Apesar de marcar renovação de frota, nova pintura de ônibus de Santo André é usada em veículos que já operavam no sistema

Ônibus Caio Apache Vip III da Urbana, fabricado em 2013, com pintura nova. Foto: Wesley Gomes.

Empresa Urbana é uma das que não adquiriu novos modelos, mas adotou layout diferenciado

JESSICA MARQUES

A nova pintura dos ônibus de Santo André, no ABC Paulista, foi utilizada para marcar a renovação de frota anunciada pelo prefeito Paulo Serra na cidade. Contudo, empresas que integram o Consórcio União Santo André estão caracterizando veículos que já operavam no sistema.

As primeiras unidades com o novo layout entraram em operação em agosto de 2019. Foram veículos seminovos de ano 2014 comprados pela Viação Vaz para substituir modelos fabricados em 2007.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/05/primeiros-onibus-de-santo-andre-com-nova-identidade-visual-comecam-a-operar-e-prefeito-divulga-cronograma-de-renovacao-de-frota/

Em seguida, veículos zero-quilômetro adquiridos pelas viações Vaz e Guaianazes também receberam as novas cores que marcam a renovação de frota.

Entretanto, a EUSA (Empresa Urbana de Santo André), que não informou a compra de nenhum ônibus após o início da renovação de frota anunciada pela Prefeitura, já caracterizou alguns veículos antigos, entre eles dois modelos fabricados em 2013, vindos do transporte público de Marabá, no Pará.

A caracterização causou confusão entre os passageiros. Em agosto, um veículo da Urbana apresentou falha mecânica e os usuários acharam que tratava-se de um ônibus novo, por conta da pintura.

reprodução

Foto: Reprodução / Facebook.

A EUSA foi procurada sobre o caso e sobre a renovação de frota, mas não respondeu à reportagem.

Em nota, a SATrans, responsável pelo gerenciamento dos transportes de Santo André, informou que todos os veículos que entram no sistema recebem o novo layout, independentemente de serem zero-quilômetro ou seminovos.

“Os demais ônibus da frota serão atualizados com o novo layout progressivamente. O objetivo é uniformizar a identidade visual”, justificou, sobre ônibus antigos receberem a nova pintura.

NOVOS ÔNIBUS

O Diário do Transporte entrou em contato com a Aesa (Associação das Empresas de Transporte de Santo André) para verificar quais empresas pretendem comprar ônibus novos ou seminovos para o transporte público da cidade.

Até o momento, apenas a Viação Guaianazes tem a intenção de adquirir mais dez veículos novos até dezembro deste ano. Os ônibus serão climatizados, mas não foi especificado se com ar-condicionado ou sistema de refrigeração de teto.

RENOVAÇÃO DE FROTA EM SANTO ANDRÉ

Ao Diário do Transporte, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, reforçou a promessa de entregar 50 ônibus novos à cidade até dezembro deste ano.

“O transporte público de Santo André está sendo modernizado e ganha importante reforço com a chegada de novos ônibus para renovar a frota. Neste ano, serão 50 veículos climatizados, com acessibilidade e que começam a circular a partir de setembro. Para o ano que vem, mais 100 novos ônibus, e em 2021, outros 100, totalizando 250 veículos novos nas linhas municipais”, disse o chefe do Executivo.

Até o momento, foram apresentados e estão em operação 30 novos ônibus da Viação Guaianazes. Os veículos são do modelo Caio Apache Vip IV, com chassis Mercedes-Benz, além dos coletivos da Viação Vaz.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/22/primeiros-15-onibus-zero-quilometro-comecaram-a-operar-nesta-sexta-feira-em-santo-andre/

Outros dez veículos foram apresentados pela Viação Vaz, sendo cinco zero-quilômetro e outros cinco seminovos.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/09/13/mais-cinco-onibus-zero-quilometro-entram-em-operacao-a-partir-de-segunda-feira-em-santo-andre/

Os primeiros dois ônibus do transporte coletivo de Santo André com a nova identidade visual começaram a operar em 05 de agosto de 2019 pela Viação Vaz.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/05/primeiros-onibus-de-santo-andre-com-nova-identidade-visual-comecam-a-operar-e-prefeito-divulga-cronograma-de-renovacao-de-frota/

A empresa também comprou, na época, os cinco ônibus zero-quilômetro, que vieram da fábrica da Neobus, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Em março, a Vaz entregou seis veículos seminovos para o transporte coletivo. Os modelos possuem carroceria Marcopolo Torino com chassis Mercedes-Benz OF 1721.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/02/25/empresa-de-onibus-de-santo-andre-entrega-seis-veiculos-seminovos-para-o-transporte-coletivo/

Em seguida, outro ônibus seminovo começou a operar. O sétimo veículo é um Marcopolo Torino, com chassi Mercedes-Benz OF 1721 BlueTec5, assim como os outros seis que começaram a operar na cidade em março. Todos os modelos são 2014.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/05/26/viacao-vaz-de-santo-andre-inicia-operacao-de-setimo-veiculo-seminovo-comprado-neste-ano/

Contudo, a única empresa de Santo André até o momento que trouxe ônibus com ar-condicionado durante a renovação de frota foi a Suzantur, que opera na região da Vila Luzita.

Os novos articulados são do modelo Marcopolo Viale BRT, Volvo B340M, ambos zero-quilômetro. Os veículos substituem duas unidades dos articulados mais antigos, ano 2006/2007, modelo Mercedes-Benz O 500 M – Busscar Urbanuss.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/30/vila-luzita-recebe-mais-dois-onibus-articulados-zero-quilometro-da-suzantur-em-santo-andre/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Joeldo Martins disse:

    É uma vergonha os pneus dos ônibus São todos careca e além de tudo isso os motoristas dirigem com celular na orelha a maioria dos motoristas fazem isso

  2. Diego abc disse:

    Tá na hora desse prefeito banana de Santo André começar a descredenciar essas empresinhas vagabundas que só visam lucro e não estão nem aí pros passageiros…

  3. Este onibus que ai aparece como itinerário RODOVIÁRIA (B19-Jd Aclimação- Campestre), deve ser do Baltazar que opera a B19 e B13-Jd. Aclimação-Vila Alice, são modelos usados…com garagem ali na Vila Assunção.. agora vir onibus do Pará??? usado lá e trazido usados???

    1. MARCOS NASCIMENTO disse:

      O Balta tem empresa no Pará e negócios de transporte em algumas cidades da região norte e nordeste do Brasil razão pela qual quando a necessidade exige, onibus usados de cidades bem distantes são transferidos para serem operados nas empresas do grupo na região do grande ABC paulista, lembrando que este grupo assim como o grupo Itapemirim, Reunidas e outros… encontram-se em recuperação financeira.

  4. Rafael disse:

    Eu usuário gostaria de ver um jeito de carregar o bilhete no terminal da vila Luzita porque não tenho tempo saio cedo e volto só a noite tive um problema com uma cobradora do 101 porque eu queria trocar 50.00 reais para eu pegar o ônibus no outro dia de manhã ela não quiz trocar por isso eu queria um jeito de carregar meu bilhete na vila Luzita para eu não ter que passar de novo o que eu passei no dia 19/09 só para trocar 50.00reais para poder pagar uma passagem no outro dia.

    1. DEMIS ROCHA VIANA disse:

      E verdade Rafael eles tiram os cobradores de muitas linhas aumentando o tempo de viagem e a operação de recarga do bilhete não funciona e péssimo serviço apresentado para a população

    2. Paulo disse:

      estamos na idade da pedra uma cidade desse tamanho os batbar do transporte Ronan, Baltazar e Cia donos da AESA não permitem recarga por meios eletrônicos para dificultar a vida das pessoas e não fazerem integração no terminal da vila luzita tem a banca de jornal lá faz recarga

  5. Paulo disse:

    e na garagem da suzantur ônibus zero com ar condicionado sem ser os articulados contei 5 hoje estacionados prontos para rodagem isso porque é emergencial.enquanto isso as carroças zero km duas portas carregando o gado

    1. Jaça disse:

      Paulo, são 25 ônibus 2019 no total… esses p prefeito não.menciona rsrsrs

      1. Paulo disse:

        esse Prefeito e ridículo q suzantur inovando fada vez mais e esse Prefeito propagandeado fazendo alarde com as carroças duas portas com aquele elevador ridículo matando a terceira porta que tanto faz falta todos da suzantur tem elevador e as 3 portas ooerando estranho a satrans homologar essas aberração que dificultam a vida dos usuários nas outras empresas funcionamuiyo bem elevadores e porta juntos mas os quadrilheiros do consórcio mandam na cidade

  6. Elisabete Almeida de Souza disse:

    Por favor prefeito de Santo André foi feito um Condomínio Pinheirinho aqui na Adriático e estamos com problemas de transporte pois a população aumentou e parece que os coletivos diminuíram faça alguma coisa pra melhorar coloque mais ônibus ou outa linha pra suprir a população agradeço se eu puder ser atendida.

  7. DEMIS ROCHA VIANA disse:

    Kd os ônibus com ar condicionado e Wi-Fi. E uma vergonha deveria ter ônibus coletivos com modelos de ônibus de turismo e viagens pois tem linhas que passamos 1 hora dentro do ônibus no horário de pico exemplo a linha T27 condomínio maracana. As viagens São stressantes e pra tirar os cobradores teriam que operar no modelo do trólebus que não e o caso, e vô o usuário Rafael aí encima falou não consegue nem carregar seu bilhete no próprio terminal de ônibus no devido horário.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading