Estado de São Paulo formaliza nesta quinta (06) extinção de contrato do monotrilho da linha 18 do ABC

Publicado em: 7 de agosto de 2020

Projeção do que seria sistema de trens de média capacidade no ABC

No lugar deve ser colocado um sistema de ônibus em corredores. Conselho de PPPs decidiu fim da contratação com o Vem ABC, segundo publicação oficial

ADAMO BAZANI

O contrato para a implantação de um monotrilho entre o ABC Paulista e a zona Sudeste da cidade de São Paulo está formalmente extinto.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos publicou o Extrato de Extinção de Contrato na edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quinta-feira, 06 de agosto de 2020.

O Diário do Transporte já havia mostrado em 29 de julho de 2020 que o encerramento definitivo da contratação do Consórcio Vem ABC foi revelado em trecho do relatório de Riscos e Situações Fiscais do governo estadual enviado à Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para os deputados analisarem as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021 e, até o fim do ano, votarem o orçamento.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/29/contrato-para-monotrilho-da-linha-18-do-abc-e-declarado-extinto-aponta-relatorio-enviado-a-alesp/

Na publicação desta quinta-feira, a secretaria diz foi o CGPPP – Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas “que deliberou pela extinção antecipada do referido contrato”.

I

Diante do alto custo de implantação, que poderia se aproximar de R$ 6 bilhões de acordo com cálculos do Governo do Estado, sendo R$ 1 bilhão somente em desapropriações, em julho de 2019, o governador João Doria anunciou a troca do monotrilho por um BRT (ônibus rápidos em corredores), que, ainda segundo o anúncio, poderia ficar entre oito e 10 vezes mais barato com capacidade de transporte semelhante.

O projeto de BRT deveria ter sido apresentado no fim de 2019 e a promessa era de que as obras fossem iniciadas ainda no primeiro semestre de 2020, nada disso ocorreu.

O trajeto deve contemplar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, São Paulo (até Terminal Sacomã).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Eduardo disse:

    O lobby venceu…como sempre.

  2. Andre disse:

    Os eleitores vao lembrar disso

  3. Mauro disse:

    E os três prefeitos levam na boa, o Dória sabe o que faz. Tudo farinha do mesmo saco (PSDB)

Deixe uma resposta