Empresas de ônibus já encomendaram 1109 coletivos elétricos, diz SPTrans para a capital paulista
Publicado em: 30 de dezembro de 2022

Deste total, 657 serão entregues em 2023
ADAMO BAZANI
Colaborou Alexandre Pelegi
As empresas de ônibus que atendem a cidade de São Paulo já encomendam 1109 coletivos elétricos a bateria.
A informação foi confirmada pela SPTrans, gerenciadora do sistema da capital paulista, ao Diário do Transporte nesta sexta-feira, 30 de dezembro de 2022.
A grande maioria, 657 unidades, devem ser entregues ao longo de 2023 e os demais 457 elétricos em 2024.
O número é inferior a meta de 2,6 mil ônibus elétricos operando até o fim de 2024 como meta anunciada pela prefeitura, mas novas unidades ainda podem ser encomendadas.
Como mostrou o Diário do Transporte, desde 17 de outubro de 2022, por meio de uma circular, a SPTrans proibiu a inclusão de ônibus a diesel no sistema, com exceção de micro-ônibus, pouco disponíveis nesta versão.
O secretário-executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, que também preside o Comfrota, que é o comitê que acompanha a transição da frota de ônibus, disse ao Diário do Transporte que para chegar às estimativas atuais de colocação dos modelos não poluentes no sistema de transportes, foi necessária muita conversa com a indústria nacional de veículos elétricos.
Os eventuais desencontros ocorridos entre cronogramas e metas, desde quando assumimos e alteramos a composição do COMFROTA, deveu-se à intensa articulação do secretário junto ao comitê e aos setores da indústria nacional. A Prefeitura, assim, seguiu e segue o cronograma demandando tecnologia, motorização, montagem e integração da indústria nacional. Neste um ano e meio de gestão, firmei o compromisso com essa premissa e tratei, com o COMFROTA, de evitar qualquer atropelo que prejudicasse nossa força de trabalho e a renda nacional.
NOTA SPTRANS
A SPTrans informa que as empresas concessionárias já apresentaram pedido para a produção de 1.109 ônibus elétricos, que já estão sendo fabricados e serão entregues em 2023 e 2024, sendo 657 no ano que vem e 452 no seguinte. Algumas concessionárias ainda não apresentaram seus pedidos, então este número deve crescer.
Desde 17 de outubro, não é mais permitida a compra de veículos sem ser tecnologia limpa. A prioridade da gestão municipal é o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas e do Programa de Metas da Prefeitura 2021-2024, que prevê a inclusão de 2.600 ônibus elétricos.
O ônibus elétrico, que vai circular em todas as regiões da cidade, é composto por chassis; bateria; carroceria; integradora. São fornecedores diferentes. No momento, estes fornecedores estão trabalhando em conjunto para apresentar um cronograma de início de entrega dos veículos pedidos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Alexandre Pelegi
…tá na cara que vai dar com os burros n’agua… só tem burros corruptos-ladrões no Brasil, e como consequência os burros usuários que vão pagar!