Emenda parlamentar quer transferir R$ 200 milhões para o BRT ABC
Publicado em: 5 de novembro de 2020
Originalmente no Orçamento, gestão Doria reservou simbolicamente R$ 10 para o projeto que substitui monotrilho
ADAMO BAZANI
Colaborou Alexandre Pelegi
Promessa da gestão João Doria que ainda nem foi para o papel, já que sequer o projeto oficial foi apresentado ainda, o BRT ABC pode receber R$ 200 milhões do Orçamento do Estado em 2021.
Para isso, deve ser aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e sancionada por Doria uma emenda do deputado Teonilio Barba apresentada ao projeto de lei 627 do Executivo que fixa o Orçamento para o próximo ano.
Originalmente, João Doria, de forma simbólica, reservou R$ 10 (dez reais) para o BRT Metropolitano ABC-Paulista, o que gerou críticas na região que há décadas possui apenas duas ligações de transporte público de maior capacidade para a capital: a linha 10-Turquesa da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (Rio Grande da Serra/Brás) e o Corredor Metropolitano ABD de ônibus e trólebus operados pela Metra (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin).
A votação do Orçamento e das emendas precisa ser concluída até o fim de dezembro.
Na mais recente ocasião em que falou sobre o tema, em 01º de outubro de 2020, em agenda pública, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirmou que o projeto do BRT do ABC está em andamento, mas diferentemente das vezes anteriores, não arriscou anunciar uma data de apresentação do projeto.
Relembre:
As obras deveriam ter começado no primeiro semestre de 2020, conforme promessa do Governo do Estado de São Paulo aos prefeitos do Consórcio Intermunicipal ABC feita em setembro de 2019.
Em 16 de outubro de 2020, a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo formalizou a exclusão do da Concessionária do Monotrilho da Linha 18-Bronze S/A (Consórcio VemABC) do convênio para integração entre os diferentes sistemas de transportes da Grande São Paulo.
HISTÓRICO:
O BRT ABC foi escolhido como meio de transporte para substituir um monotrilho (linha 18-Bronze) entre as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e a zona Sudeste da capital da paulista.
Na alegação da gestão estadual, a substituição foi a escolha mais acertada diante do alto custo de implantação da linha 18-Bronze, que poderia se aproximar de R$ 6 bilhões ainda de acordo com cálculos do Governo do Estado, sendo R$ 1 bilhão somente em desapropriações.
A possibilidade de substituição do monotrilho pelo BRT já tinha sido levantada pela primeira vez pelo governador João Doria em março de 2019.
Em julho de 2019, Doria anunciou a troca do monotrilho por um BRT (ônibus rápidos em corredores), que, ainda segundo o anúncio, poderia ficar entre oito e 10 vezes mais barato que o monotrilho e com capacidade de transporte semelhante.
O projeto de BRT deveria ter sido apresentado no fim de 2019 e a promessa era de que as obras fossem iniciadas ainda no primeiro semestre de 2020, mas nada disso ocorreu.
A promessa do Governo do Estado de São Paulo chegou a ser feita aos prefeitos do Consórcio Intermunicipal ABC feita em setembro de 2019.
O trajeto do BRT deve contemplar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, São Paulo (até Terminal Sacomã). O monotrilho “pararia” antes, indo até a Estação Tamanduateí.
O Diário do Transporte mostrou que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos publicou o Extrato de Extinção de Contrato na edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo em 06 de agosto de 2020. Sendo assim, a contratação com o Consórcio Vem ABC, que faria o monotrilho foi extinto formalmente.
Relembre:
Em 16 de outubro de 2020, a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo formalizou a exclusão do da Concessionária do Monotrilho da Linha 18-Bronze S/A (Consórcio VemABC) do convênio para integração entre os diferentes sistemas de transportes da Grande São Paulo.
Fazem parte do convênio a São Paulo Transporte S.A. (que gerencia os ônibus municipais da capital paulista), Companhia do Metropolitano de São Paulo- Metrô, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Concessionária da linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo (Via Quatro), Concessionária das linhas 5 de metrô e 17 de monotrilho de São Paulo.
No dia 04 de novembro de 2020, o deputado Teonilio Barba apresentou emenda ao projeto de lei 627 do Executivo que fixa o Orçamento para 2021.
Originalmente, João Doria, de forma simbólica tinha reservado R$ 10 (dez reais) para o BRT Metropolitano ABC-Paulista, o que gerou críticas na região que há décadas possui apenas duas ligações de transporte público de maior demanda para a capital: a linha 10-Turquesa da trens da CPTM (Rio Grande da Serra/Brás) e o Corredor Metropolitano ABD de ônibus e trólebus operados pela Metra (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin).
OUTRAS EMENDAS:
A Alesp também vai debater outras emendas de remanejamento de recursos na área de mobilidade, entre as quais:
– R$ 100 milhões para implantação de Corredor Raposo Tavares-Régis Bittencourt
– R$ 5 milhões para Construção do Corredor Metropolitano de Campinas (Corredor Vereador Biléo Soares)
– Aumento de R$ 100 milhões da subscrição de ações do Metrô para extensão da Linha 5-Lilás do Metrô até o Jardim Ângela
Emenda parlamentar propõe verba de R$ 50 milhões para Implantação do trecho Vila Prudente/Dutra(Guarulhos) da Linha 2-Verde do Metrô
– Remanejamento de R$ 20 milhões para conclusão da implantação do trecho Itapevi-Osasco (Km21) do Corredor Itapevi-São Paulo
– Remanejamento de R$ 20 milhões para modernização dos trens da Linha 1-Azul do Metrô Sala das Sessões
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Quando morava na Vila Gonçalves-centr-SBC, bastava descer até a Faria Lima, e escolher o mais rápido (152-Via Anchieta) ou o mais lento (153- Senador Vergueiro), da Imigrantes/Riacho Grande para chegar ou no Sacomã, ou P. Dom Pedro II..Se fosse viajar pro interior era só pegar o Term. Tietê-via Anchieta..Rápido chegava lá, sem muito trânsito. Vem os bocós criar o impossível, que nem sai do papel, que fala tanto e ferra moradores do trajeto, expulsando de seus terrenos para criar algo que não vai compensar,,,,São Caetano é encostado na capital, Santo André agora tem trem conjugado com Metrô, que nos leva a PAULISTA…Clínicas, qualquer hospital daquela área,,,,,daí falo, prá quê fazer isso..?? e ainda temos um corredor exclusivo que cruza o ABC todo, exceto SCS que é a Metra….!!!!!