Com críticas à GRU Airport e promessa de Expresso a R$ 8, Alckmin inaugura linha 13-Jade

Secretário Clodoaldo Pelissioni diz que GRU Airport não cumpriu sua parte em facilitar acesso para os passageiros de trem

ADAMO BAZANI – Reportagem

ALEXANDRE PELEGI – Redação

O Governador Geraldo Alckmin inaugurou na manhã deste sábado, 31 de março de 2018, a Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart-Aeroporto-Guarulhos) da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A obra estava prometida para ser concluída antes da Copa do Mundo, em 2014.

O Diário do Transporte acompanhou o evento no local.

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Tom político e críticas à concessionária do aeroporto de Guarulhos, GRU-Airport – esta foi a tônica da inauguração da Linha 13-Jade que va ligar, em 12,2 km, a estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira da CPTM, na zona leste de São Paulo, até a estação que fica na região do aeroporto.

O secretário de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que a concessionária deveria cumprir a parte dela em construir um acesso direto (People Mover). Sem isso, ele espera que a GRU-Airport coloque número de ônibus suficiente para atender a demanda na ligação entre o trem e os terminais. “Eles não me deixaram levar o trem até próximo ao aeroporto”, afirmou Pelissioni sobre a Concessionária.

“A GRU-Airport é uma concessão federal, e ela não nos proporcionou que o trem chegasse até próximo aos terminais 2 e 3”, afirmou. Segundo o secretário, a concessionária teria justificado a recusa afirmando que, por ser área federal dentro da concessão, já haveria uma proposta de  construção de um centro comercial e um shopping center.

Ainda segundo Pelissioni, o compromisso da GRU-Airport era construir um “People Mover” para levar os passageiros da estação até os terminais. A promessa não foi cumprida, e agora com a inauguração, os usuários serão obrigados a tomar ônibus para acessar os terminais do aeroporto.

O People Mover é parecido com um monotrilho. A concessionária do Aeroporto de Guarulhos chegou a contratar um estudo para implantar este sistema de transporte com a empresa ARUP. Pelo projeto, ele contaria com estações elevadas, portas de plataformas e um traçado que passaria por cima do Terminal 2 e terminaria em frente ao Terminal 3. A falta de recursos não teria permitido que o projeto saísse do papel.

Ônibus que farão a ligação com os terminais do Aeroporto

Questionado sobre como ficará o não cumprimento da promessa por parte da GRU-Airport, Pelissioni afirmou: “Eu não posso fazer obra em área que não é minha. Trata-se de um concessão federal. Agora a União, o Departamento Aeroviário Federal e a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil é que têm que cobrar a GRU-Airport”.

A concessionária GRU-Airport divulgou a seguinte nota:

A GRU-Airport informa que a localização da estação da Linha Jade foi decidida com base nas necessidades técnicas de funcionamento do aeroporto e mediante alinhamento com a CPTM e o Governo do Estado de São Paulo. A Concessionária levou em conta, entre outros aspectos, obrigações contratuais e as obras previstas no Plano de Gestão da Infraestrutura  do Aeroporto Internacional de São Paulo, aprovado em 2013, ano em que foi concedido à iniciativa privada.

Como funcionará o novo modal rodoviário

O GRU-Airport oferece conexão entre os terminais com serviço de ônibus circulares, cujo tempo médio será de aproximadamente 10 minutos. A partir da estação, os tempos de percurso são de 2 minutos, até o terminal 1; 9 minutos, até o terminal 2; e 14 minutos, até o terminal 3.

ALCKMIN PROMETE EXPRESSO E RESSALTA OBRAS

O Governador Geraldo Alckmin e o secretário Pelissioni afirmaram que o Trem Expresso, entre as estações da Luz e Aeroporto,  previsto para operar entre julho e agosto terá tarifa de R$ 8,00. Já a linha tronco convencional deve ter operação comercial iniciada em junho, entre as estações Engenheiro Goulart, na zona Leste de São Paulo, e Aeroporto,  nas imediações do Aeroporto Internacional, em Guarulhos, com tarifa de R$ 4,00.

Num discurso em que destacou detalhes da obra, Alckmin afirmou que a ponte estaiada construída é “a maior ponte ferroviária em curva do país, que gerou mais de dois mil empregos, vai ligar as duas maiores cidades de São Paulo”. Alckmin disse ainda que, com a inauguração da Linha 13, “quase meio século depois o trem volta a Guarulhos, e vai integrar a cidade, através do trem e do metrô, com os quatro cantos do mundo, com esse que é o maior aeroporto da América do Sul”.

Alckmin reafirmou que, graças à integração do metrô com o trem, o usuário poderá chegar ao aeroporto de qualquer lugar que estiver na capital ou na região metropolitana, pagando apenas R$ 4,00, o preço de um bilhete.  Citando o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento, um dos financiadores da obra, Alkmin afirmou que esse benefício é inclusão social.

PROMESSAS

O governador Alckmin, em seu discurso, afirmou que a parte mais pesada da linha 13-Jade já foi feita e, sugerindo que ela poderá ser estendida para além dos 12,2 km entregues hoje, ele disse: “no futuro ela poderá continuar atendendo a bairros muito populosos do município de Guarulhos”. O Secretário Pelissioni disse à nossa reportagem que existe uma intenção de estender a Linha 13 até o bairro Bonsucesso, mas que ainda não existe projeto funcional.

Outra promessa reafirmada hoje é quanto ao tem direto da Luz até o Aeroporto, que fará o percurso em apenas 32 minutos.

Alckmin anunciou também que na próxima quarta-feira, dia 4 de abril, a estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela, será finalmente entregue à população. E disse que a estação Morumbi “ficará para ser entregue pelo Márcio França”, vice-governador que assumirá o cargo com a saída de Alckmin para a disputa das eleições presidenciais.

No dia seguinte, 5 de abril, será a vez da inauguração da estação Moema, da Linha 5-Lilás Metrô. “E fica para o Márcio França entregar as estações AACD Servidor, Santa Cruz, Chácara Klabin e Campo Belo”, disse o governador. “Todas serão entregues ainda este ano”, garantiu Alckmin.

O governador prometeu ainda que na próxima sexta-feira, “sua despedida”, ele vai entregar quatro estações do Monotrilho da linha 15-Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. “E fica pro Márcio entregar as estações de Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus”.

Alckmin também reafirmou a promessa de extensão da Linha 9-Esmeralda, que vai ser ampliada para seguir de Grajaú a Varginha e ganhará duas novas estações.

Acompanhado pelo presidente da Companhia, Paulo Magalhães, e pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, Alckmin ressaltou que a Linha 13 é a primeira linha totalmente implantada e operada pela CPTM. Desde 1994, época de sua criação, a CPTM opera seis linhas herdadas dos sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em substituição à CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo STU/SP) e à FEPASA – Ferrovia Paulista S/A.

A Linha 13-Jade, entregue hoje, tem 12,2 quilômetros de extensão – uma parte do trajeto em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km); duas novas estações: Guarulhos Cecap e Aeroporto Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira; três novos bicicletários e uma passarela.

A previsão da nova linha é de atender a 120 mil passageiros/dia.

INVESTIMENTO

O investimento total do empreendimento é de R$ 2,3 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão veio da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) para implantação das obras civis e parte do sistema de energia, telecomunicações e sinalização. O BEI (Banco Europeu de Investimento) financiou R$ 316 milhões para aquisição de material rodante. A obra conta ainda com R$ 425 milhões do BNDES. O restante dos recursos veio do Governo do Estado.

OPERAÇÃO

Como adiantou o Diário do Transporte, a Linha 13 só vai operar comercialmente a partir de junho, com cobrança de tarifa e em horário integral (das 4h à meia noite).

Neste mês de abril a Linha terá operação assistida, funcionando apenas aos sábados e domingos, das 10h às 15h, entre as estações Engenheiro Goulart, na zona Leste, Guarulhos-Cecap e o Aeroporto-Guarulhos. Não haverá cobrança de tarifa e o intervalo entre os trens deve ser de 30 minutos, em média. O trajeto deve ser cumprido em aproximadamente 15 minutos, e o usuário que desejar prosseguir na CPTM deverá fazer baldeação na Estação Engenheiro Goulart para a Linha 12-Safira.

EXPRESSO AEROPORTO E SERVIÇO CONNECT:

Outros serviços derivados na linha 13-Jade devem ser inaugurados na metade do ano, segundo a CPTM.

A companhia anunciou que o serviço Connect, que vai ligar a estação Brás, na capital paulista, ao Aeroporto em Guarulhos, sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart, começa a operar em junho. A ligação só vai funcionar nos horários de pico. A tarifa será a mesma de todo o sistema, hoje de R$ 4, e os trens vão parar em todas as estações. O trajeto entre o Brás e o Aeroporto deve ser feito em 35 minutos.

Já em julho, pela promessa da CPTM, entra em operação o Expresso Aeroporto, chamado pela empresa de serviço Airport-Express, que transportará os passageiros da Estação da Luz (centro da capital) à Estação Aeroporto-Guarulhos, sem paradas. O trajeto será feito em 35 minutos, segundo a CPTM.

Serão quatro horários por dia nos dois sentidos, que ainda vão ser definidos. O valor da tarifa será maior, mas ainda não foi definido também.

INTEGRAÇÕES:

A linha 13 Jade vai permitir integrações físicas e tarifárias com a rede de trens, metrô e ônibus municipais de São Paulo e Guarulhos. Veja os principais pontos de conexões:

– Terminal Rodoviário de Guarulhos e o Terminal da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Acesso por meio de passarela à Estação Guarulhos-Cecap.

– Estação Engenheiro Goulart: Linha 12 Safira (Brás/São Paulo – Calmon Viana/Poá), da CPTM. A linha 12 deve ser a maior “porta de entrada” da linha 13.

– Estação Brás (quando começar o serviço Connect). A estação Brás permite acesso a ônibus municipais de São Paulo (SPTrans) e conexões com as linhas 3-Vermelha do Metrô (Itaquera-Barra Funda), 10 Turquesa da CPTM (Brás – Rio Grande da Serra), 11 Coral (Estudantes/Mogi das Cruzes /Luz).

– Estação Luz (quando começar o Expresso Aeroporto): Linhas de ônibus municipais de São Paulo e metropolitanas da EMTU no entorno e linha 1 Azul do Metrô (Tucuruvi – Jabaquara), Linha 4 Amarela do Metrô (Butantã – Luz) e linhas 7 Rubi (Jundiaí- Francisco Morato – Luz) e 11 Coral (Estudantes/Mogi das Cruzes /Luz).

COMPLEMENTO COM ÔNIBUS:

Originalmente, o trem deveria chegar bem perto do Aeroporto, mas por falta de entendimento entre governo do Estado, GRU Airport e estabelecimentos comerciais, os passageiros devem seguir viagem de ônibus gratuitos da estação Aeroporto, que não é tão aeroporto assim.

Para o Terminal 1, os passageiros devem utilizar uma passarela de 450 metros sobre a Avenida Helio Schmidt. Já os passageiros que precisam utilizar os terminais 2 (voos domésticos da Latam, Gol e Avianca, entre outras) e 3 (Air France, American Airlines, Emirates, voos internacionais da Latam, Iberia e Qatar, etc) terão de seguir em ônibus sem cobrança de tarifa fornecidos pela concessionária do Aeroporto, GRU Airport. O Terminal 2 fica a 1,5 km da Estação e o Terminal 3 fica 2,5 km distante.

Os ônibus vão circular entre os três terminais e operarão no mesmo horário dos trens. O trajeto circular deve demorar 10 minutos. Se for necessário, o horário de funcionamento dos ônibus pode ser estendido.

FROTA DE TRENS

A linha 13 inicia sua operação com composições da série 9.500, fabricadas pela Hyundai-Rottem, e fazem parte do lote de 65 trens novos comprados pela CPTM.

A partir de 2019 os trens da Hyundai-Rottem serão substituídos pela frota permanente da Linha-13 com 8 composições que, além de toda a tecnologia dos trens atuais, terá bagageiros para os passageiros transportarem as malas com mais conforto. Esses trens estão sendo fabricados pela Temoinsa_Sifang.

GALERIA DE FOTOS DO EVENTO:

Reportagem: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Redação: Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

 

6 comentários em Com críticas à GRU Airport e promessa de Expresso a R$ 8, Alckmin inaugura linha 13-Jade

  1. Aproveita inaugurar tudo que deixou pra ultima hora antes das eleições , pq o senhor Geraldo Alckmin, não irá retornar ao seu cargo de governador, pq vai perder as eleições e vai ficar no seu sítio de boa curtindo seus netos… kkkkk aproveita se aparecer .

  2. Parabéns Alckmim, melhor atrasado que superfaturados com os aditivos

  3. É incrível como o Brasil é atrasado em tudo, Achei que no maior aeroporto do país teria um monotrilho interno que interligasse os terminais 1,2 e 3. Iguais aos aeroportos internacionais dos EUA. COPIAM, já que não tem criatividade! 😤🤬

  4. Esperar dois meses para funciona af

  5. Ah claro, sair pra se candidatar a presidência, e na hora do debate vai falar que fez e entregou isso e aquilo, mais pra quem enxerga a realidade de SP, sabe que e um mentiroso e entrega obras com atrasos absurdos de anos e anos, sem contar saúde e segurança publica, estão aos destroços, e o povo ZZZZ como sempre, piada.

  6. reclamando de que? é isso que dá conceder serviço publico a iniciativa privada, o interesse privado se sobrepoe ao interesse publico. e o sr. alckmin e o PSDB sao grandes apoiadores do privatismo do serviço publico, entao nao podem reclamar.

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