Primeiros 15 ônibus zero-quilômetro começam a operar nesta sexta-feira em Santo André

Publicado em: 22 de agosto de 2019

Veículos possuem porta exclusiva para cadeirantes e sistema de refrigeração de teto

JESSICA MARQUES

Os primeiros 15 ônibus zero-quilômetro de Santo André, no ABC Paulista, foram apresentados nesta quinta-feira, 22 de agosto de 2019, e começam a operar nesta sexta-feira, 23, na cidade.

Os veículos possuem uma terceira porta exclusiva do lado direito para o uso do elevador para pessoas com deficiência. Além disso, os modelos contam com sistema de refrigeração de teto. Todos os ônibus possuem carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Mercedes-Benz OF 1721.

Ao todo, 30 ônibus foram comprados pela Viação Guaianazes, que integra o Consórcio União Santo André. Os outros 15 veículos ainda estão chegando à garagem ou em processo de emplacamento e documentação.

A previsão de entrega destes ônibus é até o fim do mês de agosto, conforme informado pelo diretor-operacional da empresa, Luís Américo da Silva Santos.

Os 15 primeiros ônibus novos vão operar nas linhas T15 – Hospital Mário Covas/Estação Santo André, T17 – Jardim Alvorada/Uni ABC e T29 – Vila Suíça/Estação Santo André já a partir desta sexta-feira.

Segundo o diretor-operacional, o elevador embaixo do ônibus, operando por meio de uma porta exclusiva, contribui para o aumento da capacidade de transporte e para a conservação do veículo.

Neste caso, o elevador não é utilizado como degrau também, como nos outros ônibus. Foi uma opção nossa porque o uso exclusivo para pessoas com deficiência não danifica o equipamento, com os passageiros pisando em cima como ocorre com o modelo em que o equipamento é também degrau“, afirmou Santos.

Confira o vídeo com a demonstração de funcionamento do elevador:

A apresentação dos ônibus foi feita pelo prefeito Paulo Serra. Na ocasião, o chefe do Executivo também reforçou a entrega de mais 50 novos ônibus no primeiro semestre de 2020.

“Hoje a gente dá um passo importante, que é a questão da renovação da frota. Eu estava sendo muito cobrado por isso e hoje temos a alegria de falar que teremos 50 novos ônibus até o fim do ano. Esses ônibus são modelo 2020 e permitem aumentar em 30% a capacidade de transporte”, disse o prefeito Paulo Serra.

VIABILIZAÇÃO ECONÔMICA

O Prefeito Paulo Serra explicou que o fato de o Governo recuperar a credibilidade financeira da cidade foi o que viabilizou a compra dos novos ônibus.

Como a gente colocou a casa em ordem do ponto de vista financeiro, a gente criou fôlego para os concessionários do transporte público fazerem esse investimento“, disse o prefeito.

O subsídio do Bilhete Único que é pago chegou a ficar atrasado e gente recuperou esse fluxo do subsídio, que já é dado“, completou.

Atualmente, em Santo André, a segunda e a terceira tarifa para o mesmo sentido são gratuitas com o uso do Bilhete Único. O valor deste subsídio é de aproximadamente R$ 1,5 milhão por mês, variando de acordo com a utilização da integração por parte dos passageiros.

Quando questionado se houve alguma outra forma de remunerar as empresas do Consórcio União Santo André para viabilizar a compra de ônibus zero-quilômetro, o prefeito Paulo Serra garantiu que não.

“A gente quer fazer com que a modernização crie um sistema que seja autossuficiente, sem majoração da tarifa. Por isso que a gente está modernizando, adaptando, encurtando algumas linhas, criando novas perspectivas, novas integrações para que o sistema volte a ser rentável, autossuficiente, e que os investimentos continuem e não parem mais”, garantiu Serra.

A gente não pode correr o risco que corremos nos últimos anos, de 2013 a 2016, de haver um sucateamento e idade da frota muito antiga. Isso prejudica a qualidade do trabalho, o munícipe sente e a gente tem uma tarifa que exige uma qualidade de transporte melhor”, afirmou também o prefeito.

AR-CONDICIONADO

Os ônibus entregues nesta quinta-feira têm sistema de circulação de ar, mas não contam com ar-condicionado. Os cinco veículos zero-quilômetro que foram comprados pela Viação Vaz também virão sem a tecnologia, ao contrário do que havia sido prometido por Paulo Serra.

Ao ser questionado pelo Diário do Transporte sobre a ausência de ar-condicionado, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que até o momento apenas a Suzantur opera com veículos que possuem a tecnologia na cidade.

“Nesse momento, a gente optou por uma quantidade maior. Cada ônibus com ar-condicionado custa dois desse. A gente preferiu ter mais ônibus. Serão 50 esse ano e destes serão dez com ar-condicionado. Esses 40 cobrem justamente a parte da frota que estava mais antiga e que causava problemas na qualidade do transporte”, disse Paulo Serra.

“Esse ônibus é climatizado, com GPS, mas a gente preferiu investir, para arrumar a casa, em uma frota nova e a partir de agora, os que virão serão equipados com o ar-condicionado. Primeiro a gente precisa resolver a questão da idade média da frota e depois a gente evolui”, afirmou o prefeito.

Confira as imagens dos veículos:

 

jm_sto-and_03jm_sto-and_02jm_sto-and_04jm_sto-and_08jm_sto-and_07

jm_sto-and_09

OF 1721 com sistema de refrigeração de teto

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Wagner Diógenes disse:

    MENTIROSO…

    Prefeito de Santo André é mentiroso!

    Prometeu ônibus com ar condicionado e não cumpriu, não suportou a pressão dos empresários e voltou atrás.

    Ônibus com circulação de ar no teto!?

    É o mesmo modelo apache dos antigos e não vai mudar em nada o desconforto da população, espero que no próximo pleito eleitoral o povo Andreense não esqueça desta “MENTIRA DO PREFEITO!!!”

    #VERGONHAPREFEITO

    Para que um beija-flor na lataria do ônibus???

  2. VERA LUCIA SEIXAS CARVALHO disse:

    E a linha b19 e b13

    1. Aí já é com Baltazar, dono da São Camilo….Vera…vai ser dificil convencer ele a trocar

  3. Vagner disse:

    Só falta contratar novos profissionais para operar

    1. Vanderlei Oliveira disse:

      Sinceramente conheci Paulo Serra pessoalmente antes das eleições e já constatei a falta de caráter do.mesmo.
      Alertei sobre o oportunismo dele jan ocasião onde o povo votou no.psdb simplesmente por raiva de.um determinado partido.
      O que mais se vê nessa administração são cargos comissionados, comprou todos os aliados políticos com cargos, basta ver Aidan e Juliano.
      Sobre a reportagem.em.si, cabe ao povo dar a resposta nas urnas.
      Como vi num comentário a Viação abc comprou ônibus com ar condicionado cobrando tarifa menor.
      A realidade e a máfia desses empresários que sugam o dinheiro do.munícipe, oferecendo um serviço sucateado, e cobrando uma das tarifas mais altas do país, difícil mexer com eles ne?
      Na grande maioria bandidos, um anda ate de helicóptero.

  4. Valdir Antônio horacio disse:

    Isso aí vergonha comprar ônibus novo mais barato $348 mil simples de tudo aí vai aumentar passagem 5.20 para dizer precisa aumentar crupo abc comprou 20 ar condicionado com passagens 4.60 muito estranho isso

  5. estive lá antes do prefeito, quando armavam o púlpito pra ele, em plena garôa…agora só falta os abrigos novos por ele prometidos.

  6. Cintia Barbosa da silva disse:

    Que vergonha compra os onibus mais vagabundo muitas vezes pinta e adesiva pra falar que é novo a passagem mais cara sendo que a empresa nao tem tanto gasto pois nao tem cobrado nao paga a mais para os motorista escolhe as linha que roda mais no centro para mostra que tem onibus novo enquanto as linha dos bairros sao onibus velhos e quebrado e o senhor prefeito so la tirando foto pra se promover

  7. Geralda disse:

    Como sempre onde mais precisa ninguém se preocupa.
    Onde a linha T27 opera é uma vergonha, um bairro muito populoso com uma linha só.
    Só anda lotado.
    Uma vergonha.

  8. justvs disse:

    Sem ar-condicionado,sem câmbio automatico.Onibus a Diesel,enquanto até Cuba está importando da China ônibus elétrico.Olha o tipo de admimistrador!Ele não usa ônibus.

  9. Ismael Junior disse:

    Caramba?! “Cada ônibus com ar-condicionado custa dois desse”? Então logo, o preço de um aparelho de ar-condicionado é o mesmo que o de um ônibus completo? Que aparelho caro é esse???

  10. Laurides Maria delazari disse:

    Quero saber como ficam as ratoeiras do b11 onde quando chove tem que abrir o guarda-chuva dentro do ônibus, sendo que está caindo aos pedaços e elevador de cadeirantes na maioria não funciona, e aí?!

  11. VANUZA CLAUDIA SILVA TELES disse:

    Poderia vir tbm com Wi-Fi e carregador de celular como os de são Paulo

    1. Laurides Maria delazari disse:

      Não respondeu a minha pergunta e ainda copiou e enviou a resposta que eu já havia visto na internet, simplesmente ridículo

Deixe uma resposta