EXCLUSIVO: Empresas de ônibus de Salvador compram 169 veículos da Mercedes-Benz

Serão entregues a partir de outubro de 2021, 92 unidades para a OT Trans e 77 para a Plataforma

ADAMO BAZANI

Os passageiros de ônibus de Salvador vão contar a partir de outubro de 2021 com 169 veículos 0 km.

De forma exclusiva, a Mercedes-Benz, com sede em São Bernardo do Campo (SP), confirmou ao Diário do Transporte a venda das unidades para as operadoras OT Trans –  Ótima Transportes de Salvador SPE e Plataforma Transportes SPE.

São 92 unidades para a OT Trans e 77 para a Plataforma.

As entregas ocorrerão de forma gradativa.

A OT Trans atende a chamada área verde que reúne linhas da região do Miolo: Mussurunga a Pernambués, incluindo Cajazeiras, Pau da Lima e Jardim das Margaridas. As empresas que compõem a SPE são São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transol, Triunfo, União e Vitral.

Já a Plataforma Transportes atua na chamada área amarela com linhas que atendem às regiões de Região de São Caetano, Subúrbio Ferroviário e Península de Itapagipe. A SPE é formada pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza.

MODELOS:

Todos os ônibus que vão integrar a renovação da frota destas duas regiões em Salvador são do modelo Mercedes-Benz OF-1721, com motor dianteiro e suspensão metálica.

O modelo segue as atuais normas de redução de emissões de poluição, com base nos padrões internacionais Euro V (Proconve P-7).

A motorização é a MB OM 924 LA com 153 kW (208 cv) a 2.200 rpm de potência máxima.

Os veículos vão receber carrocerias da Caio, fabricadas em Botucatu, no interior de São Paulo.

GRANDES VENDAS:

Mesmo com o mercado desaquecido ainda por causa da pandemia de covid-19, em especial entre os urbanos, a Mercedes-Benz tem conseguido realizar vendas em grandes lotes.

Como mostrou o Diário do Transporte, além da comercialização destes 169 ônibus para Salvador, a Mercedes-Benz vendeu 132 ônibus para o sistema Transcol, na Região Metropolitana de Vitória (ES), e 116 unidades para a SPE Next Mobilidade (ABC Sistemas) na reformulação do sistema do ABC Paulista (SP) gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/05/27/mercedes-benz-vende-132-onibus-para-o-transcol-es-e-116-para-novo-sistema-de-transportes-do-abc-paulista/

Segundo o mais recente balanço da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgado em 03 de agosto de 2021, a Mercedes-Benz lidera o ranking com metade de todo o mercado de ônibus, considerando todos os segmentos de PBT (Peso Bruto Total) a partir de oito toneladas.

O OF-1721, modelo comercializado para o sistema de Salvador, tem PBT de 17 toneladas e é o mais vendido da categoria.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Davi Pimentel disse:

    Teria chances de ser um Apache Vip V? Ou serão os clássicos Vip IV? Do jeito que os empresários daqui são, capaz de só virem os Vip IV mesmo.

Deixe uma resposta