Audiência Pública sobre licitação em São Paulo prevê redução de linhas para o Centro da Cidade

licitação

Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, explica os principais pontos da licitação dos transportes em São Paulo durante audiência pública

SPTrans realiza audiência pública sobre licitação dos transportes na Capital
Propostas foram apresentadas pelo secretário Jilmar Tatto
ADAMO BAZANI – CBN
A SPTrans – São Paulo Transportes, gerenciadora dos serviços da Capital Paulista, realiza nesta manhã, 01 de fevereiro, uma audiência pública para tratar da licitação das linhas de ônibus municipais.
Os contratos com as operadoras terminam neste ano.
De acordo com a apresentação do secretário de Transportes, Jilmar Tatto, o objetivo da nova licitação que vai tratar do maior sistema de ônibus urbanos da América Latina não é apenas renovar os contratos de concessão, mas trazer modificações para os serviços na Capital Paulista.

licitação São Paulo

Entre os objetivos da licitação está a racionalização do sistema.

A reorganização será feita com base na infraestrutura já instalada, mas prevê alguns alterações como:
– Redução de sobreposições de linhas nos corredores estruturais de transportes.
– Redução no número de linhas que vão para o centro da cidade.
– Criação de linhas perimetrais, que ligam bairros e regiões, sem necessidade de passar pelo centro de São Paulo.
Dados mais recentes da SPTrans, mostram que a cidade de São Paulo conta com uma frota de 14 mil 972 ônibus, que servem 1331 linhas, das quais, 849 em regime de concessão e 482 de permissão.
Em 2012, foram registrados 2 bilhões 915 milhões 095 mil 738 usuários.
A cidade deve continuar a ser dividida pelos lotes operacionais atuais.
Tatto disse que o modelo proposto de licitação vai diminuir o número de veículo, mas aumentar a capacidade do atendimento, com a maior racionalização do sistema.
O secretário também prometeu aumentar a velocidade operacional dos corredores. Hoje a máxima é de 25 km/h, mas em alguns casos, não utltrapssa de 12km/h
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

28 comentários em Audiência Pública sobre licitação em São Paulo prevê redução de linhas para o Centro da Cidade

  1. Diminuir??? ja esta começando errado!!

  2. O honorável secretário de transportes quer diminuir o número de linhas de ônibus para poder entregá-las aos perueiros. O munícipe que depende de transporte coletivo é o que menos interessa nessa história toda. Estou muito pessimista em relação a essa administração.

    • Caro Alberto, não lhe informaram que não existem mais Perueiros desde o ano de 2003.

      Laércio Perueiro

      • me diz entao sr laécio……
        qual a diferencia de peruiero
        para
        lotaçao?
        sendo que sao condutores sem clt pl inss convenio medico
        e mais salarios diferenciados
        uns comissao outros fixo ao mes e alguns ganham por viagens
        cuidado com o sr cruzeiro
        o mesmo esta voltando com sua propria garagem
        seu perueiro?
        boa tarde

  3. Amigos
    Estava mesmo na hora de remanejar as linhas com sobreposição nos corredores, aumentando sua eficiência, e corrigir a saida das coopers de suas áreas, permitindo expansão no atendimento aos bairros e aumentando a alimentação das linhas troncos, perimetrais e diametrais.
    Hoje temos várias áreas locais sem atendimento enquanto as coopers fazem concorrência com as outras linhas.
    Exemplo simples na área 8: Vila Indiana (Butantã) não tem mais linha de onibus e quem quizer usar onibus ou pegar o metro (linha 4) terá que andar muito (a pé) até a Av. Corifeu de Azevedo Marques para pegar os onibus lotados (no horário de Pico) que passam por lá, enquanto do outro lado da Av. Corifeu tem a Vila Gomes com uma Linha Diametral ligando o bairro ao Jabaquara (Jardim Miriam) passando pela Av. Rebouças, Paulista e seguindo em cima da linha 1 do metro até o Jabaquara e depois até o J. Miriam.
    No caso, bastaria uma linha circular, atendendo as duas Vilas (Gomes e Indiana), integrando ao Metro (4) e ao Corredor Francisco Morato.
    Do outro lado da linha a mesma coisa, linha de cooprs do J. Miriam até o terminal Jabaquara.
    Seriam usados micros das coopers e liberaria uma grande frota de onibus convencionais concorrente dos corredores e metro implantados e, substituindo as coopers que estão operando fora de suas áreas.
    Espero que as autoridades tenham coragem de fazer as mudanças necessárias e vontade de atender melhor os Paulistanos.
    Abs

  4. Paulo Roberto Bellini // 2 de fevereiro de 2013 às 22:43 // Responder

    Deixa ver, na área 1 vão ganhar Gato Preto e Santa Brígida. Área 2 ganha a Sambaíba. Na 3, vai dar Grupo VIP. Área 4 tô em dúvida, mas acho que leva Novo Horizonte e Happy Play/Expresso Cidade Tiradentes. Na área 5 a Via Sul ganha. Na 6, Cidade Dutra, Tupi, Mobibrasil, VIP. Na 7 Campo Belo, VIP, Kuba, Gatusa e na 8, Transppass e Gato Preto (acho que Oak sai fora)…é sempre a mesma coisa, nada muda…fora as CooperPCC que fatal e infelizmente vão continuar…e ainda o PT quer diminuir o número de ônibus…vão pro inferno. Ainda bem que não votei nessas pragas..

    • Bellini, boa noite

      Bingo !

      Só uma pequena correção:

      Na 8, das duas uma.

      Transppass vai mudar de nome ou passar para Gato Preto e OAK volta a ser Santa Madalena.

      OU

      OAK passa a ser Gato Preto e a Transpass vira Santa Madalena.

      Já tem garagem nova da Gato na área.

      Miauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      Só falta abrir os envelopes mas o resultado já está dado antecipadamente aqui no Blog.

      Vamos aguardar e conferir o placar final.

      Abçs,

      Paulo Gil

      • Paulo Bellini // 3 de fevereiro de 2013 às 14:02 //

        Até que seria legal ter a Santa Madalena de volta…Bem observado, talvez o Santão mude o nome da Transppass…acho que não vai dar para a Oak…

      • para vocês que não são do sistema de transportes coletivo a OAK TREE se chama “SANTA MADALENA OAK TREE” e a TRANSPASS e a OAK TREE são do mesmo dono.

      • JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO // 21 de maio de 2013 às 13:41 //

        EU TENHO VERGONHA DO TRANSPORTE PÚBLICO DA CIDADE DE SÃO PAULO ! LINHA 1765-10, E LINHA 1766-10 DEVERIAM SER DADAS A TRANSCOOPER … POIS NEM DEVE DAR VONTADE A SAMBAÍBA DE COLOCAR CARROS NESSAS LINHAS! ONTEM NO METRO TUCURUVI, JÁ NO TERMINAL RECEM ENTREGUE E UM SHOPPING Q FEZ UM MES DE INAUGURADO, HAVIAM AS 18:20 HS. UMAS QUATRO FILAS…PRA PEGAR O 1765-10!!! ENQUANTO Q A 1767-10 E A 1772-10 E SEU ATENDIMENTO, 1772-31, OPERAVAM NORMALMENTE!! VERGONHA MAXIMA!

    • Paulo Roberto, não tire conclusões precipitadas, lembro-me bem que os transportes públicos era um verdadeiro caos, perueiros correndo da policia, passageiros morrendo em acidentes devido a estas fugas. Acabamos com isso com a boa administração da Ex-Prefeito Marta Suplicy e o Secretário de Transportes Jilmar Tatto.

      Tenha Fé, o Secretário Jilmar Tatto saberá bem o que fazer, com todo o apoio de nosso novo alcaide.

      Laércio Perueiro

  5. Amigos, boa noite

    A questão é sobreposição.

    Tem “alguém” muito mal informado.

    Recentemente foi criado pela SPTrans a linha 8700-23 – Butantã – Praça Ramos – Butantã.

    Qualquer terráqueo sabe que esta linha sobrepões a 7411-10 [Cidade Universitária Praça da Sé – Cidade Univesisitária] em aproximadamente 90 %.

    Será mesmo que a SMT quer evitar sobreposição ?

    Ou a ao contrário, a SPTrans quer que haja sobreposição?

    O ponto da linha 8723-00 na Av, Afrãnio Peixoto atrapalha o trafego e além disso quando o Buzão
    saí do ponto com destinho a Praça Ramos ele sai da pista da direita e vai para pista da esquerda na mesma avenida, para fazer a conversão à esquerda para a Rua Alvarenga, com destino à Praça Ramos.

    Qualquer terráqueo também sabe que é muito mais eficiente e eficaz somar os carros da 8723-00 aos carros da linha 7411-10, pois não irá atrapalhar o trânsito e atenderia melhor a todos os passageiros e SEM OCORRER SOBREPOSIÇÃO..

    Porém somente a SMT e a SPTrans não sabem disso. SERÁ ??????

    Agora me corrijam se eu estiver errado. Com um erro grasso desse como é que esseS órgãos
    podem gerir o transporte de Sampa e falar em nova licitação com SPE.

    Façam uma licitação para contratar um Gestor Internacional com capacitação técnica profissional,
    pois do jeito que a coisa vai, “tamo perdido belo”

    Esse exemplo é REAL, quem quiser é só fazer o teste e aproveitar a tarifa congelada de R$ 3,00,
    antes que essa moleza tarifária acabe.

    Por que a PMSP não administra os transportes com a mesma qualidade que ela administra o IPTU ?

    Já recebi o meu demonstrativo de 2013 e o boleto de jan/2013, sem falha nenhuma.

    E com um pequeno detalhes, já com aumento, afinal IPTU não entra no cálculo da inflação né….

    Sr. Haddad, fique atento, pois o Sr. está muito mal assessorado.

    Imagine a “bomba” que estar por chegar com as SPE´s.

    Prepare-se…

    Att,

    Paulo Gil

    • Caro Paulo, não recebi nenhuma procuração para defender a atual administração, mas pensemos ?

      A Nova Administração leia-se o Prefeito Fernando Haddad e o Secretário Jilmar Tatto estão no poder ha exatos 45 dias, vamos dar uma chance, um voto de confiança para ambos, pelo menos o Secretário Jilmar Tatto esta muito bem credenciado para resolver os problemas dos transportes públicos de nossa cidade, e falo como uma das pessoas que mais entende dos transportes de SP, sou Paulistano nascido aqui, pego ônibus há 52 anos.

      • Sr. Laércio Santos, boa noite

        Só um detalhe, esta já é a segunda chance.

        Sugiro ao Sr. ler as matérias abaixo elencadas publicadas aqui neste Blog.

        “Computador “escala” ônibus sem intervenção humana”

        “Mauá vai ter ônibus com computadores que controlam dirigibilidade e monitoramento de portas por câmeras”

        “TransOeste terá mais quatro estações”

        Com certeza o senhor irá deduzir quanto tempo o Buzão de Sampa está atrasado tecnicamente, pois atrasado ele está sempre.

        Boa leitura !

        Att,

        Paulo Gil

  6. Prezado Laércio, concordo com vc que o sr. prefeito Haddad merece uma chance para mostrar seu serviço e talvez até nos surpreenda com uma boa administração (sinceramente torço para isso, afinal, acima de siglas de partidos, temos que torcer para o bem de nossa querida SP), mas é tão difícil acreditar, afinal ele é PT e o Sr.Jilmar já ocupou essa secretaria anteriormente e, particularmente, não vi grandes avanços. Mas, enfim, tomara que eu esteja enganado e os dois mostrem bons serviços na área dos transportes (e nas demais também rs).

  7. José Luiz Villar Coedo // 4 de abril de 2013 às 11:34 // Responder

    É muito dificil eu morar no Jaçanã e ter q pegar dois ônibus pra ir a Vila Guilherme, ou a Vila Medeiros, q ficam na mesma area 02, azul escuro-SPTrans-Zona Norte da Capital… se eu for a Vila Brasilandia ou a Freguesia do Ó, ai fica mais “zuado” ainda… pois são Bairros da Area 01- verde claro-Zona Noroeste… São uns 03 ônibus… E pra Penha, area O3, amarela, Zona Nordeste, seriam 02 ou até 03… E pra usar o Expresso Tiradentes,, o polular “FURA- FILA…”, a mesma merda…, mais uns 02 coletivos até o Mercadão ou o Pq. D. Pedro II, e uma “bilhetada” no Terminal Mercado… Sobre isso, em Novembro do ano passado, 2012, enviei uma sugestão pra prolongamento de linha, no caso a linha 2127/10- Jd. Brasil/Metrô Liberdade, até o Jaçanã, pra SPTrans… e como esperava, nada de respostas…ai pra usar o Expresso Tiradentes, q é uma benção, poius funciona razoavelmente bem… tenho q ir ao Jd. Brasil, ou a Vila Sabrina, pegar essa linha q citei acima, e dar mais uma “bilhetada” nas catracas do Term. Mercado… Não há integração q resista…!!! RIDICULO!! esse atual modelo de transporte!! Espero q a Prefeitura de um jeito nisso, mas sem o estilo Serra e Kassab de seccionar linhas jogando todos pro Metrô ou CPTM, não há trens suficientes pra toda a população da cidade e sua região metropolitana…e essas tres hs. de bilhete único e 02, no caso do b.u. vt, não dão pra nada, devido ao caótico transito de São Paulo, mesmo em feriadões como o ultimo, de Pascoa, em q eu e minha esposa sentimos na pele e nos nossos B.U.s, a diferença $$$$$…. Fica firme povão! Acorde!! transporte, assim como educação de qualidade, e saúde e etc… são nossos direitos sagrados! pagamos por eles seja ali nas catracas ou através de nossos abusivos impostos! Ah!! e Sr. Prefeito e Sr. Secret. Tatto, por favor devolvam-nos a linha 178C/10 Pq. Edu Chaves / Lapa (bem como seu atendimento 178C/31), q foram cancelados em 24/11/12, por vossos antecessores, sem perguntas a polulação da Area 02- Jaçanã, Tucuruvi, Santana, Casa Verde, Limão…, distritos atendidos pela linha em questão… E bom dia a todos!

    • É meu caro José, se a SPTrans consultasse o povo, que é quem realmente usa o transporte, não faria metade das merdas que vem fazendo. Mas ao invés disso, prefere ouvir seus “especialistas”, que duvido, andem de ônibus. Vamos prestar mais atenção em quem votamos. Não vamos nos deixar levar por aparências, se faz necessário observar e estudar a vida do candidato em que se quer votar…quem sabe um dia esse povo aprende a votar.

      • José Luiz Villar Coedo // 5 de abril de 2013 às 13:30 //

        É meu caro Paulo, vc tem razão! Mas na verdade desde q a Marta Suplicy ganhou a Prefeitura, e herdou a cidade arrasada do Pitta, e nos decepcionou em vários aspectos, inclusive no transporte público de sua responsabilidade, eu não voto em mais ninguem, a não ser nessas ultimas eleições pra prefeito, em q eu e minha mulher votamos no Russomano, apenas pra quebrar essa hegemonia PT/PSDB e aliados…, mas não teve jeito… Na verdade, diziam antigamente, q nós brasileiros não sabiamos votar… mas hj vejo q não somos só nós, pois os norte-americanos deram mais 04 anos pro Bush filho, e deu no q deu… e aqui no Brasil, nós não temos mais esse negócio hj em dia, pois na verdade não há ninguem em quem votar, NINGUEM! lamentavel! E quanto a licitação, já soube, através de pessoas da Transcooper/Fenix-area02, q a Sambaíba, já terá o controle de linhas importantes pra cooperativa e q tem gente chorando as pitangas por lá, pois vão perder dinheiro e operar linhas genuinamente locais… Perderam, disse o rapaz da Transcooper, a rentavel linha 172P/10-Vila Zilda/Metõ Belem, e tmb a linha longa e dura porem muy rentável, 1722/10-Jd. Marina / Metô Parada Inglesa, e quem trabalhava nessas linhas vai pras linhas do Jd. Fontalis, Jd. Filhos da Terra, e serão criadas duas linhas a mais na região da COHAB Jova Rural, pra alocar essa galera e seus veículos, porem os cooperados estão inconformados e não querem ir pra lá… P q sera?

      • JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO // 2 de junho de 2013 às 03:44 //

        Mesmo muy atrasado nessa resposta q te dou hj, 02/06/2013, com a passagem dos õnibus municipais de São Paulo a R$3,20, desde uns 30 min. atrás… VC TEM RAZÃO MESMO… Ontem ou devo dizer “hj”, pois ainda não dormi… sofri muito com a falta das linhas 178C/10, CANCELADA ainda na gestão do maldito… do Kassab, e das linhas 175P/10 e 701U/10 seccionadas em Santana, alias no já abarrotado terminal do Metrô Santana… e isto tudo aconteceu em 24/11 de 2012, um Sabado como é de praxe, e FILHO DA P… NENHUM RECLAMOU, AFINAL NO BRASIL DO FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO, DO CORINTHIANS QUASE CAMPEÃO DO MUNDO NA ÉPOCA E DA “AVENIDA BRASIL”, DO “TUFÃO” E DE SI LÁ MAIS QUEM… TUDO É FESTA E O POVO QUIS Q TUDO O MAIS SE FUDESSE, AGORA NÓS Q MORAMOS NO JAÇANÃ , NA MALTRATADA ZONA NORTE-AREA 02, DE S. PAULO, FICAMOS COM A LINHA 2011/10 CRIADA NA MESMA DATA, Q CITEI E Q SEGUNDO A SPTranstorno, AGUENTA O TRANCO… ISSO FORA O HORROR Q SÃO AS LINHAS 1765/10 E 1766/10 … E HJ AQUELE MESMO POVINHO Q NÃO RECLAMOU NA ÉPOCA, E ASSISTIU COM PAIXÃO O FINAL DESSA MERDA DE ” SALVE JORGE” E VIU CORINTHIANS E FLUMINENSE SEREM ELIMINADOS DA LIBERTADORES-2013, DE FORMA CRUEL E PRECOCE… XINGA OS MOTORISTAS E COBRADORES DA SAMBAÍBA COMO SE ELES FOSSEM CULPADOS… ETA POVINHO OTARIO E TROUXA! BANDO DE DESLUMBRADOS BRASIL DE NOVELAS GLOBAIS OU NÃO, DE FUTEBOAL AS 22;00HS E TRA LA LA… Q PAGA IMPOSTOS E ACEITA TUDO DE TODOS, SEJAM ELES DAQUI OU DE FORA! ACORDA POVO DE SÃO PAULO!! ESTADO E CAPITAL !! RUI BARBOSA TINHA RAZÃO MESMO… “CADA POVO TEM OS GOVERNANTES Q MERECE! “

  8. Se a SPtrans soubese administrar a antiga CMTC não teria falida, dar palpite e multa qualquer um pode dar; dar s soluções e que e dificil, Quando fecharan a CMTC se disendo acabar com os cabide de emprego. eran acabaran com os trabalhadores, mas o cabides continuou.
    Esta licitações dos transportes, tens que sair, mas so podera participar empresas ou
    pessoa que tens que apresenter documentção como;
    Declaração do ultimo ano do imposto de renda declarado
    Não ter processo na justiça do trabalho ( contra si mesmo)
    Comprovante de pagamento do inss, do ano passado
    Não ter feito uso de trabalhador sem que tenha secido seus direitos
    Fase uso do sistena adotado pela a EMTU para criar empresas Artespe.

  9. motoristas do ramo pode participar das licitações que esta em andamento, dentro do sistema,
    como pessoa fisica. com documentação pessoal ou so sera empresas,
    Todas as que estão se apresentando, ja tens um historicos negativos, perante a população
    o grupo ruas, foi o proprietaria da instinta Penha São Miguel, que criou uma greve de 19 dias atrapalhando a vida dos seus usuarios, criando um olho gordo na linha que era da CMTC, a
    linha 1178, que hoje não passa de um atraso no sistema na região ,sem contar, com a exploração da falada fominha, sonegando os direitos trabalhista trabalhadores do setor.
    Grupo Constatini- vendeu a A O Cid, Tiradente a grileiros de empresas. que era especializados em falencia de empresa; e em roubar os direitos dos trabalhadores;

    O Ministerio Publico; teria que investigar o passado de cada um antes de entregar o
    seviço a eles as imposisão das leis da C L T e a Previdencia social,

  10. Ismael de Jesus Silva Mendes // 30 de abril de 2013 às 16:51 // Responder

    sobreposição de linha é a 9701 hospital cachoeirinha metrô santana os próprios operadores da linha dizem que ela transporta 25 passageiros em 4 viagens ela se sobrepõe as linhas 177x, 138y e 148p que relizam percursos semelhantes.

    • JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO // 1 de maio de 2013 às 16:01 // Responder

      E nós aqui no Jaçanã, zona norte- area 2, precisando de onibus a mais nas linhas, mais linhas e atendimentos… haja visto q foi inaugurado o shopping Metrô Tucuruvi, e nada… F… nós!! e ainda temos q utiizar 2 ônibus pra ir a Vila Guilherme (região da Joaquina Ramalho e Chico Pontes…), V. Medeiros (região central do bairro q é vizinho nosso, o chamado Loretto…), e pra ir tmb a V. N. Cachoeirinha, pois a 1722/10, continua sendo uma má opção…Ninguem merece essa SMT e essa SPTrans!

      • JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO // 1 de maio de 2013 às 16:14 //

        Ah!! e a linha 178C/10 Pq. Edu Chaves /Lapa e seu atendimento,nos horários de pico, 178C/31, estão fazendo muita falta… Só q os asnos q moram aqui na região, não reclamaram na época da extinção, em 24/11/2012… FAZER O Q NÉ…?! a novela das nove é sempre mais importante q tudo, como dizia minha saudosa mãe…F…!! nós agora… e sobem nos veículos da linha criada pra substitui-la, a 2011/10 – Pq. Edu Chaves/Metrô Santana, e insultam o motorista e o cobrador do veículo, como se eles tivessem culpa; ou seja o genial Rui Barbosa estava certo mesmo… “CADA POVO TEM O GOVERNO (E OS GOVERNANTES) Q MERECE!” No caso foi obra da administração do sr. Kassab… q já foi tarde, porem a galera q entrou agora, tmb , pelo visto, não deixará saudades…! numa cidade aonde o transporte é uma m… como q os caras fazem essas coisas de cortar fora linhas sem nem avisar as vezes…, quanto mais transporte melhor e os caras fazem exatamente o contrario; melhor ter 2 ou mais linhas fazendo o mesmo trajeto, do q ter uma q não suporta o “tranco”… ou estou eu equivocado?? e essas frotas de fim -de – semana? acha a prefeitura q somos um bando de idosos senis q não saem de casa pra nada nos fins- de-semana ou feriados? NEM ADIANTA ESSE TAL DE “BILHETE AMIGÃO”, NÃO TEM ÔNIBUS SUFICIENTES NOS FINS – DE – SEMANA E FERIADOS!! e essas merdas de “dia ponte” as pessoas após os feriados não tem q trabalhar?? ACORDA POVÃO!! LARGA DE SER DESLUMBRADO!! PELO AMOR DE DEUS!! Por isso q as ruas ficam entupidas de carros de passeio todos os dias!! e depois eles vem na maior “pocker face” do mundo dizendo pra deixarmos carros e motos em casa…eu mesmo nem tenho carro p…!!

  11. eu acho que a gente tem que brigar pra melhora pois eu nunca vejo o poder pulblico fazer algo pensando em nós da categoria do transporte sempre pensa neles e a gente fica por ultimo temos é que parar são Paulo e todos ir brigar na câmara dos vereadores igual já fizemos passar noites la brigando pelos nossos direitos somente assim irão nos escutar boa tarde …..amarelo..

  12. helio quero saber como participar da licitaçao se e por coperativa ou pessoa fisica e como devo proceder

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. Ônibus em São Paulo não são tão velhos desde 2006 – Diário do Transporte
  2. Gestão Doria contrata Fipe por R$ 5,9 milhões para consultoria aos editais de licitação dos ônibus – Diário do Transporte
  3. Confira as datas das audiências públicas da licitação dos ônibus nas prefeituras regionais – Diário do Transporte
  4. EXCLUSIVO: Atraso na licitação dos transportes já custou R$ 25 bilhões aos paulistanos – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: