LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES: Empresas de ônibus questionam edital

licitação São Paulo

Ônibus em São Paulo. Empresas contestam pontos do edital.

Viações querem mais detalhes sobre remuneração e acham que o modelo proposto pela prefeitura vai aumentar os custos de operação dos transportes

ADAMO BAZANI

O SPUrbanuss,  sindicato que representa as empresas de ônibus da cidade de São Paulo, informou nesta segunda-feira, 17 de agosto de 2015, que está questionando oficialmente, ainda na esfera administrativa, pontos das minutas do edital de licitação que vai redesenhar o modelo de transportes da capital paulista pelos próximos 20 anos.

É o maior sistema de ônibus da América Latina, com 9 milhões de registros de passagens por dia. O contrato de 20 anos é estimado em torno R$ 70 bilhões, podendo haver renovação por mais 20 anos caso haja necessidade.

Os questionamentos foram formalizados na fase de consulta pública às minutas do edital, prolongada até o dia 31 de agosto, e dizem respeito às formas de remuneração das companhias e aos investimentos exigidos. Segundo as empresas de ônibus, faltam definições a ponto do edital que inclui quesitos relacionados à qualidade dos serviços para calcular os repasses às viações.

“Consta no edital que o pagamento pelos serviços prestados será atrelado à disponibilidade da frota e ao cumprimento das viagens; porém, não especifica o que ocorre quando eventos alheios ou fora do controle das empresas atrapalham a operação dos veículos, como acidentes, inundações, manifestações ou mesmo problemas com semáforos ou nas vias de circulação”, afirmou em nota o presidente do SPUrbanuss, Francisco Christovam.

Com isso, as viações querem saber quais os critérios e fatores que determinam de quem é a culpa pelo não cumprimento de viagens.

As empresas de ônibus ainda alegam que pela forma como foram colocadas as exigências de investimentos por parte da prefeitura, os custos de operação dos transportes devem aumentar em torno de 10%.

“Outro ponto questionado é o altíssimo investimento exigido das empresas.  Nos oito primeiros meses, após a assinatura do futuro contrato de concessão, as empresas deverão investir cerca de R$ 1 bilhão na aquisição de novos veículos de grande porte e na implantação de um CCO. Vale ainda acrescentar que o custo anual de produção dos serviços de transporte por ônibus em São Paulo é de aproximadamente R$ 6,3 bilhões. Na avaliação do SPUrbanuss, se tudo acontecer como está previsto e exigido  no edital de licitação, ao invés de diminuir, como propõe a Prefeitura, esse custo deverá aumentar em cerca de 10%.” – prossegue a nota da representação das empresas de ônibus.

O SPUrbanuss ressaltou na informação que apoia a licitação dos serviços de ônibus e que vê de forma positiva a proposta do edital, principalmente no que diz respeito à modernização do sistema, mas acredita que “alguns pontos precisam ser esclarecidos na versão definitiva do documento a ser publicado.”

O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE A LICITAÇÃO:

A licitação deve remodelar os transportes na cidade e desenhar o modelo de frota e serviços pelos próximos vinte anos, prazo dos contratos com as empresas de ônibus que ganharem a concorrência.

As linhas devem ser alteradas. O edital propõe a criação de três grupos de serviços:

GRUPOS DE LINHAS:

– Grupo Estrutural, que vai contar com as linhas de maior demanda ligando as regiões da cidade até o centro (linhas radiais) e a linhas ligando regiões diferentes em corredores de ônibus ou vias de grande movimento (linhas perimetrais).

– Grupo Local de Articulação Regional, que vai ter linhas entre as centralidades de regiões diferentes ou entre as regiões e o centro da cidade sem passar por corredores ou vias de maior fluxo.

– Grupo Local de Distribuição, com linhas dentro das regiões, normalmente ligando os bairros aos terminais locais de ônibus ou estações do Metrô e da CPTM. Neste grupo também serão incluídas as redes rurais.

REDES DE SERVIÇOS:

Serão quatro tipos de serviços, classificados como redes:

– Rede de Referência: Dias úteis e sábados

– Rede de Reforço: Com linhas que só vão operar nos horários de pico

– Rede de Domingos e Feriados: Com linhas e horários específicos para estes dias

– Rede da Madrugada: Já em vigor, hoje com 151 linhas que operam entre a meia noite e quatro da manhã.

FROTA, VIAGENS E REMUNERAÇÃO:

A frota de ônibus da cidade deve ser reduzida dos atuais 14 mil 770 veículos para 12 mil 898 entre micro-ônibus, midibus (micrões), ônibus básicos motor dianteiro, ônibus padron motor traseiro, ônibus padron 15 metros motor traseiro, ônibus articulados (18,6 metros a 21,3 metros), ônibus superarticulados (23 metros) e ônibus biarticulados (25 metros a 28 metros).

Apesar da redução da frota, o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, disse que o número de lugares no sistema vai aumentar dos atuais 1,2 milhão para 1,35 milhão.

Segundo ele, isso será possível pela colocação de mais ônibus de maior capacidade. Os mini-ônbus devem passar dos atuais 4 mil para 250. Já os midis (micrões) devem ir de mil para 2 mil veículos e o total de superarticulados passar dos atuais 500 para 2.500.

Com a reorganização das linhas, eliminando as sobreposições e ampliando serviços em corredores de alta demanda, o total de partidas por mês deve aumentar de 245 milhões para 280 milhões.

A TIR – Taxa Interna de Remuneração para as empresas de ônibus deve ser reduzida dos atuais 18% para 9,97% ao ano.

EMPRESÁRIOS:

Apesar das mudanças das linhas e de parte da frota, o mercado aposta que a estrutura empresarial dos transportes na cidade deva passar por poucas alterações. Na prática, a aposta é de que os mesmos empresários continuem operando. Como o novo sistema não vai admitir mais as cooperativas, estas entidades se transformaram em empresas para participar da disputa. Tanto as atuais viações como as ex-cooperativas devem se organizar em SPE – Sociedade de Propósito Específico.

Hoje, o sistema é dividido em estrutural e local:

EMPRESAS DO SUBSISTEMA ESTRUTURAL:

– Viação Santa Brígida Ltda:

Principais Sócios: Belchior Saraiva, Luiz Augusto Saraiva, Marcio Arduin Saraiva, Mario Luiz Saraiva, Mauricio Daniel Saraiva, Silvia Helena Saraiva Gomes, Antonio Carlos Lourenco Marques, Julio Luiz Marques, Luiz Antonio De Paulo Marques, Manuel Lourenco Marques, Rita De Cassia Marques Mesa Campos

– Viação Gato Preto Ltda:

Principais Sócios: Ricardo Luis Gatti Moroni, Catharina Anna Gatti Moroni, Anita Cecilia Gatti Moroni de Padua Lima, Joao de Padua Lima Neto

– Sambaíba Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios: Belarmino de Ascenção Marta, Bampar Participações Ltda, Vilar do Rei Participacoes Ltda, Comercial Sambaíba de Viaturas Ltda

– VIP Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios:  José Ruas Vaz, Carlos de Abreu, Armelim Ruas Figueiredo, Vitorino Teixeira da Cunha,  Eduardo Caropreso Vaz Gomes, Antonio Roberto Berti, Carlos Alberto Risso Alexandre Videira, Claudio Jose Figueiredo Alves, Delfim Alves de Figueiredo, Jose Alves de Figueiredo, Luis do Nascimento Rodrigues, Marcos Jose Monzoni Prestes

– Ambiental Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios: Eduardo Ciola, Jose Eduardo Caldas Goncalves, participação do Grupo Ruas

– Via Sul Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios: Jose Ruas Vaz, Carlos De Abreu, Armelim Ruas Figueiredo, Ricardo Vaz Pinto, Vicente Dos Anjos Diniz Ferraz, Marcelino Antonio Da Silva, Manuel Bernardo Pires De Almeida, Francisco Pinto, Francisco Parente Dos Santos, Morgado De Mateus, Elvira Risso Alexandre Videira

– Viação Cidade Dutra Ltda:

Principais Sócios: Jose Ruas Vaz, Armelin Ruas Figueiredo, Francisco Pinto, Joao Goncalves Goncalves, Joaquim De Almeida Saraiva, Marcelino Antonio Da Silva, Vicente Dos Anjos Dinis Ferraz

– Tupi – Transportes Urbanos Piratininga Ltda:

Principais Sócios:  Gustavo Luiz Zampol Pavani, Paulo Eduardo Zampol Pavani

– Mobi Brasil Transportes São Paulo Ltda:

Principais Sócios: Niege Chaves, Tatiana Chaves Suassuna, Honorio Goncalves Da Silva Neto, Terra Participacoes E Patrimonio Eireli

– Viação Campo Belo Ltda:

Principais Sócios: Jose Ruas Vaz, Armelim Ruas Figueiredo, Francisco Pinto, Vicente Dos Anjos Dinis Ferraz

– Viação Gatusa Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios: Jose Saad Neto, Livonpride S/A.,

– Transkuba Transportes Gerais Ltda:

Principais Sócios: Sergio Kuba, Cafetur Transportes Ltda.,

– Transppass Transportes de Passageiros Ltda:

Principais Sócios: Antonio Dos Santos Pereira, Antonio Joao Pinto Dos Santos, Simone Batista Dos Santos

EMPRESAS DO SUBSISTEMA LOCAL – ANTIGAS COOPERATIVAS:

– Consórcio Spencer Transporte (antiga Cooper Fênix)

Principais Sócios: Manoel Edson Barbosa, Roberson De Nobrega

– Norte Buss Transporte (antiga Transcooper)

Principais Sócios: Guilherme Correa Filho, Jeremias Jose Pereira, Luiz Fernando Silva Dos Santos, Paulo Sato, Valdi Batista De Figueiredo

– Consórcio Qualibus (antiga garagem 2 da Associação Paulistana)

Principais Sócios: Luiz Carlos Calegari, Marcelo Paschoal Cardoso, Ubiratan Antonio Da Cunha,

– Transunião Transportes (antiga garagem 3 da Associação Paulistana):

Principais Sócios: Wilson Pereira Da Costa, Ubirata Batista De Oliveira, Osiel Bernardino Pinto, Jose Edson Accioly Lins, Adauto Soares Jorge, Adao Lino Dos Santos,

– Express Transportes Urbanos (proveniente da cooperativa Nova Aliança e da Empresa Novo Horizonte):

Principais Sócios: Agnaldo Dias Gomes, Angela Roberta Da Silva Agoston, Vanessa Rodrigues Da Silva,

– Allianz Transportes (antiga garagem 1 da Associação Paulistana) – Denominação Atual:

Allibus Transportes Ltda

Principais Sócios: Anderson Barbosa Da Silva, Paulo Henrique Cipriano, Sandra Pinho Da Silva,

– Pêssego Transportes (antiga Transcooper Leste):

Principais Sócios: Antonio Carlos Da Silva, Danilo Morilio Da Silva, Fabio Dos Santos, Marcio Borges Parente

– Transwolff Transportes (antiga Cooper Pam) 

Principais Sócios: Luiz Carlos Efigenio Pacheco, Moises Gomes Pinto,

– Consórcio Auto Viação Transcap (antiga Unicoopers):

Principais Sócios: Ronaldo Tadeu De Oliveira, Valter Da Silva Bispo

– Alfa Rodobus Transportes

Principais Sócios: Aliomar Rocha Junior, Aurineide Moura Andrade Santos, Edson Bernardo Da Silva, Ezequias De Oliveira, Ezequiel De Oliveira, Jose Lenildo De Lima, Patricia Olegario De Lira, Reginaldo Gomes Da Silva, Sara Oliveira Cavalcante, Silberto Soares Ferreira, Willamys Da Silva Bezerra

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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ADAMO BAZANI

3 comentários em LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES: Empresas de ônibus questionam edital

  1. Claro que questionam né não querem lucrar menos,engraçado que se vai ter um monitoramento online da frota porque estão preocupadinhas com trânsito,chuva etc?Cada uma viu.

  2. Amigos, boa noite.

    Isso é lógico.

    A única coisa que aumenta neste país são os custos; portanto nenhum empresário do planeta irá firmar um contrato dessa maneira.

    Com absoluta certeza, no Brasil há profissionais altamente capacitados para elaborar o plano operacional do buzão de Sampa.

    Certo ?

    Certíssimo.

    Então é simples.

    Contratem esses profissionais para que eles façam um plano operacional do buzão de Sampa, pronto e acabou.

    Nem criança não brinca mais dessa maneira “boba”.

    Após o plano operacional elaborado por estes “experts”, ai contrata-se um corpo
    jurídico altamente especializado e peçam para eles elaborarem qualquer coisa,
    menos licitação; pois está mais do que provado que licitação é um modelo falido
    para o buzão.

    Observem que até a ANTT já arrumou outra saída legal, sem ser licitação.

    Simples, assim.

    Pra que essa bateção de lata cerebral ??????

    O Brasil precisa de produtividade, será que precisa desenhar.

    E tem mais, não adianta colocar essa velocidade ridícula de 40 Km/hora nas Avenidas.

    Pode colocar até 10 Km/hora, ninguém mas ninguém mesmo vai migrar para o buzão ou para a ciclotinta.

    Hoje tirei umas fotos sensacionais.

    OBS.: Vou mandar as fotos para o Adamo, espero que ele as publique aqui no Blog; ou se alguém puder me ensinar como faz, eu mesmo posto direto as fotos aqui ( Se não me engano o Ze Tros de Salvador postou umas fotos diretas aqui)

    Buzão na faixa “excrusiva” velocidade “0”, até caminhão guincho plataforma carregado tinha na faixa do buzão.

    As 8:13 as filas das linhas 8012 e 8022, estavam imensas no Terminal Buta.

    A faixa “excrusiva” do Buzão na Vital Brasil era uma “parada” de buzão; um buzão parado atrás do outro.

    A 8012 e 8022, não precisam ir até o Terminal Buta, eu já dei essa solução aqui no
    blog; afinal faz mais de 25 anos que essas linhas (claro e as similares do passado) apresentaram e continuam apresentando o mesmo problema.

    Porque será ????

    Na volta um monte de buzão vazio parado no Terminal Buta da 8012 e 8022 e o pessoal fazendo aquele horário basiquinho da CMTC um carro de 20 em 20.

    Gente Sampa é adrenalina pura, uma cidade 24 horas, o buzão tem de ser “nonstop” .

    Chegou, desembarcou, embarcou, saiu; faz descanso no ponto final, afinal é uma linha “mamão com açúcar”, faturamento garantido até o mundo acabar e mais 6 (seis) meses.

    Chega de relaxo, cheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeega !

    Pagamos impostos, taxas, pedágios, tarifas e o escambal, então trabalhem e trabalhem direito, é o mínimo, só isso, não precisa fazer mais do que o míinimo.

    Aquele projeto de todo passageiro sentado apresentado outro dia, houve um erro de datilografia (digitação é algo muito moderno) os passageiros terão o direito de esperar o buzão sentados.

    Pois de pé cansa.

    Att,

    Paulo Gil

  3. esta licitação é mais uma manobra politica do P T eles não canção, mas quem planta colhe, não vai demorar.

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