Itapevi (SP) abre consulta pública para debater concessão do transporte coletivo municipal

Ônibus municipal de Itapevi

Prefeitura fará audiência aberta à população em 15 de abril. Em janeiro deste ano, Município publicou ato justificando a realização de nova licitação para linhas de ônibus

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Itapevi, na Grande São Paulo, publicou oficialmente nesta sexta-feira, 12 de março de 2021, aviso de consulta pública referente à contratação de empresa especializada para a concessão onerosa do lote único de serviço de transporte coletivo do município.

A consulta poderá ser feita através do site www.itapevi.sp.gov.br no período de 15 de março até 4 de abril de 2021.

As dúvidas e sugestões deverão ser encaminhadas para o e-mail licitacoes@ itapevi.sp.gov.br.

Já no dia 15 de abril, a partir das 19 horas, a prefeitura realizará uma Audiência Pública quando apresentará informações relativas à concessão do serviço de transporte. A audiência será realizada no formato virtual, no endereço: https://youtu.be/6aYj6WDokYO

Como mostrou o Diário do Transporte,  no dia 08 de janeiro deste ano a prefeitura já publicara ato justificando a realização de uma licitação para nova concessão de linhas de ônibus municipais.

Com isso, o poder público oficializou o primeiro passo para alterar por meio de uma concorrência o atual sistema de transportes, operado exclusivamente pela empresa Benfica.

Segundo o ato de justificativa, a concessão será por 15 anos e vai englobar toda a cidade de Itapevi.

HISTÓRICO:

(Adamo Bazani)

O discurso do prefeito Igor Soares sobre uma nova empresa vem desde a gestão anterior.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 24 de novembro de 2020, foi dado início a uma pesquisa de origem e destino para identificar novos hábitos e interesses de deslocamento da população, com ênfase no transporte coletivo.

Os trabalhos foram até a primeira quinzena de dezembro de 2020 e a empresa contratada para o levantamento foi a Mobiflex.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/23/itapevi-sp-realiza-pesquisa-de-origem-e-destino-a-partir-desta-terca-24/

No dia 05 de outubro de 2020, portanto antes das eleições municipais, o prefeito Igor Soares declarou que a cidade terá uma licitação para definir nova empresa responsável por operar o transporte coletivo.

Soares foi reeleito, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com 98% dos votos, o que representa 105.494 eleitores.

O prefeito disse na ocasião que foi contratada uma empresa que está finalizando os estudos de demanda em todos os bairros. Assim que concluído o levantamento, será possível publicar a nova licitação.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/10/05/itapevi-sp-tera-licitacao-do-transporte-coletivo-e-prefeito-afirma-que-servico-da-benfica-nao-atende-mais-a-demanda/

Em 04 de janeiro de 2021, o prefeito de Itapevi, na Grande São Paulo, Igor Soares, descartou um aumento de tarifa de ônibus e, em redes sociais, criticou o atual sistema da cidade.

“Quem utilizou hoje o transporte de ônibus em Itapevi já percebeu que não foi autorizado o reajuste da passagem. Na nossa opinião, o sistema de transporte de ônibus não atende plenamente a real necessidade da população. A cidade cresceu, novos bairros foram criados, temos mais moradores e o contrato antigo já não atende a atual demanda.”

Soares informou que estão sendo realizados estudos sobre a rede de linhas e a origem e destino dos passageiros e que, ainda neste ano, vai lançar uma licitação para escolher uma nova empresa de ônibus.

“Para resolver isso, a Prefeitura contratou empresa para realizar estudos no município e neste ano será iniciado o processo de licitação para contração de empresa que terá que oferecer nova frota de ônibus, todos zero quilômetro, com wi-fi, ar-condicionado, carregador com entrada USB e aplicativo para informar os horários de cada ônibus nas suas respectivas linhas. Esta luta vamos persistir neste ano de 2021 até garantir que este sonho se torne realidade.”

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/01/04/itapevi-descarta-aumento-de-tarifa-de-onibus-e-prefeito-diz-que-sistema-de-transporte-nao-atende-plenamente-a-real-necessidade-da-populacao/

A prefeitura de Itapevi, na Grande São Paulo, publicou em  08 de janeiro de 2021, ato justificando a realização de uma licitação para nova concessão de linhas de ônibus municipais.

Com isso, o poder público oficializa o primeiro passo para alterar por meio de uma concorrência o atual sistema de transportes que é operado exclusivamente pela empresa Benfica.

A data do lançamento de edital e da abertura dos envelopes ainda será marcada.

Segundo o ato de justificativa, a concessão será por 15 anos e vai englobar toda a cidade de Itapevi.

Informa, que o Objeto da concessão será a prestação de serviços de Transportes Coletivos Urbanos, nos termos definidos pela Lei Federal 12.587/2012 (Lei de Mobilidade Urbana); a Área da concessão será todo o município de Itapevi, e o Prazo contratual de 15 anos, renovável por igual período.

No dia 12 de abril a prefeitura convocou consulta pública sobre a concessão, no período de 15 de março a 14 de abril deste ano. No dia 15 de abril a partir das 19 horas, será realizada uma audiência pública, quando a prefeitura apresentará informações relativas à concessão do serviço de transporte.

Operação:

O sistema municipal de transporte coletivo tem 23 linhas operadas pela Benfica, três diametrais e as demais radiais, com ponto inicial no Terminal Central. A Benfica assinou o contrato em março de 2011, pelo prazo de 15 anos, prorrogável por igual período.

Em 2019, a Prefeitura havia realizado um Pregão Presencial com a finalidade de contratar empresa especializada para a elaboração de projeto completo de modelagem do sistema de transporte coletivo.

Relembre: Itapevi anuncia licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Em janeiro deste ano, a empresa Mobiflex Projetos Ltda foi declarada vencedora do certame.

Relembre: Itapevi anuncia resultado de licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Wallan disse:

    A Benfica atendeu por anos nossa cidade. A cidade cresceu e o contrato vigente não atende a demanda. Essa é a situação.

    Meu medo é nessa nova licitação aparecerem empresas novas oferecendo vantagens “maiores que a perna”.

    A meu ver a Benfica é boa e estável, e todo o estudo feito pra melhoria no transporte, deve ser entregue à ela. Caso ela não dê conta de se ajustar e atender, procurar outras empresas.

    1. Rogério disse:

      Modernização e adaptação para melhor atender a população de Itapevi ,sabemos que tudo tem o preço determinado para cada contrato mas já está na hora de para de receber a sucata que vem de outros municípios e ter uma frota mais nova e mais moderna para atender a população sou muito a favor de mudanças para ter melhorias não precisa tirar a Benfica mas pode trazer outra empresa para ter concorrência e para ter mais linhas para atender aos bairros mais distantes e para diminuir o tempo de espera para a realização do transporte urbano.

  2. Vicente Alvim Maniero disse:

    Prezado Sr. Prefeito
    Sou morador do Transurb a 25 anos.
    O Sr vai colocar um ônibus zero quilômetro, com wi-fi, ar-condicionado, carregador com entrada USB e aplicativo para informar os horários para circular na estrada Lucinda de Jesus Silva?
    Não seria mais coerente primeiro asfaltar essa estrada extremamente rude, cascalhada que dôi, esburacada, estreita e cheia de pó/barro?
    Me refiro à linha I18 Nova Cotia que tem horários reduzidos aos finais de semana e na covid reduziu ainda mais horários. Um desafio de problema a ser muito bem estudado em conjunto com a Bemfica e com a nova empresa para evitar que quem mais precisa não seja injustiçado, uma vez que o tráfego nessa sstrada vem se tornando mais nervoso e agressivo.
    Estou á sua disposição

Deixe uma resposta