EXCLUSIVO: Para modernização de mais dois corredores de ônibus, SPObras recebe dez propostas nesta sexta-feira, 22
Publicado em: 22 de março de 2019

Na quinta-feira, outros três corredores receberam 20 propostas. Vias ficam nas zonas Sul, Leste e Norte de São Paulo
ADAMO BAZANI
A SPObras, empresa da prefeitura de São Paulo vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, recebeu nesta sexta-feira, 22 de março de 2019, dez propostas de empresas e consórcios com interesse em executar as reformas e modernizações de dois corredores de ônibus na zona Sul da cidade: Corredor de Ônibus Santo Amaro/João Dias (entre Avenida Santo Amaro e Terminal João Dias) e Corredor de Ônibus Itapecerica (entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha).
Como mostrou o Diário do Transporte, nesta quinta-feira, 21, as obras de três corredores de ônibus receberam 20 propostas: Corredor de Ônibus Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica), na zona Sul; Corredor de Ônibus Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt), na zona Norte; e Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira), na zona Leste.
Assim como ocorreu na quinta-feira, uma única empresa ou consórcio participa da concorrência de mais de um corredor.
Algumas das empresas que participaram das entregas de envelopes para os corredores nesta sexta-feira, também tinham oferecido propostas para os corredores contemplados nas sessões das concorrências de ontem.
As propostas apresentadas nas licitações desta sexta-feira, 22 são:
Corredor de Ônibus Santo Amaro/João Dias (entre Avenida Santo Amaro e Terminal João Dias):
Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda
Consórcio Contécnica – Logit 51 (Contécnica Consultoria Técnica Ltda / Logit Engenharia Consultiva Ltda)
Consórcio MBCB-5 (Maubertec Engenharia e Projetos Ltda / Cobrape Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos)
GPO Sistran Engenharia Ltda
Planservi Engenharia Ltda
Corredor de Ônibus Itapecerica (entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha):
Consórcio Contécnica – Logit 51 (Contécnica Consultoria Técnica Ltda / Logit Engenharia Consultiva Ltda)
ECR Engenharia Ltda
EGIS Engenharia e Consultoria Ltda
GPO Sistran Engenharia Ltda
Planservi Engenharia Ltda
Por causa do grande número de documentos, as empresas que quiserem dar vistas à toda papelada têm os dias 02 e 03 de abril para análise no caso do corredor Santo Amaro/João Dias e 04 e 05 de abril para o corredor Itapecerica.
Já as propostas desta quinta-feira foram as seguintes:
– Corredor de Ônibus Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica) – zona Sul:
Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda
Consórcio Contécnica – Logit 21 (Contécnica Consultoria Técnica Ltda / Logit Engenharia Consultiva Ltda)
Consórcio MBCB-2 (Maubertec Engenharia e Projetos Ltda / Cobrape Cia Brasileira de Projetos e Empreendientos)
Consórcio Melhorias Urbanas (Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia/AGM Projetos de Engenharia Ltda)
Consórcio Sener – ATP Corredor Amador Bueno (Sene Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas S.A./ ATP Engenharia Ltda)
GPO Sistran Engenharia Ltda
– Corredor de Ônibus Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt) – zona Norte:
Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda
Consórcio Oficina MobiTrans (Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda / Mobtrans Engenharia Ltda)
ECR Engenharia Ltda
EGIS Engenharia e Consultoria Ltda
GPO Sistran Engenharia Ltda
Planservi Engenharia Ltda
Systra Engenharia e Consultoria Ltda
– Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira) – zona Leste:
Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda
Consórcio Melhorias Urbanas (Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia/AGM Projetos de Engenharia Ltda)
Consórcio Sener – ATP Corredor Amador Bueno (Sene Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas S.A./ ATP Engenharia Ltda)
ECR Engenharia Ltda
EGIS Engenharia e Consultoria Ltda
GPO Sistran Engenharia Ltda
Systra Engenharia e Consultoria Ltda
Uma vez passada a fase de vistas às documentações, a SPObras vai divulgar as empresas que forem eventualmente habilitadas e inabilitadas. Depois disso, vai abrir as propostas comerciais com os valores pedidos pelas empresas para fazerem as obras. Com base no menor valor é que serão selecionadas as empresas ou consórcios.
As concorrências para as reformas destes corredores de ônibus se arrastam desde o ano passado, sendo várias vezes adiadas.
Como mostrou o Diário do Transporte, as propostas inicialmente deveriam ter sido apresentadas em 31 de agosto de 2018 para os corredores em Interlagos, na zona Sul; o Amador Bueno da Veiga, na zona Leste; e o Imirim, na zona Norte.
Relembre:
Mas depois de questionamentos de eventuais concorrentes e necessidades de alterações de editais, a SPObras suspendeu a disputa.
Relembre:
Apenas no dia 29 de dezembro de 2018, a gestão Bruno Covas reabriu a concorrência, com cinco corredores: Interlagos, Santo Amaro/João Dias, Itapecerica (zona Sul); Imirim (zona Norte) e Amador Bueno da Veiga (zona Leste).
As entregas das propostas eram previstas para 21 de fevereiro, mas também por causa de questionamentos, foram remarcadas para os dias 28 de fevereiro e 01º de março.
Entretanto, no dia 28 de fevereiro a SPObras suspendeu a concorrência.
No dia 02 de março publicou novas datas para as entregas de propostas: 21 e 22 de março de 2019.
DÉFICIT DE CORREDORES:
A gestão municipal, iniciada em janeiro de 2017 com o hoje governador João Doria, instituiu no plano plurianual da prefeitura a meta de construir e reformar 72 quilômetros de corredores de ônibus.
Levando em consideração a informação da própria prefeitura de que até agora foram entregues 3,3 quilômetros do corredor Berrini, na zona Sul, e que estão em obras mais 14 quilômetros de extensão do corredor Itaquera, trechos 1 e 2, na zona Leste, falta muito para atual gestão cumprir o plano.
Mas o prefeito Bruno Covas declarou ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no final de janeiro que, por questões orçamentárias, não vai conseguir cumprir a meta de corredores.
Em fevereiro, em resposta à Folha de São Paulo sobre a matéria que relatava o fato de prefeito Bruno Covas descontinuar ou mudar os nomes dos programas do seu antecessor, João Doria, a administração municipal disse que até o final da gestão a prioridade seria a manutenção dos atuais corredores, em referência ao questionamento sobre o BRT Rapidão, entre os terminais Capelinha e João Dias, na zona Sul.
A primeira promessa, ainda de João Doria, era de que os testes do BRT Rapidão começassem em março de 2017.
No dia 18 de fevereiro, o Diário do Transporte mostrou que a gestão tirou R$ 12,39 milhões (R$ 12.392.207,64) que estavam previstos para ampliar e moderniza a rede de corredores de ônibus da cidade em benefício do Autódromo de Interlagos, que ainda deve ser concedido à iniciativa privada.
O dinheiro vai ser usado para reformar o pavimento e parte das dependências do local de competição.
O remanejamento está inserido num crédito adicional de quase R$ 100 milhões (R$ 99.998.442,84) aberto pela prefeitura e oficializado em 16 de fevereiro de 2019.
No decreto, valor que o Autódromo vai receber é o mesmo que os corredores de ônibus terão de ceder.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
No caso da amador bueno sei que não e um corredor, não sei porque tratam assim, e mais um canto que passam ônibus, e vão colocar um asfalto mais duradouro nos moldes de um corredor, algo que já fizeram na gestão passada, na Av Itaquera, chegando ao centro de Itaquera.