Prefeitura de SP divulga resultado de concorrências para modernização de dois corredores nas zonas Leste e Sul

Publicado em: 9 de setembro de 2019
Corredores

Malha de corredores de ônibus avançou muito pouco na capital. (Foto ilustrativa)

Corredores da Amador Bueno da Veiga, na Zona Leste e Itapecerica, entre os terminais João Dias e Capelinha, na Zonal Sul, fazem parte de proposta de 5 corredores lançada em dezembro de 2018

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial da Cidade deste sábado, dia 07 de setembro de 2019, os resultados das concorrências para a contratação de empresa ou consórcios para elaborar o projeto básico e projeto executivo da requalificação de dois corredores:

Corredor Amador Bueno da Veiga (trecho entre Praça Micaela Vieira e R. Embira) Zona Leste; e

Corredor de Ônibus Itapecerica (trecho entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha) – Zona Sul.

As concorrências foram realizadas pela empresa municipal São Paulo Obras, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, que divulgou hoje Julgamento das Propostas Técnicas com as respectivas notas.

Corredor Amador Bueno da Veiga:

A ECR Engenharia Ltda recebeu a maior pontuação, Nota Técnica (NT) 92,9.

Na sequência, também classificadas, vieram as demais empresas:

GPO SISTRAN ENGENHARIA LTDA – NT: 90,0

SYSTRA Engenharia e Consultoria Ltda – NT: 90,3.

CONSÓRCIO SENER – ATP CORREDOR AMADOR BUENO (Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas S.A/ ATP Engenharia Ltda) – NT: 89,3;

CONSÓRCIO MELHORIAS URBANAS (Encibra S.A Estudos e Projetos de Engenharia/AGM Projetos de Engenharia Ltda) – NT: 87,9;

CONSENGE Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda – NT: 84,4;

EGIS Engenharia e Consultoria Ltda – NT: 81,3;

Corredor de Ônibus Itapecerica (trecho entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha) – Zona Sul.

Dentre as propostas apresentadas, a Comissão de Licitação desclassificou a proposta do CONSÓRCIO CONTÉCNICA-LOGIT-61 (Contécnica Consultoria Técnica Ltda/Logit Engenharia Consultiva Ltda), por deixar de atender as condições de apresentação da proposta estabelecidas em dois itens do Edital.

As demais propostas foram classificadas, com a GPO SISTRAN ENGENHARIA LTDA obtendo a maior Nota Técnica (NT): 90,0. Na sequência, as demais propostas obtiveram as seguintes Notas:

ECR ENGENHARIA LTDA – NT: 89,9;

PLANSERVI ENGENHARIA LTDA – NT: 89,5.

EGIS ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA – NT: 85,3.

As Atas de Julgamento das duas concorrências encontram-se disponíveis para consulta na SP Obras.

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HISTÓRICO

O processo vem se desenrolando desde 2018.

No dia 15 de agosto do ano passado a prefeitura já havia lançado licitações para três corredores, dentre os quais o Amador Bueno da Veiga, na zona Leste. Relembre: Prefeitura de São Paulo abre licitações para corredores de ônibus nas zonas Leste, Sul e Norte

Na semana seguinte, 25 de agosto, a prefeitura comunicou que as licitações tinham sido suspensas. Relembre: Suspensas licitações para três corredores de ônibus na cidade de São Paulo

No dia 29 de dezembro, a prefeitura lançou um pacote licitando cinco corredores, dentre os quais estavam novamente o Corredor da Amador Bueno da Veiga e foi introduzido o Corredor Itapecerica. Além destes, foram incluídos os seguintes trechos:

Corredor Interlagos (trecho entre Avenidas Washington Luís e Atlântica) – Zona Sul;

Corredor Imirim (trecho entre Av. Dep. Emílio Carlos e Al. Afonso Schimidt) – Zona Norte; e

Corredor Santo Amaro/João Dias (trecho entre Avenida Portugal e Terminal João Dias) – Zona Sul.

Relembre: Prefeitura de SP abre concorrência para cinco corredores de ônibus

As entregas das propostas eram previstas para 21 de fevereiro, mas por causa de questionamentos, foram remarcadas para os dias 28 de fevereiro e 01º de março.

Entretanto, no dia 28 de fevereiro a SPObras suspendeu a concorrência.

Relembre: Bruno Covas suspense licitações de corredores de ônibus sem data para retomada da concorrência

No dia 02 de março publicou novas datas para as entregas de propostas: 21 e 22 de março de 2019.

Nos dias 21 e 22 de março deste ano, a SP Obras finalmente realizou a Concorrência para modernização dos 5 Corredores.

Relembre: EXCLUSIVO: Para modernização de mais dois corredores de ônibus, SPObras recebe dez propostas nesta sexta-feira, 22

DÉFICIT DE CORREDORES:

A gestão municipal, iniciada em janeiro de 2017 com o hoje governador João Doria, instituiu no plano plurianual da prefeitura a meta de construir e reformar 72 quilômetros de corredores de ônibus.

Levando em consideração a informação da própria prefeitura de que até agora foram entregues 3,3 quilômetros do corredor Berrini, na zona Sul, e que estão em obras mais 14 quilômetros de extensão do corredor Itaquera, trechos 1 e 2, na zona Leste, falta muito para atual gestão cumprir o plano.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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