Emenda parlamentar quer transferir R$ 200 milhões para o BRT ABC

Secretário Baldy em setembro de 2019 em reunião com prefeitos do ABC. Promessa era de início de obras no primeiro semestre de 2020, o que não ocorreu

Originalmente no Orçamento, gestão Doria reservou simbolicamente R$ 10 para o projeto que substitui monotrilho

ADAMO BAZANI

Colaborou Alexandre Pelegi

Promessa da gestão João Doria que ainda nem foi para o papel, já que sequer o projeto oficial foi apresentado ainda, o BRT ABC pode receber R$ 200 milhões do Orçamento do Estado em 2021.

Para isso, deve ser aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e sancionada por Doria uma emenda do deputado Teonilio Barba apresentada ao projeto de lei 627 do Executivo que fixa o Orçamento para o próximo ano.

Originalmente, João Doria, de forma simbólica, reservou R$ 10 (dez reais) para o BRT Metropolitano ABC-Paulista, o que gerou críticas na região que há décadas possui apenas duas ligações de transporte público de maior capacidade para a capital: a linha 10-Turquesa da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (Rio Grande da Serra/Brás) e o Corredor Metropolitano ABD de ônibus e trólebus operados pela Metra (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin).

A votação do Orçamento e das emendas precisa ser concluída até o fim de dezembro.

Na mais recente ocasião em que falou sobre o tema, em 01º de outubro de 2020, em agenda pública, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirmou que o projeto do BRT do ABC está em andamento, mas diferentemente das vezes anteriores, não arriscou anunciar uma data de apresentação do projeto.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/10/01/audio-secretario-baldy-diz-que-projeto-do-brt-para-o-abc-esta-em-andamento-mas-nao-confirma-data-de-inicio-das-obras/

As obras deveriam ter começado no primeiro semestre de 2020, conforme promessa do Governo do Estado de São Paulo aos prefeitos do Consórcio Intermunicipal ABC feita em setembro de 2019.

https://diariodotransporte.com.br/2019/09/12/https-diariodotransporte-com-br-2019-09-12-brt-do-abc-deve-ter-obras-iniciadas-no-primeiro-semestre-de-2020-e-ira-ate-o-sacoma/

Em 16 de outubro de 2020, a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo formalizou a exclusão do da Concessionária do Monotrilho da Linha 18-Bronze S/A (Consórcio VemABC) do convênio para integração entre os diferentes sistemas de transportes da Grande São Paulo.

HISTÓRICO:

O BRT ABC foi escolhido como meio de transporte para substituir um monotrilho (linha 18-Bronze) entre as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e a zona Sudeste da capital da paulista.

Na alegação da gestão estadual, a substituição foi a escolha mais acertada diante do alto custo de implantação da linha 18-Bronze, que poderia se aproximar de R$ 6 bilhões ainda de acordo com cálculos do Governo do Estado, sendo R$ 1 bilhão somente em desapropriações.

A possibilidade de substituição do monotrilho pelo BRT já tinha sido levantada pela primeira vez pelo governador João Doria em março de 2019.

Em julho de 2019, Doria anunciou a troca do monotrilho por um BRT (ônibus rápidos em corredores), que, ainda segundo o anúncio, poderia ficar entre oito e 10 vezes mais barato que o monotrilho e com capacidade de transporte semelhante.

O projeto de BRT deveria ter sido apresentado no fim de 2019 e a promessa era de que as obras fossem iniciadas ainda no primeiro semestre de 2020, mas nada disso ocorreu.

A promessa do Governo do Estado de São Paulo chegou a ser feita aos prefeitos do Consórcio Intermunicipal ABC feita em setembro de 2019.

https://diariodotransporte.com.br/2019/09/12/https-diariodotransporte-com-br-2019-09-12-brt-do-abc-deve-ter-obras-iniciadas-no-primeiro-semestre-de-2020-e-ira-ate-o-sacoma/

O trajeto do BRT deve contemplar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, São Paulo (até Terminal Sacomã). O monotrilho “pararia” antes, indo até a Estação Tamanduateí.

Diário do Transporte mostrou que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos publicou o Extrato de Extinção de Contrato na edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo em 06 de agosto de 2020. Sendo assim, a contratação com o Consórcio Vem ABC, que faria o monotrilho foi extinto formalmente.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/08/07/estado-de-sao-paulo-formaliza-nesta-quinta-06-extincao-de-contrato-do-monotrilho-da-linha-18-do-abc/

Em 16 de outubro de 2020, a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo formalizou a exclusão do da Concessionária do Monotrilho da Linha 18-Bronze S/A (Consórcio VemABC) do convênio para integração entre os diferentes sistemas de transportes da Grande São Paulo.

Fazem parte do convênio a São Paulo Transporte S.A. (que gerencia os ônibus municipais da capital paulista), Companhia do Metropolitano de São Paulo- Metrô, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Concessionária da linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo (Via Quatro), Concessionária das linhas 5 de metrô e 17 de monotrilho  de São Paulo.

No dia 04 de novembro de 2020, o deputado Teonilio Barba apresentou emenda ao projeto de lei 627 do Executivo que fixa o Orçamento para 2021.

Originalmente, João Doria, de forma simbólica tinha reservado R$ 10 (dez reais) para o BRT Metropolitano ABC-Paulista, o que gerou críticas na região que há décadas possui apenas duas ligações de transporte público de maior demanda para a capital: a linha 10-Turquesa da trens da CPTM (Rio Grande da Serra/Brás) e o Corredor Metropolitano ABD de ônibus e trólebus operados pela Metra (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin).

OUTRAS EMENDAS:

A Alesp também vai debater outras emendas de remanejamento de recursos na área de mobilidade, entre as quais:

– R$ 100 milhões para implantação de Corredor Raposo Tavares-Régis Bittencourt

– R$ 5 milhões para Construção do Corredor Metropolitano de Campinas (Corredor Vereador Biléo Soares)

– Aumento de R$ 100 milhões da subscrição de ações do Metrô para extensão da Linha 5-Lilás do Metrô até o Jardim Ângela

Emenda parlamentar propõe verba de R$ 50 milhões para Implantação do trecho Vila Prudente/Dutra(Guarulhos) da Linha 2-Verde do Metrô

– Remanejamento de R$ 20 milhões para conclusão da implantação do trecho Itapevi-Osasco (Km21) do Corredor Itapevi-São Paulo

– Remanejamento de R$ 20 milhões para modernização dos trens da Linha 1-Azul do Metrô Sala das Sessões

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

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  1. Quando morava na Vila Gonçalves-centr-SBC, bastava descer até a Faria Lima, e escolher o mais rápido (152-Via Anchieta) ou o mais lento (153- Senador Vergueiro), da Imigrantes/Riacho Grande para chegar ou no Sacomã, ou P. Dom Pedro II..Se fosse viajar pro interior era só pegar o Term. Tietê-via Anchieta..Rápido chegava lá, sem muito trânsito. Vem os bocós criar o impossível, que nem sai do papel, que fala tanto e ferra moradores do trajeto, expulsando de seus terrenos para criar algo que não vai compensar,,,,São Caetano é encostado na capital, Santo André agora tem trem conjugado com Metrô, que nos leva a PAULISTA…Clínicas, qualquer hospital daquela área,,,,,daí falo, prá quê fazer isso..?? e ainda temos um corredor exclusivo que cruza o ABC todo, exceto SCS que é a Metra….!!!!!

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