Sindicato dos Metroviários diz que acidente com monotrilho foi causado por ausência de sistema de comunicação
Publicado em: 7 de fevereiro de 2019
Segundo a categoria, a Linha 15 não possui sistema de detecção de outro trem
ADAMO BAZANI / JESSICA MARQUES
O Sindicato dos Metroviários informou que o acidente que resultou na colisão de dois trens do monotrilho da Linha 15-Prata, na capital paulista, foi causado por falha no sistema de comunicação.
Segundo os metroviários, a Linha 15-Prata não possui sistema de detecção de outro trem. O sindicato, em ofício, aponta ainda a ausência de um operador de trem como possível causa do acidente.
Apesar da alegação, a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) informou, em nota ao Diário do Transporte nesta quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019, que o monotrilho é seguro e que a colisão foi causada por falha humana.
Em 05 de fevereiro de 2019, o Metrô de São Paulo divulgou um laudo da comissão de segurança informando que o acidente foi causado por falha humana.
Segundo nota da estatal, “a ação humana tornou o trem M22, que estava estacionado na plataforma da estação Jardim Planalto, invisível ao sistema de comunicação e sinalização (CBTC), causando a colisão com o trem M23”.
O Sindicato dos Metroviários mostra-se contra a conclusão do Metrô de São Paulo e os membros estão reunidos nesta quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019, com a imprensa para esclarecer os fatos, na visão da categoria.
Para Raimundo Borges, coordenador da Secretaria Geral do sindicato, o problema está no CBTC (Controle de trens baseado em comunicação).
“E a frase que está nos jornais é: ação humana tornou trem M22, que estava estacionado, invisível à CBTC. Isso é mentira, nós queremos deixar categórico. Não é verdade. O trem estava invisível devido ao CBTC, é o inverso”, disse. “Ao se desligar o trem, ele desaparece para o sistema”.
Confira o ofício da categoria na íntegra:
O Sindicato dos Metroviários diz também que a população pode continuar utilizando o monotrilho, já que os trabalhadores estão se esforçando para aumentar a segurança. Entretanto, não descarta a possibilidade de ocorrerem outros acidentes.
O Diário do Transporte entrevistou o coordenador da Secretaria Geral do Sindicato dos Metroviários, Vagner Fajardo.
Confira a entrevista na íntegra:
STM REBATE SINDICATO
Em nota, a STM rebateu a informação divulgada pelo sindicato nesta quinta-feira. Para a Pasta, a colisão foi causada por falha humana.
Confira a nota da Secretaria na íntegra:
O monotrilho é seguro. A tecnologia é reconhecida internacionalmente e usada em diversos países. No Brasil, está em operação desde 2014 na Linha 15-Prata. A Comissão Permanente de Segurança, formada por especialistas do Metro, após criteriosa análise, concluiu que em 29/01 não houve qualquer falha do sistema de sinalização e sim erro humano. Todos os funcionários responsáveis por operar o sistema são treinados e qualificados para essa atividade.
COLISÃO
No final da noite do dia 29 de janeiro, as duas composições M22 e M23 bateram na região da estação Jardim Planalto, na zona leste da capital paulista. O local ainda não recebe passageiros. Ninguém se feriu já que as composições estavam vazias.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Segundo “acidente” seguido por falha humana em poucos dias e que os “representantes da categoria” vem defender os metroviários.
Mas o circuito de via, que é feito com os contadores de eixos deveria ter apresentado ocupação, ou seja alguém errou!
Se foi falha humana eu não consegui compreender onde foi a falha. Foi aberto uma Não confirmidade e estudado a causa raiz? Quais serão as medidas preventivas e corretivas desta situação?
Amigos, boa noite.
Para resolver esse impasse é só solicitar um laudo para o IPT; simples.
Afinal; tem ou não tem maquinista este Aerotrem ??
Att,
Paulo Gil