Mais cinco ônibus zero-quilômetro entram em operação a partir de segunda-feira em Santo André

Publicado em: 13 de setembro de 2019

Todos serão enviados para a linha I03 – Parque Capuava / Bom Pastor. Foto: Divulgação.

Veículos com carroceria Neobus New Mega e chassi Mercedes-Benz foram comprados pela Viação Vaz

JESSICA MARQUES

A cidade de Santo André, no ABC Paulista, terá mais cinco ônibus zero-quilômetro em operação a partir desta segunda-feira, 16 de setembro de 2019. Os veículos, com carroceria Neobus New Mega e chassi Mercedes-Benz, foram comprados pela Viação Vaz, empresa que integra o Consórcio União Santo André.

O Neobus New Mega é de modelo 2020, com três portas, sendo a do meio exclusiva para pessoas com deficiência, por conta do elevador disponibilizado para facilitar o transporte de pessoas em cadeira de rodas.

O gestor da Viação Vaz, Luiz David, informou ao Diário do Transporte que os veículos devem começar a operar na cidade a partir da próxima semana. Todos serão enviados para a linha I03 – Parque Capuava / Bom Pastor.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/09/05/cinco-onibus-zero-quilometro-chegam-a-garagem-da-viacao-vaz-em-santo-andre/

Os novos ônibus terão os seguintes prefixos: 02 676, 02 677, 02 678, 02 679 e 02 681. Os modelos zero-quilômetro possuem carroceria Neobus New Mega, com chassi Mercedes-Benz, OF 1721 e substituem veículos 2009, com carroceria Comil Svelto Midi e chassi Mercedes-Benz OF 1418.

Os primeiros dois ônibus do transporte coletivo de Santo André com a nova identidade visual começaram a operar em 05 de agosto de 2019 pela Viação Vaz, que são dois veículos semi-novos.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/05/primeiros-onibus-de-santo-andre-com-nova-identidade-visual-comecam-a-operar-e-prefeito-divulga-cronograma-de-renovacao-de-frota/

A empresa também comprou, na época, os cinco ônibus zero-quilômetro, que vieram da fábrica da Neobus, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Em março, a Vaz entregou seis veículos seminovos para o transporte coletivo. Os modelos possuem carroceria Marcopolo Torino com chassis Mercedes-Benz OF 1721.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/02/25/empresa-de-onibus-de-santo-andre-entrega-seis-veiculos-seminovos-para-o-transporte-coletivo/

Em seguida, outro ônibus seminovo começou a operar. O sétimo veículo é um Marcopolo Torino, com chassi Mercedes-Benz OF 1721 BlueTec5, assim como os outros seis que começaram a operar na cidade em março. Todos os modelos são 2014.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/05/26/viacao-vaz-de-santo-andre-inicia-operacao-de-setimo-veiculo-seminovo-comprado-neste-ano/

RENOVAÇÃO DE FROTA EM SANTO ANDRÉ

Ao Diário do Transporte, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, reforçou a promessa de entregar 50 ônibus novos à cidade até dezembro deste ano.

“O transporte público de Santo André está sendo modernizado e ganha importante reforço com a chegada de novos ônibus para renovar a frota. Neste ano, serão 50 veículos climatizados, com acessibilidade e que começam a circular a partir de setembro. Para o ano que vem, mais 100 novos ônibus, e em 2021, outros 100, totalizando 250 veículos novos nas linhas municipais”, disse o chefe do Executivo.

Até o momento, foram apresentados e estão em operação 30 novos ônibus da Viação Guaianazes. Os veículos são do modelo Caio Apache Vip IV, com chassis Mercedes-Benz, além dos coletivos da Viação Vaz.

Os primeiros 15 ônibus foram apresentados pela Prefeitura no Paço Municipal em 22 de agosto, com cobertura do Diário do Transporte.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/22/primeiros-15-onibus-zero-quilometro-comecaram-a-operar-nesta-sexta-feira-em-santo-andre/

Contudo, a única empresa de Santo André até o momento que trouxe ônibus com ar-condicionado durante a renovação de frota foi a Suzantur, que opera na região da Vila Luzita.

Os novos articulados são do modelo Marcopolo Viale BRT, Volvo B340M, ambos zero-quilômetro. Os veículos substituem duas unidades dos articulados mais antigos, ano 2006/2007, modelo Mercedes-Benz O 500 M – Busscar Urbanuss.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/30/vila-luzita-recebe-mais-dois-onibus-articulados-zero-quilometro-da-suzantur-em-santo-andre/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Paulo disse:

    grande coisa quinta feira passando próximo a garagem da suzantur contei 15 Marcopolo aparentemente zero km com 3 portas e elevador aguardando liberação para rodar um detalhe suzantur esta operando emergencialmete imaginem se fosse concessionária que os anjos protejam os moradores da vila luzita da gangue União= consórcio União ja basta a maldita linha l05

  2. Vera Rodrigues disse:

    Que absurdo a linha que mais tem é 105 e kd os ônibus 102 que ficamos mais de 50 minutos no ponto esperando? Ônibus velho barulhento e motorista mal educado com os idosos falam no celular, não para no ponto qnd a pessoa aciona uma vergonha, vídeos foram feitos e irão sendo eviados pro Diário do ABC

    1. Paulo disse:

      o dono da empresa e Ronan Maria Pinto dono do diário do Grande abc rs não perca seu tempo

  3. mario isaac de souza disse:

    Pagamos uma das mais caras tarifas do país e nem ar condicionado tem nessas porcarias!

  4. Marcos Andreoli disse:

    Inacreditável nesta quinta esperando ônibus da linha B11 sentindo centro / bairro por 1 hora e 8 minutos , está sucata ambulante que se arrasta pela ruas de Santo André, inclusive a porta dianteira nem abria por inteira tinha que esforçar para abrir e o motorista então nem se fala parecia que estava em entranse total…o que esperar deste prefeito que temos…

  5. Ivanilda disse:

    Vê se destina alguns desse ônibus para aumentar a frota do B13 e B19, não aguentamos mais a demora nós pontos e a superlotação.

  6. Débora C S Diogo disse:

    O transporte piblico de Santo André é um dos mais caros do Brasil e não tem nenhuma qualidade: os ônibus da frota estão caindo de tão velhos, barulhentos, sem amortecedor, sem nenhum conforto, demoram demais para passar e andam lotados! Fora a falta de faixas exclusivas para os ônibus! Basta ir em frente à estação CPTM e Terminal de ônibus para conferir o caos que está o emaranhado de carros, táxis impedindo os ônibus de passar! Isso todos os dias! Uma afronta contra os munícipes!

  7. Katia Aparecida Porfirio disse:

    Queria saber quando vão colocar ônibus na linha05.pois esses ônibus estão um lixo.
    A carroça está bem melhor.uma passagem cara e ônibus em péssimas condições..

  8. DEMIS ROCHA VIANA disse:

    A linha T27 demora 55 min para chegar no centro onde antes o trajeto era feito em 25min. Isso nos horário normal se for no horário de pico deus me livre os motorista cobrando passagem perde e muito tempo perdendo a qualidade do transporte em nossa cidade.

Deixe uma resposta