Bruno Covas suspende licitações de corredores de ônibus sem data para retomada da concorrência
Publicado em: 28 de fevereiro de 2019
Editais eram para requalificação e ampliação das estruturas das zonas Sul, Norte e Leste
ADAMO BAZANI
A SPObras, da prefeitura de São Paulo, suspendeu por tempo indeterminado licitações para reforma e modernização das estruturas de cinco corredores de ônibus da cidade.
As vias estavam incluídas na meta da gestão até o final de 2020 para entrega e requalificação de 72 km de corredores que podem fazer com que o tempo de viagem no transporte seja menor, assim como, em médio prazo, reduzir os custos do sistema já que não enfrentando congestionamento, os ônibus gastam menos e é possível fazer mais viagens com uma frota menor, sem interferir na oferta ao passageiro.
Estão suspensas as concorrências para a modernização do Corredor de Ônibus Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica), Corredor de Ônibus Santo Amaro/João Dias (entre Avenida Santo Amaro e Terminal João Dias) e Corredor de Ônibus Itapecerica (entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha), na zona Sul; Corredor de Ônibus Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt), na zona Norte; e Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira); na zona Leste.
Como mostrou o Diário do Transporte, as aberturas dos envelopes com as propostas já tinham sido adiadas, mas, desta vez, havia a programação para ocorrer nesta quinta (28) e sexta (01).
Relembre:
Em edições ao longo da semana do Diário Oficial da Cidade, foi publicada uma série de dúvidas sobre a modelagem econômica, questões de engenharia e aspectos das redações dos editais.
Como mostrou o Diário do Transporte, as propostas inicialmente deveriam ter sido apresentadas em 31 de agosto de 2018 para os corredores em Interlagos, na zona Sul; o Amador Bueno da Veiga, na zona Leste; e o Imirim, na zona Norte.
Relembre:
Mas depois de questionamentos de eventuais concorrentes e necessidades de alterações de editais, a SPObras suspendeu a disputa.
Relembre:
Apenas no dia 29 de dezembro de 2018, a gestão Bruno Covas reabriu a concorrência, com cinco corredores: Interlagos, Santo Amaro/João Dias, Itapecerica (zona Sul); Imirim (zona Norte) e Amador Bueno da Veiga (zona Leste).
As entregas das propostas eram previstas para 21 de fevereiro, mas também por causa de questionamentos, foram remarcadas para os dias 28 de fevereiro e 01º de março.
Trata-se de uma concorrência para cada corredor.
A gestão municipal, iniciada em janeiro de 2017 com o hoje governador João Doria, instituiu no plano plurianual da prefeitura a meta de construir e reformar 72 quilômetros de corredores de ônibus.
Levando em consideração a informação da própria prefeitura de que foram entregues 3,3 quilômetros do corredor Berrini, na zona Sul, e que estão em obras mais 14 quilômetros de extensão do corredor Itaquera, trechos 1 e 2, na zona Leste, falta muito para atual gestão cumprir o plano.
Mas o prefeito Bruno Covas declarou ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no final do mês passado que, por questões orçamentárias, não vai conseguir cumprir a meta de corredores.
Nesta segunda-feira, 18, o Diário do Transporte mostrou que a gestão tirou R$ 12,39 milhões (R$ 12.392.207,64) que estavam previstos para ampliar e moderniza a rede de corredores de ônibus da cidade em benefício do Autódromo de Interlagos, que ainda deve ser concedido à iniciativa privada.
O dinheiro vai ser usado para reformar o pavimento e parte das dependências do local de competição.
O remanejamento está inserido num crédito adicional de quase R$ 100 milhões (R$ 99.998.442,84) aberto pela prefeitura e oficializado no último sábado, 16 de fevereiro de 2019.
No decreto, valor que o Autódromo vai receber é o mesmo que os corredores de ônibus terão de ceder.
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Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Transporte coletivo não é prioridade desta gestão. Além de remanejar centenas de milhões de reais para outras pastas, agora vem as restrições ao vale transporte.
Essa gestão está pavimentando o caminho para a volta do transporte clandestino.
DESDE QUE A MARTA SUPLICY … APESAR DE TANTOS EQUÍVOCOS E ASNEIRAS E DE SEU PARTIDO MARXISTA COMUNISTA NA ÉPOCA … (O PT! ) SAIU DA PREFEITURA , O TRANSPORTE PERDEU IMPORTANCIA! E O TRANSPORTE CLANDESTINO ja voltou na Área 03 da EMTU-RMSP ! Linhas de Guarulhos para os Metrôs Tucuruvi e Parada Inglesa, na Zona Norte da Capital e Área 02 da SPTrans estao sendo PREDADAS na “cara – dura”! Assim como a EMTU perdeu o controle sobre o que acontece em suas Linhas Metropolitanas … a SPTrans ja começa a perder tmb no “fundao” das Áreas 03 e 04 – Zona Leste 1 (Nordeste) e Leste propriamente dita… e na Area 02 – Zona Norte – Divisa com Guarulhos e Mairiporã! Vans na regiao FIDELIZAM os clientes se comunicando via “ZAP-ZAP” e aceitando R$4,00 pra deIxar as pessoas uma ou duas esquinas antes de Estações do Metrô ou CPTM mais próximas ou até Terminais da SPTrans … vai vendo ! É tudo tao RETRÔ…TÃO ANOS 90! nao??! Tão “VINTAGE”! PREFEITURA DE SP /SP ESTÁ A DERIVA ! E O BRUNO COVAS QUER “LANÇAR ” DORIA AO PLANALTO EM 2.022 kkkkkkkkkkkkkkk DEUS NOS LIVRE DO PT E DO PSDB E SUAS MALTAS!
Cada dia um 7×1 diferente vindo do meninão