Itapevi anuncia resultado de licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Viação Benfica BBTT opera atualmente o transporte municipal. Foto: Danilo Ramos

Prefeitura homologou resultado de Pregão Presencial, que definiu empresa especializada para elaboração de projeto completo 

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Itapevi, cidade da zona Oeste da região metropolitana de São Paulo, publicou nesta quarta-feira, 08 de janeiro de 2020, o resultado do Pregão Presencial que definiu a empresa especializada que fará a elaboração de projeto completo de modelagem do sistema de transporte coletivo do município.

A data para recebimento e abertura dos envelopes com as propostas estava marcada para as 14h00 do dia 13 dezembro, e a empresa Mobiflex Projetos Ltda foi declarada vencedora do certame.

Na publicação de hoje no Diário Oficial do Estado, a prefeitura homologou a decisão, adjudicando o objeto da licitação a favor da empresa.

itapevi_modelagem.png

Caberá também à empresa contratada produzir o levantamento de itinerários, estudar a integração do sistema modal de transporte, e sugerir a modalidade de contratação e elaboração de termo de referência.

O sistema municipal de transporte coletivo tem 23 linhas operadas pela Viação Benfica, três diametrais e as demais radiais, com ponto inicial no Terminal Central.

A Benfica assinou o contrato em março de 2011, pelo prazo de 15 anos, prorrogável por igual período.

Em Itapevi operam três sistemas de transporte: ônibus municipais, ônibus intermunicipais (sob gestão da EMTU) e trem, por meio da Linha 8 da CPTM.

Um terço de todas as viagens do Município são externas, ou seja, de caráter intermunicipal.

Nos modais coletivos, as viagens externas representam metade do total, através da CPTM e da EMTU.

Itapevi já tem Plano de Mobilidade Urbana (PMU). A Lei 2.716, que institui o PMU, foi publicada em 09 de setembro de 2019. Clique no link para ter acesso à edição do Diário Oficial do Município com a íntegra do texto: PMU_Itapevi

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Dênis Douglas disse:

    O atual contrato é de 2011 mas a empresa atua na cidade desde os anos 70, assim como em Jandira, originalmente a partir da garagem da antiga Boa Vista (que virou BBTT) depois em garagens locais.

  2. ANTONIO CARLOS SANTOS disse:

    Este transporte feito pela benfica é uma zona,é a maior tarifa cobrada por está empresa que tem seus itinerários curtos e cobram uma tarifa maior que a do transporte publico de São Paulo.
    O preço da tarifa municipal como disse com trajetos curtos consegue ser maior que a tarifa do trem,do metrô e a tarifa municipal de ônibus de São Paulo.

  3. Michele disse:

    A Benfica é uma vergonha… A linha Jd Paulista 1e 2 demora muito para passar, já cheguei a ficar 1h esperando e nem tinha trânsito… Tem que trocar mesmo e sem contar que o valor da passagem é um absurdo pelo tamanho do trajeto que é bem curto…

  4. José Raimundo disse:

    É isso mesmo Antônio Carlos! E a maioria das linhas não tem cobrador, cabendo ao motorista fazer as duas funções,isso gera atrasos na linha. Outro absurdo é depender da boa vontade do motorista o cobrador virar a tal da chave para que possamos fazer integração. Se eu tenho direito tinha que ser automático.eu moro no Mont Serrat. Eu já pegui o divisa I04 até o centro, depois peguei o divisa rua 23, I16 no curto espaço de tempo e não dá integração e segundo o motorista o outro ônibus que tá errado o dele tá certa. Tem que ser igual são Paulo transferência dentro do prazo tem que ser automático.

  5. Ladenilson P. Silva disse:

    A Benfica presta um dos piores serviço de transporte público. Passagem cara e desrespeito total com idosos que não conseguem tirar a carteira de gratuidade e tem que andar confinado, em pé num chiqueirinho na parte dianteira do ônibus enquanto os lugares reservados ficam livres na parte traseira.

  6. Agnaldo disse:

    Não teria como rever esse contrato com a Benfica essa empresa monopoliza o transporte em Itapevi trazendo ônibus de péssimo estado e segurança poderia tbm dividir com outras empresas uma concorrência onde visaria a melhoria na qualidade de serviços minha opinião Benfica presta um serviço de péssima qualidade no município

  7. José disse:

    A Benfica em itapevi e um lixo é o reflexo do lixo administrativo que tivemos no passado

  8. Rodrigo Placido Lima disse:

    Moro na estrada Elias Alves da Costa e o primeiro ônibus passa somente as 06:30,quem trabalha em certos horários ficam sem opção de trajeto e o último é as 20:10.

  9. Alexandre dos Santos disse:

    Precisamos de uma linha q passe tbem pela Castelo Branco,o uma linha q sobe para o pq miraflores

  10. Marcos Tenorio Cavalcante disse:

    Não vejo a hr de acabar com esse monopólio Benfica, faz o que quer em Itapevi ,e ônibus em péssima qualidade.

  11. Rivaldo neves disse:

    Maravilha, até que fim,,,além do valor ser realmente caro ,,,,pelo percurso,,,,não tem nada de benefícios para o usuário ..,. Só pensar em lucra ,,,,,,
    É hora de outra empresa ….a renovação é muito valida…

  12. Luis Carlos Rodrigues Santos disse:

    A rua Carmem Silva de Almeida no jd
    dona Elvira não passa ônibus temos de andar sempre a pé.

  13. Marcis Roberto disse:

    Espero que nosso prefeito seja honesto e nao engane os eleitores igual fizeram em Barueri que colocaram a empresa ralip. Sendo que é a mesma Benfica até às contratações e feita na benfica .isto é uma vergonha .e mais que o novo transporte sirva para todos os bairros. Alabama Jd ruty mira flores e demais que não tem

  14. SANDRA SIMÃO DA SILVA disse:

    Espero que o transporte em itapevi melhore mesmo e seja correto pois a linha paulista demora muito mais de 1 hora para passar um carro vejo que Itapevi mudou com a entrada do prefeito atual espero que nosso transporte melhore isso que está faltando.

  15. Antônio Santos disse:

    BOA NOITE AFINAL A BENFICA VAI SAIR OU NÃO?NÃO DA MAIS PARA CONTINUAR COM ESSA EMPRESA QUE É UMA VERGONHA PARA ITAPEVI. #FORABENFICA

  16. Latercio Humberto disse:

    É isso aí prefeito tem mesmo que tirar essa empresa Benfica da nossa cidade por não prestar um serviço de qualidade é muita é desrespeito pelos passageiros é muito cara a passagem o ônibus que sai da divisa de São roque até trevo da castelo sai da divisa sempre lotado e atrasado não dá mais .

    1. valdir gonçalves disse:

      Pecimo serviço, tanto da parte da empresa quanto dos funcionários.lixo fora Benfica

  17. Willian disse:

    Precisamos de ônibus melhores, mais ônibus na linhas principalmente o I04 sem conta preço que pagamos Não adianta mudar de empresa e não derrubar o valor da passagem absurdo o valor da passagem!

  18. Maurício gnan disse:

    Eu já penso diferente pois a Benfica deveria colocar vans para que seja mais rápido o trajeto e mais barato.gostaria também que a Benfica orientasce os motoristas para que tenham mais respeito com os idosos não é porque não pagamos passagem que devemos ser maltratados fizemos a nossa parte e hoje temos o nossos direitos como ser humano……
    Xexel

  19. Anderson Silva disse:

    Pelo q entendi o contrato da Benfica é válido até 2026… Essa empresa que vence o edital irá apenas fazer estudo do transporte em geral para possível melhoria, ou seja não vai mudar nada só gasto público.

  20. Igor disse:

    #fora Benfica empresa lixo sem competencia

  21. Wilson disse:

    Para mim a pior linha da Benfica é cotia Alphaville motoristas ignorante nem todos mais a maioria principalmente de manhã ,e mais além dos fiscais da empresa deveria ter fical da prefeitura ,por que a linha suburbano 1 parece um carrossel um atrás do outro um cheio um vazio , deveria ter um controle ,e no domingo no mínimo dois ônibus

  22. Erik Arruda disse:

    Tem que unificar o sistema de leitura de cartão para que os usuários da EMTU possam ter a opção de utilizar o transporte municipal.

  23. Danillo Henrique Capel Carvalho disse:

    Espero q mude a empresa de transporte,Benfica está um lixo, não adianta mudar o nome é sim toda a estrutura.

  24. Lourivaldo Silva Periquito disse:

    Espero que os variadores não seja comprado pela Benfica.

  25. Lourivaldo Silva Periquito disse:

    Espero que os variadores não Seija comprados pela benfica.

  26. Marcos Silva disse:

    Espero que essa Benfica suma de Itapevi com esses ônibus cata osso velhos horríveis linha intermunicipal com ônibus que tem 17 anos de idade frota utrapassada

  27. Carlos Roberto disse:

    desde que me entendo por gente a Benfica esta em Itapevi, eu morava em osasco quando era criança e era a Danubio Azul que operava em Itapevi, tive amizade com o Finado Dr. Roque Felicio dono da viação danubio azul e ele me disse que saiu de Itapevi porque a prefeitura não colaborava pois ele não iria colocar os onibus dele para andarem nas estradas de terra e a partir dai entrou a benfica onde criou raiz dominando a cidade e fazendo o que bem entende sem seguir as regras e leis, trocou a frota na epoca da Dr Rute e nunca mais, a empresa possui fiscais ignorantes que nunca resolvem nada, onde moro desço na entrade de amador na rodovia engenheiro rene benedito silva, passa por la as linhas Amador Bueno, Cruz Grande, Divisa de São Roque e o Monte serrat, mas quando voce vai para o ponto fica la um tempão e quando passa um onibus vem em comboio tudo de uma vez só deixando um buraco depois, a empresa concorre com ela mesma, os fiscais não sabem distribuir os onibus na linha, a programação da empresa é pessima, os onibus hoje prinicpalmente da divisa de são roque sao sucateados, muitos a espuma do banco esta afundada, com bancos torto, onibus sujos, parece que nem é limpo na garagem de madrugada, mas claro ela impera na cidade e nunca vi uma fiscalização igual da EMTU que a prefeitura deveria fazer, esta empresa deve mesmo deixar o municipio assim como Diadema fez tirando ela de lá, e entrar uma empresa que não seja desta região, uma empresa nova e que venha de fora da região oeste, pois são parentes e comem na mesma mesa a viação urupungá, viação osasco e a benfica, espero em deus que saindo ela não venha estas outras pois irá continuar na mesma, que venha uma empresa de fora, nova na região, e que a prefeitura fiscalize e fique no pé cobrando da empresa o que é pago a ela, por nós e pela prefeitura, colocando funcionários treinados e com a distribuição correta de onibus nas linhas, pois de nada adianta varios onibus na linha se não são distribuidos corretamente, prinicipalmente a linha Divisa de São Roque-Kartódromo que só anda lotada e é horrivel entrar nestes onibus que vem sobrecarregado la do Kartodromo no terminal Itapevi, de onde voce ja vem em pé num trem lotado de são paulo e paga 4,50 num onibus cheio no terminal que ja vem lotado de outro lugar, do terminal pro exemplo deveria sair onibus para divisa de são roque o o do Kartodromo passar direto pois ja vem vem lotado de lá, fica a dica de quem anda neste transporte sucateado de Itapevi.

Deixe uma resposta