Estado de São Paulo formaliza nesta quinta (06) extinção de contrato do monotrilho da linha 18 do ABC
Publicado em: 7 de agosto de 2020

No lugar deve ser colocado um sistema de ônibus em corredores. Conselho de PPPs decidiu fim da contratação com o Vem ABC, segundo publicação oficial
ADAMO BAZANI
O contrato para a implantação de um monotrilho entre o ABC Paulista e a zona Sudeste da cidade de São Paulo está formalmente extinto.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos publicou o Extrato de Extinção de Contrato na edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quinta-feira, 06 de agosto de 2020.
O Diário do Transporte já havia mostrado em 29 de julho de 2020 que o encerramento definitivo da contratação do Consórcio Vem ABC foi revelado em trecho do relatório de Riscos e Situações Fiscais do governo estadual enviado à Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para os deputados analisarem as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021 e, até o fim do ano, votarem o orçamento.
Relembre:
Na publicação desta quinta-feira, a secretaria diz foi o CGPPP – Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas “que deliberou pela extinção antecipada do referido contrato”.
Diante do alto custo de implantação, que poderia se aproximar de R$ 6 bilhões de acordo com cálculos do Governo do Estado, sendo R$ 1 bilhão somente em desapropriações, em julho de 2019, o governador João Doria anunciou a troca do monotrilho por um BRT (ônibus rápidos em corredores), que, ainda segundo o anúncio, poderia ficar entre oito e 10 vezes mais barato com capacidade de transporte semelhante.
O projeto de BRT deveria ter sido apresentado no fim de 2019 e a promessa era de que as obras fossem iniciadas ainda no primeiro semestre de 2020, nada disso ocorreu.
O trajeto deve contemplar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, São Paulo (até Terminal Sacomã).
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
O lobby venceu…como sempre.
Os eleitores vao lembrar disso
E os três prefeitos levam na boa, o Dória sabe o que faz. Tudo farinha do mesmo saco (PSDB)