Itapevi anuncia licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Publicado em: 29 de novembro de 2019

Viação Benfica BBTT opera atualmente o transporte municipal. Foto: Michel Nowacki

Pregão presencial será realizado no dia 13 de dezembro

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Itapevi, cidade da zona Oeste da região metropolitana de São Paulo, publicou nesta sexta-feira, 29 de novembro de 2019, a realização de um Pregão Presencial com a finalidade de contratar empresa especializada para a elaboração de projeto completo de modelagem do sistema de transporte coletivo.

A data para recebimento e abertura dos envelopes com as propostas está marcada para as 14h00 do dia 13 dezembro,

Caberá também à empresa contratada produzir o levantamento de itinerários, estudar a integração do sistema modal de transporte, e sugerir a modalidade de contratação e elaboração de termo de referência.

O sistema municipal de transporte coletivo tem 23 linhas operadas pela Viação Benfica, três diametrais e as demais radiais, com ponto inicial no Terminal Central.

A Benfica assinou o contrato em março de 2011, pelo prazo de 15 anos, prorrogável por igual período.

Em Itapevi operam três sistemas de transporte: ônibus municipais, ônibus intermunicipais (sob gestão da EMTU) e trem, por meio da Linha 8 da CPTM.

Um terço de todas as viagens do Município são externas, ou seja, de caráter intermunicipal.

Nos modais coletivos, as viagens externas representam metade do total, através da CPTM e da EMTU.

Itapevi já tem Plano de Mobilidade Urbana (PMU). A Lei 2.716, que institui o PMU, foi publicada em 09 de setembro de 2019. Clique no link para ter acesso à edição do Diário Oficial do Município com a íntegra do texto: PMU_Itapevi

itapevi_pregao

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Adriano Castilho disse:

    Já vai tarde essa empresa , que venha uma que gere empregos ao pessoal do nosso municipio , respeite quem chegue do trabalho ao levar pra casa com conforto e credibilidade

    1. Ivo disse:

      Não é a empresa quem define isso, mas sim a prefeitura. A qualidade de qualquer serviço público depende da fiscalização do estado.

  2. vagligeiro disse:

    O problema da Benfica é que ela “parou no tempo”. Não procurou organizar a malha de serviços, nem integrar linhas de forma prática ao cidadão (ter bilhete à parte prejudica dado que imagino que compensaria o uso de BOM inclusive para integração município – ferrovias – intermunicipais.

    Quanto a Itapevi, li por cima e vi que a política de mobilidade da cidade é vaga, apesar de dar “linha” para o transporte urbano municipal.

    A cidade poderia, assim como Vargem Grande e Araçariguama, implantar serviços de transporte gratuito, dado que o parque industrial da cidade é razoavelmente grande e provavelmente remunera bem. Outro ponto é que atualmente há operação alta de fretamentos na cidade por causa das indústrias e similares locais. Uma política para troca priorizando o transporte coletivo provavelmente daria um equilíbrio melhor na oferta de transporte público.

  3. DENER OLIVEIRA GOUVEIA disse:

    Eu gostaria de saber o pq a Benfica opera linhas municipais em Itapevi com todos os ônibus com placas de Barueri, deixando de gerar renda para o nosso município com tal prática. Cobram uma passagem cara por trajetos super curtos, o mesmo valor praticado em São Paulo onde as linhas são 3 ou 4 vezes mais longas.

    1. VagLigeiro disse:

      “Acordo de cavalheiros…”

  4. Dirceu Fernandes Junior disse:

    Os motoristas não obedecem horários e se reclamar que vai chegar atrasado eles dizem ” eu já estou trabalhando”

  5. Funcionarios disse:

    A Benfica e uma exelente empressa muito boa com os funcionarios e com os passageiros oque mata essa empressa ea chefia muito fraca fiscais despreparados inspetores que nao sabem nem oque e um sistema de transporte acho que a diretoria devia ver isso e nao os motorista e cobradores pagarem por um bando de incompetents que se acham chefes mas nao sabem que estao acabando com uma grande empressa …

  6. Andréa disse:

    Na realidade a má gestão da Benfica em Itapevi e antiga… E quanto ao respeito ao usuário nunca teve e fora os motoristas com as preferências em transportar as coleguinhas penduradas na frente… E trata as demais como se fosse irmãs deles.. Aqui na realidade teria que ter 2 empresas para cubrir todo o município e uma passagem de valor menor como a do Expresso Regional, eles tem coerência quanto a tarifas… Que venha o melhor, pois foram mais de 12 anos nessa e somente atrasos eu vivi..

    1. Edsn paz disse:

      Sabe quando se faz um comentario desses melhor nao generaluzar tem muito proficionql competente

  7. Priscila Andrade disse:

    Como usuária, do coletivo 468 digo que é uma porcaria, ônibus sempre lotados até briga sai, ele sai de cotia já chega no centro de Itapevi lotado, sem contar que , quem vem de cotia paga o mesmo valor de quem pega a viagem pela metade, o que acho muito injusto já que rodamos menos dentro do ônibus tarifa única que só beneficia a empresa.
    O 468 é um trajeto bem usado ali no centro muitas pessoas chego atrasada no meu serviço todos os dias porque não consigo entrar no ônibus, depois que colocaram o 468B1 ficou pior, melhoraria muito se tivéssemos ônibus 468 saindo do centro de Itapevi.

  8. João gomes da silva disse:

    João gomes eu moro no jd. Rosimary aqui so tem um onibus na linha e os motorista não cumpre o horario nos fís de semana como Domingo e feriado eles matam a viagem ficamos esperando por hora e não passa tem os taxi que é outra porcaria teria que colocar dois onibus na linha quando um saisem do terminal o outro saia do bairro e acabar com estes taxi que é um lixo

  9. Carlos disse:

    Um ar condicionado nesses ônibus municipal séria bom

  10. Simone disse:

    O serviço prestado pela linha 468 é simplesmente um lixo, ônibus sempre lotado, ficamos igual sardinha na lata , nem ar-condicionado tem, passagem cara ou seja é um descaso total com o cliente, já passou da hora de ser trocada essa empresa, pois a mesma só pensa em si própria.

  11. Simão Cândido de Paula disse:

    Ué cadê a resposta ou resultado do tal pregão?pelo visto vai ficar tudo como está…BENFICA no comando!!!

  12. Lourivaldo Silva periquito disse:

    E bom a retirada da Benfica de Itapevi ela faz o que ela bem quer em Itapevi mau atendimento vai tarde.

  13. Lourivaldo s.periquito disse:

    A Benfica saído e tirar estes carros dela de circulação em Itapevi e bom que a outra que vem trás uns carros completinho

  14. Lourivaldo s.periquito disse:

    Si a jente que paga os nossos impostos certim não pode deixá o carro aí na frente do banco Bradesco que e multado a Benfica pode qual a diferencia dela e nos que pagamos os nossos impostos.

  15. Lourivaldo Silva periquito disse:

    Até quando está Benfica este lixo vai rodar no município de itapevi?

Deixe uma resposta