Vila Luzita recebe mais dois ônibus articulados zero quilômetro da Suzantur, em Santo André

Publicado em: 30 de julho de 2019

Foto: Adamo Bazani (clique para ampliar)

Veículos têm ar-condicionado e controle eletrônico de estabilidade e desempenho

ADAMO BAZANI/

Os passageiros do sistema tronco-alimentado de Vila Luzita, em Santo André, no ABC Paulista, vão contar com dois ônibus zero quilômetro.

Os veículos já chegaram à empresa Suzantur, que desde outubro de 2016 opera provisoriamente o conjunto de 15 linhas até a realização de uma concorrência para definir a operadora que assumirá um contrato mais longo, que contempla também a reforma do terminal de integração de Vila Luzita e do pavimento do corredor e das estações da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.

A companhia pode participar da concorrência também.

As unidades devem servir a linha troncal TR101 (Vila Luzita/Terminal Santo André Oeste), que trafega pelo corredor e, nos trechos exclusivos, tem embarque e desembarque pelo lado esquerdo.

Os novos ônibus substituem duas unidades dos articulados mais antigos, ano 2006/2007, modelo Mercedes-Benz O 500 M – Busscar Urbanuss

Os novos articulados são do modelo Marcopolo Viale BRT, Volvo B340M.

Como diferenciais, os veículos têm suspensão pneumática, ar-condicionado e controle eletrônico de freio e estabilidade.

Wagner Aparecido Militani da Silva, escalante, descreveu as características dos dois ônibus novos para o Diário do Transporte: “Os dois carros possuem ar-condicionado. Serão os dois primeiros veículos climatizados que o sistema da Vila Luzita vai receber. Eles também possuem USB para carregar celular, além do tom do piso, imitando madeira, lembrando o conforto dos ônibus rodoviários. Além disso, os novos veículos têm encosto de cabeça, uma inovação para trazer mais conforto para o passageiro”.

Os veículos ainda contam com iluminação interna e externa de led, câmeras de monitoramento de embarque e desembarque com imagens das portas sendo reproduzidas no painel do motorista e piso antiderrapante com imitação de madeira para aumentar a sensação de sofisticação dos passageiros.

Os ônibus ainda possuem itens de acessibilidade e espaço para cadeira de rodas e cão-guia.

Com capacidade para 41 passageiros sentados e 67 em pé, mais espaço para cadeira de rodas e cão-guia, cada veículo custou R$ 1,1 milhão.

Como mostrou o Diário do Transporte, o secretário de Mobilidade Urbana de Santo André, Ajan Marques, afirmou que o lançamento do edital do sistema de Vila Luzita deve ocorrer até a terceira semana de agosto. É a quarta promessa do ano.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/07/29/em-quarta-promessa-prefeitura-de-santo-andre-preve-publicacao-do-edital-de-transportes-da-vila-luzita-para-agosto/

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

 

TAGAS

 

Comentários

  1. Allice disse:

    Quando teremos desapropriação de mais um quarteirão pra ficar decente o Terminal da VLuzita????

  2. Elton Camilo disse:

    Que tal mudarmos TODOS para a Vila Luzita? Afinal, tudo sempre começa por lá… No ano que vem, só votarei para candidatos que sejam do outro lado do rio; afinal, também somos andreenses e queremos melhorias para os nossos bairros também!

    1. Vem coisa nova nas demais, Elton, o prefeito até anunciou aqui novos onibus com nova roupagem (pintura-nova)…aguarde.

  3. Tânia Ferreira Da Silva. disse:

    Agora só falta o povinho zelar.

    1. Airton Bueno disse:

      Parabéns a Suzantur que mais uma vez está mostrando na prática o compromisso que ela tem com a cidade de Santo André e com a população da região da Vila Luzita, que são os usuários diretos do transporte coletivo. Somos nós que pagamos o valor das passagens e merecemos um transporte e tratamento de qualidade! Obrigado!!!

  4. Tudo bonito, dentro e fora,,,,já não vi no painel ao menos as câmeras de monitoramento das portas, para controle do condutor…como nos novos da ABC de São Bernardo,,,VIP-CAIO

    1. blogpontodeonibus disse:

      Vai instalar ainda

    2. Carlos Souza disse:

      Incrível algumas pessoas. Se não troca os ônibus reclama, se troca também reclama. Fica difícil. Não se preocupem. Se a Suzantur não ganhar a licitação, os ônibus vão pra Mauá.

  5. Maria Aparecida Da Silva disse:

    que o povo venha zelar para ser dos filhos no futuro.

  6. Maria Aparecida Da Silva disse:

    transporte do futuro

  7. Jairo disse:

    Mais uma licitação com indicios de carta marcada. Investir 2 milhões sem garantia de retorno é só papai noel né !! =]

  8. João Luiz disse:

    Se a suzantur está operando de forma emergencial e ainda não foi definido quem será o vencedor da licitação, porque ela está investindo tanto em ônibus zero quilômetro???? Será que ela já está contando que vencerá a licitação???????????

  9. Matheus Silva disse:

    Suzantur do céu, se você perder eu vou ficar com pena.

  10. lucasakura@hotmail.com disse:

    Lindo ônibus muito melhor que os carroceria caio piso cimilar de madeira acabamento muito melhor para limpa show parabéns suzantur pela aquisição

    1. Cassandra disse:

      A cidade toda devia ser suzantur! Os ônibus da outra linha são todos velhos e desconfortáveis

  11. Diego disse:

    A Suzantur tá investindo pesado, a região da VILA LUZITA tem uma demanda extremamente alta, a empresa tem q investir mesmo, os carros q vieram da Sambaíba já estão cansados… Se ganhar a licitação tá ótimo, a região não vai perder nada, muito pelo contrário a empresa se preocupa e muito com a sua frota e toda melhoria por parte da empresa vai beneficiar o usuário de transporte.

    A prefeitura deveria ter acelerado o processo de licitação… Vamos acompanhar o processo.

  12. André disse:

    Vocês elogiam o serviço da suzantur aí em Santo André. Venham ver o serviço dela aqui em São Carlos. Vocês vão sair correndo de tão péssimo que é !!!!! Ela não está nem um pouco preocupada com a população aqui da cidade….

  13. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Marcopolo; não sei se foram vocês que instalaram essas tomadas de USB; mas se foi; por que não fazem igual no G7. mas embutido né.

    Poxa no urbano está num ótimo instalado num ótimo local e no rodoviário num péssimo local; inacreditável.

    Mas a do passageiro do corredor não pode ser na lateral né.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta