LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES: Entidades querem mais 60 dias de consulta e Frente Parlamentar discute impactos ambientais

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Ônibus em São Paulo. Entidades pedem mais 60 dias para consulta pública e frente parlamentar vai discutir licitação e meio ambiente. Foto: Adamo Bazani

LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES: Entidades pedem mais prazo para consulta pública

Entre as organizações que protocolaram pedido estão IDEC, Greenpeace e Instituto de Engenharia. Frente parlamentar se reúne amanhã na Câmara para discutir meio ambiente e o edital.

ADAMO BAZANI

O período de consulta pública para a licitação do maior sistema de ônibus da América Latina, o da Capital Paulista, foi aberto no último dia 09 de julho e se encerra na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto.

Por se tratar de uma concorrência pública de grande porte e envolver alterações complexas, organizações sociais de diversos interesses querem o prolongamento do prazo para a população fazer mais sugestões e críticas em pelo menos sessenta dias.

Nesta quinta-feira, dia 06 de agosto de 2015, Greenpeace, IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, IEMA – Instituto Energia e Meio Ambiente e Rede Nossa São Paulo protocolaram carta na Secretaria Municipal de Transportes pedindo este maior prazo e a realização de audiências públicas descentralizadas sobre as alterações das linhas e redes de serviços  propostas pela licitação.

Os contratos com as empresas de ônibus vencedoras devem ter duração de 20 anos e girar em torno de R$ 140 bilhões neste período

As organizações alegam que é necessária a “efetiva participação da sociedade no processo que definirá os moldes do transporte por ônibus na capital por pelo menos vinte anos.”

 “Entendemos que essa licitação oferece oportunidades de longo prazo para transformação da cidade e do nosso modelo de mobilidade para que seja mais justo, saudável e sustentável, e também melhor para os usuários” … Entretanto, não é aceitável que o processo seja feito assim às pressas, sem uma consulta ampla e efetiva com a maior parte interessada neste tema: a população.” – disse em nota a representante do Idec, Renata Amaral..

As minutas para a elaboração do edital definitivo colocadas em consulta pública somam aproximadamente cinco mil páginas. “Pelo cálculo das organizações, trabalhando oito horas ininterruptas durante os 22 dias úteis do prazo de consulta pública, seria preciso ler uma página a cada dois minutos para dar conta do volume de informação”

Na nota, o representante do Greenpeace, Vitor Leal, afirma que a entidade e a sociedade têm muito a contribuir para a melhoria da qualidade de vida pelos transportes, mas é necessário terem mais espaço e tempo para serem ouvidas.

“Temos o potencial de começar a construção da São Paulo que desejamos, com uma rede de transportes limpa, eficiente e de qualidade, que respeite os usuários e reduza o tempo de viagem, levando centenas de milhares de pessoas a optar por deixar seus carros em casa e promovendo uma cidade mais humana. Mas pra isso a sociedade tem que ser ouvida”, afirmou Vitor Leal, do Greenpeace.

“Se a intenção é realmente receber contribuições e agir com transparência sobre esse tema-chave, será preciso muito mais do que trinta dias”, complementa a representante do IDEC,  Renata Amaral.

FRENTE PARLAMENTAR DISCUTE LICITAÇÃO SOB O ASPECTO AMBIENTAL:

Nesta sexta-feira, dia 07 de agosto de 2015, a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade vai realizar na Câmara Municipal de São Paulo uma reunião extraordinária para discutir a licitação que vai reorganizar os serviços de ônibus na cidade sob o ponto de vista ambiental.

Além de vereadores e organizações sociais, devem participar do evento especialistas em saúde pública como o médico e professor Paulo Saldiva, que coordenou o laboratório de poluição atmosférica da USP – Universidade de São Paulo.

Entre os assuntos estão a necessidade de o edital contemplar a previsão de ônibus menos poluentes na cidade. A Lei de Mudanças Climáticas, de 2009, determina troca gradual de 10% da frota para que a meta de 100% de ônibus que não dependam de combustíveis fósseis fosse alcançada em 2018. A lei não foi seguida e não há novas metas para frota limpa nos itens correspondentes aos tipos de veículos nas minutas do edital.

O encontro será às 11 horas  na Sala Sérgio Vieira de Mello, na Câmara Municipal de São Paulo.

CONFIRA A CARTA NA ÍNTEGRA PEDINDO O PROLONGAMENTO DE TEMPO DE CONSULTA PÚBLICA:

Carta-SMT-blog-ponto-de-onibus

O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE A LICITAÇÃO:

A licitação deve remodelar os transportes na cidade e desenhar o modelo de frota e serviços pelos próximos vinte anos, prazo dos contratos com as empresas de ônibus que ganharem a concorrência.

As linhas devem ser alteradas. O edital propõe a criação de três grupos de serviços:

GRUPOS DE LINHAS:

– Grupo Estrutural, que vai contar com as linhas de maior demanda ligando as regiões da cidade até o centro (linhas radiais) e a linhas ligando regiões diferentes em corredores de ônibus ou vias de grande movimento (linhas perimetrais).

– Grupo Local de Articulação Regional, que vai ter linhas entre as centralidades de regiões diferentes ou entre as regiões e o centro da cidade sem passar por corredores ou vias de maior fluxo.

– Grupo Local de Distribuição, com linhas dentro das regiões, normalmente ligando os bairros aos terminais locais de ônibus ou estações do Metrô e da CPTM. Neste grupo também serão incluídas as redes rurais.

REDES DE SERVIÇOS:

Serão quatro tipos de serviços, classificados como redes:

– Rede de Referência: Dias úteis e sábados

– Rede de Reforço: Com linhas que só vão operar nos horários de pico

– Rede de Domingos e Feriados: Com linhas e horários específicos para estes dias

– Rede da Madrugada: Já em vigor, hoje com 151 linhas que operam entre a meia noite e quatro da manhã.

FROTA, VIAGENS E REMUNERAÇÃO:

A frota de ônibus da cidade deve ser reduzida dos atuais 14 mil 770 veículos para 12 mil 898 entre micro-ônibus, midibus (micrões), ônibus básicos motor dianteiro, ônibus padron motor traseiro, ônibus padron 15 metros motor traseiro, ônibus articulados (18,6 metros a 21,3 metros), ônibus superarticulados (23 metros) e ônibus biarticulados (25 metros a 28 metros).

Apesar da redução da frota, o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, disse que o número de lugares no sistema vai aumentar dos atuais 1,2 milhão para 1,35 milhão.

Segundo ele, isso será possível pela colocação de mais ônibus de maior capacidade. Os mini-ônbus devem passar dos atuais 4 mil para 250. Já os midis (micrões) devem ir de mil para 2 mil veículos e o total de superarticulados passar dos atuais 500 para 2.500.

Com a reorganização das linhas, eliminando as sobreposições e ampliando serviços em corredores de alta demanda, o total de partidas por mês deve aumentar de 245 milhões para 280 milhões.

A TIR – Taxa Interna de Remuneração para as empresas de ônibus deve ser reduzida dos atuais 18% para 9,97% ao ano.

EMPRESÁRIOS:

Apesar das mudanças das linhas e de parte da frota, o mercado aposta que a estrutura empresarial dos transportes na cidade deva passar por poucas alterações. Na prática, a aposta é de que os mesmos empresários continuem operando. Como o novo sistema não vai admitir mais as cooperativas, estas entidades se transformaram em empresas para participar da disputa. Tanto as atuais viações como as ex-cooperativas devem se organizar em SPE – Sociedade de Propósito Específico.

Hoje, o sistema é dividido em estrutural e local:

EMPRESAS DO SUBSISTEMA ESTRUTURAL:

– Viação Santa Brígida Ltda:

Principais Sócios: Belchior Saraiva, Luiz Augusto Saraiva, Marcio Arduin Saraiva, Mario Luiz Saraiva, Mauricio Daniel Saraiva, Silvia Helena Saraiva Gomes, Antonio Carlos Lourenco Marques, Julio Luiz Marques, Luiz Antonio De Paulo Marques, Manuel Lourenco Marques, Rita De Cassia Marques Mesa Campos

– Viação Gato Preto Ltda:

Principais Sócios: Ricardo Luis Gatti Moroni, Catharina Anna Gatti Moroni, Anita Cecilia Gatti Moroni de Padua Lima, Joao de Padua Lima Neto

– Sambaíba Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios: Belarmino de Ascenção Marta, Bampar Participações Ltda, Vilar do Rei Participacoes Ltda, Comercial Sambaíba de Viaturas Ltda

– VIP Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios:  José Ruas Vaz, Carlos de Abreu, Armelim Ruas Figueiredo, Vitorino Teixeira da Cunha,  Eduardo Caropreso Vaz Gomes, Antonio Roberto Berti, Carlos Alberto Risso Alexandre Videira, Claudio Jose Figueiredo Alves, Delfim Alves de Figueiredo, Jose Alves de Figueiredo, Luis do Nascimento Rodrigues, Marcos Jose Monzoni Prestes

– Ambiental Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios: Eduardo Ciola, Jose Eduardo Caldas Goncalves, participação do Grupo Ruas

– Via Sul Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios: Jose Ruas Vaz, Carlos De Abreu, Armelim Ruas Figueiredo, Ricardo Vaz Pinto, Vicente Dos Anjos Diniz Ferraz, Marcelino Antonio Da Silva, Manuel Bernardo Pires De Almeida, Francisco Pinto, Francisco Parente Dos Santos, Morgado De Mateus, Elvira Risso Alexandre Videira

– Viação Cidade Dutra Ltda:

Principais Sócios: Jose Ruas Vaz, Armelin Ruas Figueiredo, Francisco Pinto, Joao Goncalves Goncalves, Joaquim De Almeida Saraiva, Marcelino Antonio Da Silva, Vicente Dos Anjos Dinis Ferraz

– Tupi – Transportes Urbanos Piratininga Ltda:

Principais Sócios:  Gustavo Luiz Zampol Pavani, Paulo Eduardo Zampol Pavani

– Mobi Brasil Transportes São Paulo Ltda:

Principais Sócios: Niege Chaves, Tatiana Chaves Suassuna, Honorio Goncalves Da Silva Neto, Terra Participacoes E Patrimonio Eireli

– Viação Campo Belo Ltda:

Principais Sócios: Jose Ruas Vaz, Armelim Ruas Figueiredo, Francisco Pinto, Vicente Dos Anjos Dinis Ferraz

– Viação Gatusa Transportes Urbanos Ltda:

Principais Sócios: Jose Saad Neto, Livonpride S/A.,

– Transkuba Transportes Gerais Ltda:

Principais Sócios: Sergio Kuba, Cafetur Transportes Ltda.,

– Transppass Transportes de Passageiros Ltda:

Principais Sócios: Antonio Dos Santos Pereira, Antonio Joao Pinto Dos Santos, Simone Batista Dos Santos

EMPRESAS DO SUBSISTEMA LOCAL – ANTIGAS COOPERATIVAS:

– Consórcio Spencer Transporte (antiga Cooper Fênix)

Principais Sócios: Manoel Edson Barbosa, Roberson De Nobrega

– Norte Buss Transporte (antiga Transcooper)

Principais Sócios: Guilherme Correa Filho, Jeremias Jose Pereira, Luiz Fernando Silva Dos Santos, Paulo Sato, Valdi Batista De Figueiredo

– Consórcio Qualibus (antiga garagem 2 da Associação Paulistana)

Principais Sócios: Luiz Carlos Calegari, Marcelo Paschoal Cardoso, Ubiratan Antonio Da Cunha,

– Transunião Transportes (antiga garagem 3 da Associação Paulistana):

Principais Sócios: Wilson Pereira Da Costa, Ubirata Batista De Oliveira, Osiel Bernardino Pinto, Jose Edson Accioly Lins, Adauto Soares Jorge, Adao Lino Dos Santos,

– Express Transportes Urbanos (proveniente da cooperativa Nova Aliança e da Empresa Novo Horizonte):

Principais Sócios: Agnaldo Dias Gomes, Angela Roberta Da Silva Agoston, Vanessa Rodrigues Da Silva,

– Allianz Transportes (antiga garagem 1 da Associação Paulistana) – Denominação Atual:

Allibus Transportes Ltda

Principais Sócios: Anderson Barbosa Da Silva, Paulo Henrique Cipriano, Sandra Pinho Da Silva,

– Pêssego Transportes (antiga Transcooper Leste):

Principais Sócios: Antonio Carlos Da Silva, Danilo Morilio Da Silva, Fabio Dos Santos, Marcio Borges Parente

– Transwolff Transportes (antiga Cooper Pam)e  A2 Transportes (antiga Cooper Líder)

Principais Sócios: Luiz Carlos Efigenio Pacheco, Moises Gomes Pinto,

– Consórcio Auto Viação Transcap (antiga Unicoopers):

Principais Sócios: Ronaldo Tadeu De Oliveira, Valter Da Silva Bispo

– Alfa Rodobus Transportes

Principais Sócios: Aliomar Rocha Junior, Aurineide Moura Andrade Santos, Edson Bernardo Da Silva, Ezequias De Oliveira, Ezequiel De Oliveira, Jose Lenildo De Lima, Patricia Olegario De Lira, Reginaldo Gomes Da Silva, Sara Oliveira Cavalcante, Silberto Soares Ferreira, Willamys Da Silva Bezerra

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

MATÉRIAS RELACIONADAS À LICITAÇÃO:

CONFIRA AS MINUTAS DO EDITAL DE LICITAÇÃO EM SÃO PAULO:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/09/confira-o-edital-de-licitacao-dos-transportes-de-sao-paulo/

DECRETO PARA LICITAÇÃO É PUBLICADO OFICIALMENTE:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/03/licitacao-de-onibus-em-sao-paulo-decreto-do-edital-e-publicado-oficialmente/

LICITAÇÃO EM SÃO PAULO VAI ALTERAR 30% DAS LINHAS DE ÔNIBUS NA CIDADE:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/11/licitacao-em-sao-paulo-vai-alterar-quase-30-das-linhas/

O QUE AS EMPRESAS DE ÔNIBUS ESPERAM DA LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES EM SÃO PAULO:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/21/licitacao-dos-transportes-em-sao-paulo-onibus/

FROTA LIMPA – LEI DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NÃO FOI LEVADA A SÉRIO:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/15/frota-limpa-lei-de-mudancas-climaticas-nao-foi-levada-a-serio/

LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES DE SÃO PAULO PREVÊ ÔNIBUS A GÁS NATURAL:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/20/licitacao-dos-transportes-em-sao-paulo-edital-preve-onibus-a-gas-natural/

LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES: MENOS MICROS E MAIS MIDIS. Maior número de Viagens:

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LICITAÇÃO DE SÃO PAULO: ENTIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS FORMALIZAM PEDIDO DE FROTA LIMPA PARA EDITAL:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/08/04/licitacao-de-sao-paulo-organizacoes-elaboram-documento-para-frota-limpa/

LICITAÇÃO SÃO PAULO – ENTIDADES PENDEM MAIS 60 DIAS DE CONSULTA PÚBLICA E FRENTE PARLAMENTAR VAI DISCUTIR EDITAL E MEIO AMBIENTE:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/08/06/licitacao-dos-transportes-entidades-querem-mais-30-dias-de-consulta-e-frente-parlamentar-discute-impactos-ambientais/

LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES RECEBE SUGESTÕES ATÉ DIA 10 DE AGOSTO:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/08/licitacao-em-sao-paulo-recebe-sugestoes-ate-o-dia-10-de-agosto/

LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES – TATTO SE REÚNE COM TCM PARA EDITAL NÃO SER BARRADO:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/30/licitacao-dos-transportes-em-sao-paulo-tatto-se-reune-com-tcm-para-edital-nao-ser-barrado/

LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES DEVE AJUDAR A DESTRAVAR VENDAS DE CARROCERIAS:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/06/29/licitacao-de-sao-paulo-deve-ajudar-a-destravar-vendas-de-carrocerias/

AR CONDICIONADO: LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES DE SÃO PAULO VAI SER MODELO PARA O PAÍS:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/24/ar-condicionado-licitacao-de-sao-paulo/

LICITAÇÃO EM SÃO PAULO: ESTRANGEIROS SÓ COM EMPRESAS BRASILEIRAS:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/10/licitacao-de-sao-paulo-estrangeiros-so-com-empresas-brasileiras/

ADAMO BAZANI

8 comentários em LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES: Entidades querem mais 60 dias de consulta e Frente Parlamentar discute impactos ambientais

  1. Marcos E. cardoso // 6 de agosto de 2015 às 21:28 // Responder

    Para criticar todo mundo é bom, mas ninguém trás uma ideia nova que tenha viabilidade!
    Quase três anos esperando essa licitação e não conseguem apresentar nem uma ideia nova, e agora querem mais tempo?

    • EMarcoss E. Cardoso, boa tarde.

      Nao e bem assim.

      1) Os contribuintes pagam impostos, para que os responsaveis traballhem e facam a trabalho corretamente.

      2) Neste blog ha inumeras sugestoes e viaveis.

      3) As faixas do buzao eu sugeri neste blog e ainda batizei de “faixas a la Paulo Gil”, afinal quem nao tem dinheiro pra fazer corredor faz faixa mesmo, afinal quem nao tem cao caca com gato.
      Na avenida Jaguare o efeito foi de quase 300 %.

      4) O corredor da Av. Bandeirantes eu enviei por escrito na gestao da Sra. Marta Suplicy e hoje e que estao falando em fazer.

      5) E claro, demais cidadaos devem ter colabirado com otimas sugestoe.

      6) E nem reclamar para a fiscalizadora. adianta.

      Att,

      Paulo Gil

  2. douglas everton franco // 7 de agosto de 2015 às 03:18 // Responder

    Quero receber publicação

  3. Que absurdo tanta demora pra sair a licitação e esses caras ainda querem mais tempo se fosse eu não dava ,ta explicado porque tanto corredor não sai do papel.

  4. Amigos, bom dia.

    5000 paginas ??????

    Nooooooooossa

    Primeira providencia:

    Reduzir para no maximo 20 paginad.

    Separar edital do plano operacional.

    O plano operacional tem de ser efetuado com base na nossa realidade
    estrutural presente.

    E 20 anos e um prazo excessivsmente looooooogo.

    Att,

    Paulo Gil

  5. Olá são Paulo precisa de transporte adequado pois gostaria se fosse possível melhorar mais pois 20 anos ainda é muita tempo para essa empresas não ter suporte para tratar o usuário,por isso acredito que uma fiscalização efetiva ee uma operação assistida e um canal de informação para o público vai ser excelente ,mas temos sim ainda esperança que o transporte irá mudar para melhor,esperamos que sim grato….

  6. Na boa mas enfiar esse bode, na licitação dos transporte é só para atrasar!
    Não existe energia limpa disponível em quantidade e a preço viável para ao transporte publico!
    Atualmente a própria energia elétrica, vem sendo gerada por combustível fócio o álcool não têm competitividade, seria necessário desenvolver uma tecnologia ainda inexistente!
    Não é justo o transporte coletivo pagar esse custo de desenvolvimento,pois o transporte coletivo por si só ele já reduz a emissão de poluentes, quando comparado ao transporte individual, enfiar esse custo no transporte publico, encarece a passagem desmotiva o uso, e estimula o transporte individual!
    A diminuição de emissão de poluentes, e o desenvolvimento de tecnologias de energias limpas é um preço a ser pago pelos Usuários de transporte individual!

  7. Amigos, boa noite.

    Falando em licitação, isso me lembra os futuros buzões com ar condicionado, em Sampa.

    Há uns dois dias atrás, eu vi rodando um “Topétudinho” com Ar Condicionado (se deram outro nome eu não sei, mas parece Apache ) pertencente a uma das empresas gerenciadas pela EMTOSA.

    Não sou eu quem falo, o próprio buzão se mostra.

    A grande maioria das janelas estavam abertas.

    E isso num dia quente aqui em Sampa.

    Pergunto:

    Pra que ar condicionado em buzão urbano gerenciaodo pela EMTOSA ??????

    Afinal, tem o ar condicionado, mas não usam.

    Só marketing !

    Att,

    Paulo Gil

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