Motoristas e cobradores de ônibus na cidade do Rio serão vacinados a partir de segunda (26)

Data foi apresentada em entrevista coletiva nesta sexta-feira (23). Gestantes, pessoas com comorbidades e outras categorias profissionais serão vacinadas também a partir de 26 de abril

ADAMO BAZANI

Os motoristas, cobradores e demais funcionários do sistema de ônibus da cidade do Rio de Janeiro vão ser vacinados contra a covid-19 a partir desta segunda-feira, 26 de abril de 2021.

O foco principal da próxima fase da vacinação será pessoas com 59 anos ou mais.

Também foram incluídos para a imunização trabalhadores de saúde que ainda não foram vacinados (com 59 anos ou mais), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, trabalhadores da limpeza urbana, guardas municipais, motoristas do transporte escolar, policiais civis, policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários.

A informação foi divulgada em entrevista coletiva da equipe de Saúde da prefeitura, realizada na manhã desta sexta-feira, 23 de abril de 2021.

Os profissionais contemplados devem apresentar contracheque recente (até os últimos três meses) ou declaração da empresa de que é funcionário.

O secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse que o principal critério, mesmo entre os trabalhadores, será a idade.

“Nos rodoviários, é motoristas de ônibus e cobradores, aquelas pessoas que estão ali na linha de frente; eles já começarão a ser vacinados a partir de segunda-feira, cumprindo o critério de idade. Sempre se deve cumprir o critério de idade porque quando a gente olha opirâmide etária das pessoas que são internadas gravemente e evoluem a óbito, a idade é um fator preponderante e é assim que a Inglaterra e outros países do mundo e que o Programa Nacional de Imunização do Brasil estão entendendo.”

Ouça:

Na quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes, que está isolado porque contraiu covid-19 pela segunda vez, postou em redes sociais que o anúncio seria feito, como noticiou o Diário do Transporte

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/22/apos-doria-em-sp-eduardo-paes-vai-anunciar-vacinacao-de-motoristas-e-cobradores-de-onibus-contra-a-covid-19-no-rio-de-janeiro/

Como mostrou o Diário do Transporte, na terça-feira (20), o governador de São Paulo João Doria anunciou que funcionários do Metrô e da CPTM (trens metropolitanos) serão imunizados a partir de 11 de maio e os motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais a partir de 18 de maio.

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/20/audio-motoristas-e-cobradores-de-onibus-serao-vacinados-contra-a-covid-19-a-partir-de-18-de-maio-diz-doria/

Nesta quarta-feira (21), o atual ministro da Saúde, o quarto desde o início da pandemia, Marcelo Queiroga, anunciou que o fim da vacinação dos grupos prioritários contra a covid-19 deve ocorrer apenas em setembro em todo o País.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/21/vacinacao-de-grupos-prioritarios-so-deve-ser-concluida-em-setembro-o-que-inclui-profissionais-de-transportes-diz-ministro-da-saude/

Pela lista do Governo Federal, motoristas de ônibus ocupam a posição de número 23 e ferroviários/metroviários a de 24, de um total de 29 grupos.

São 715 mil profissionais de transportes urbanos e metropolitanos em todo o País.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/03/24/governo-federal-estima-em-751-mil-o-total-de-profissionais-de-transporte-coletivo-a-serem-vacinados-contra-covid-19-mas-ainda-nao-define-data/

Assim, se confirmada a previsão de Queiroga, profissionais de transportes devem ser imunizados completamente perto de setembro porque estão entre os últimos grupos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta