eu acho que a população desse lugar merece um caminho digno.

    Imagina os moradores que usa o ônibus que faz a linha de Itapevi até a nova cotia! É poeira de mais gente. Eu estou falando isso pq eu uso esse caminho pra trabalhar no bairro transuber, agora imagina os moradores desse lugar oq não passa, casa cheia de pó ?

    1. vagligeiro disse:

      Rapaz, 98% de pessoas votaram erradas na cidade. E o político é espelho de seu povo.

      Quem vota errado, tem os problemas que merecem. Agora sugiro bater perna lá na câmara e reclamar. Simples assim.

Deixe uma resposta