Itapevi anuncia resultado de licitação para modelagem do sistema de transporte coletivo

Publicado em: 8 de janeiro de 2020

Viação Benfica BBTT opera atualmente o transporte municipal. Foto: Danilo Ramos

Prefeitura homologou resultado de Pregão Presencial, que definiu empresa especializada para elaboração de projeto completo 

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Itapevi, cidade da zona Oeste da região metropolitana de São Paulo, publicou nesta quarta-feira, 08 de janeiro de 2020, o resultado do Pregão Presencial que definiu a empresa especializada que fará a elaboração de projeto completo de modelagem do sistema de transporte coletivo do município.

A data para recebimento e abertura dos envelopes com as propostas estava marcada para as 14h00 do dia 13 dezembro, e a empresa Mobiflex Projetos Ltda foi declarada vencedora do certame.

Na publicação de hoje no Diário Oficial do Estado, a prefeitura homologou a decisão, adjudicando o objeto da licitação a favor da empresa.

itapevi_modelagem.png

Caberá também à empresa contratada produzir o levantamento de itinerários, estudar a integração do sistema modal de transporte, e sugerir a modalidade de contratação e elaboração de termo de referência.

O sistema municipal de transporte coletivo tem 23 linhas operadas pela Viação Benfica, três diametrais e as demais radiais, com ponto inicial no Terminal Central.

A Benfica assinou o contrato em março de 2011, pelo prazo de 15 anos, prorrogável por igual período.

Em Itapevi operam três sistemas de transporte: ônibus municipais, ônibus intermunicipais (sob gestão da EMTU) e trem, por meio da Linha 8 da CPTM.

Um terço de todas as viagens do Município são externas, ou seja, de caráter intermunicipal.

Nos modais coletivos, as viagens externas representam metade do total, através da CPTM e da EMTU.

Itapevi já tem Plano de Mobilidade Urbana (PMU). A Lei 2.716, que institui o PMU, foi publicada em 09 de setembro de 2019. Clique no link para ter acesso à edição do Diário Oficial do Município com a íntegra do texto: PMU_Itapevi

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Dênis Douglas disse:

    O atual contrato é de 2011 mas a empresa atua na cidade desde os anos 70, assim como em Jandira, originalmente a partir da garagem da antiga Boa Vista (que virou BBTT) depois em garagens locais.

  2. ANTONIO CARLOS SANTOS disse:

    Este transporte feito pela benfica é uma zona,é a maior tarifa cobrada por está empresa que tem seus itinerários curtos e cobram uma tarifa maior que a do transporte publico de São Paulo.
    O preço da tarifa municipal como disse com trajetos curtos consegue ser maior que a tarifa do trem,do metrô e a tarifa municipal de ônibus de São Paulo.

  3. Michele disse:

    A Benfica é uma vergonha… A linha Jd Paulista 1e 2 demora muito para passar, já cheguei a ficar 1h esperando e nem tinha trânsito… Tem que trocar mesmo e sem contar que o valor da passagem é um absurdo pelo tamanho do trajeto que é bem curto…

  4. José Raimundo disse:

    É isso mesmo Antônio Carlos! E a maioria das linhas não tem cobrador, cabendo ao motorista fazer as duas funções,isso gera atrasos na linha. Outro absurdo é depender da boa vontade do motorista o cobrador virar a tal da chave para que possamos fazer integração. Se eu tenho direito tinha que ser automático.eu moro no Mont Serrat. Eu já pegui o divisa I04 até o centro, depois peguei o divisa rua 23, I16 no curto espaço de tempo e não dá integração e segundo o motorista o outro ônibus que tá errado o dele tá certa. Tem que ser igual são Paulo transferência dentro do prazo tem que ser automático.

  5. Ladenilson P. Silva disse:

    A Benfica presta um dos piores serviço de transporte público. Passagem cara e desrespeito total com idosos que não conseguem tirar a carteira de gratuidade e tem que andar confinado, em pé num chiqueirinho na parte dianteira do ônibus enquanto os lugares reservados ficam livres na parte traseira.

  6. Agnaldo disse:

    Não teria como rever esse contrato com a Benfica essa empresa monopoliza o transporte em Itapevi trazendo ônibus de péssimo estado e segurança poderia tbm dividir com outras empresas uma concorrência onde visaria a melhoria na qualidade de serviços minha opinião Benfica presta um serviço de péssima qualidade no município

  7. José disse:

    A Benfica em itapevi e um lixo é o reflexo do lixo administrativo que tivemos no passado

  8. Rodrigo Placido Lima disse:

    Moro na estrada Elias Alves da Costa e o primeiro ônibus passa somente as 06:30,quem trabalha em certos horários ficam sem opção de trajeto e o último é as 20:10.

  9. Alexandre dos Santos disse:

    Precisamos de uma linha q passe tbem pela Castelo Branco,o uma linha q sobe para o pq miraflores

  10. Marcos Tenorio Cavalcante disse:

    Não vejo a hr de acabar com esse monopólio Benfica, faz o que quer em Itapevi ,e ônibus em péssima qualidade.

  11. Rivaldo neves disse:

    Maravilha, até que fim,,,além do valor ser realmente caro ,,,,pelo percurso,,,,não tem nada de benefícios para o usuário ..,. Só pensar em lucra ,,,,,,
    É hora de outra empresa ….a renovação é muito valida…

  12. Luis Carlos Rodrigues Santos disse:

    A rua Carmem Silva de Almeida no jd
    dona Elvira não passa ônibus temos de andar sempre a pé.

  13. Marcis Roberto disse:

    Espero que nosso prefeito seja honesto e nao engane os eleitores igual fizeram em Barueri que colocaram a empresa ralip. Sendo que é a mesma Benfica até às contratações e feita na benfica .isto é uma vergonha .e mais que o novo transporte sirva para todos os bairros. Alabama Jd ruty mira flores e demais que não tem

  14. SANDRA SIMÃO DA SILVA disse:

    Espero que o transporte em itapevi melhore mesmo e seja correto pois a linha paulista demora muito mais de 1 hora para passar um carro vejo que Itapevi mudou com a entrada do prefeito atual espero que nosso transporte melhore isso que está faltando.

  15. Antônio Santos disse:

    BOA NOITE AFINAL A BENFICA VAI SAIR OU NÃO?NÃO DA MAIS PARA CONTINUAR COM ESSA EMPRESA QUE É UMA VERGONHA PARA ITAPEVI. #FORABENFICA

  16. Latercio Humberto disse:

    É isso aí prefeito tem mesmo que tirar essa empresa Benfica da nossa cidade por não prestar um serviço de qualidade é muita é desrespeito pelos passageiros é muito cara a passagem o ônibus que sai da divisa de São roque até trevo da castelo sai da divisa sempre lotado e atrasado não dá mais .

    1. valdir gonçalves disse:

      Pecimo serviço, tanto da parte da empresa quanto dos funcionários.lixo fora Benfica

  17. Willian disse:

    Precisamos de ônibus melhores, mais ônibus na linhas principalmente o I04 sem conta preço que pagamos Não adianta mudar de empresa e não derrubar o valor da passagem absurdo o valor da passagem!

  18. Maurício gnan disse:

    Eu já penso diferente pois a Benfica deveria colocar vans para que seja mais rápido o trajeto e mais barato.gostaria também que a Benfica orientasce os motoristas para que tenham mais respeito com os idosos não é porque não pagamos passagem que devemos ser maltratados fizemos a nossa parte e hoje temos o nossos direitos como ser humano……
    Xexel

  19. Anderson Silva disse:

    Pelo q entendi o contrato da Benfica é válido até 2026… Essa empresa que vence o edital irá apenas fazer estudo do transporte em geral para possível melhoria, ou seja não vai mudar nada só gasto público.

  20. Igor disse:

    #fora Benfica empresa lixo sem competencia

  21. Wilson disse:

    Para mim a pior linha da Benfica é cotia Alphaville motoristas ignorante nem todos mais a maioria principalmente de manhã ,e mais além dos fiscais da empresa deveria ter fical da prefeitura ,por que a linha suburbano 1 parece um carrossel um atrás do outro um cheio um vazio , deveria ter um controle ,e no domingo no mínimo dois ônibus

  22. Erik Arruda disse:

    Tem que unificar o sistema de leitura de cartão para que os usuários da EMTU possam ter a opção de utilizar o transporte municipal.

  23. Danillo Henrique Capel Carvalho disse:

    Espero q mude a empresa de transporte,Benfica está um lixo, não adianta mudar o nome é sim toda a estrutura.

  24. Lourivaldo Silva Periquito disse:

    Espero que os variadores não seja comprado pela Benfica.

  25. Lourivaldo Silva Periquito disse:

    Espero que os variadores não Seija comprados pela benfica.

Deixe uma resposta