Transdata faz parceria com aplicativo Moovit para mostrar horário dos ônibus em Santo André

Passageiros não conseguem ver horário de ônibus em Santo André desde a saída do CittaMobi. Foto: Adamo Bazani.

Ferramenta desenvolvida pela empresa e lançada pela Prefeitura em maio de 2018 não funcionou

JESSICA MARQUES

A Transdata, fornecedora dos equipamentos de bilhetagem e monitoramento para os ônibus de Santo André, no ABC Paulista, fez uma parceria com o aplicativo Moovit para mostrar o horário dos ônibus na cidade.

Em maio de 2018, o aplicativo Santo André Mob, desenvolvido pela Transdata, foi lançado pela Prefeitura. Contudo, até então a ferramenta não funcionou e os passageiros ficaram sem opção para visualizar a localização dos ônibus na cidade.

A Transdata, informou ao Diário do Transporte, em nota, que a parceria com o aplicativo Moovit, um dos mais utilizados para consulta de horários no transporte, tem como objetivo dar mais opções para os clientes.

“Entre as diversas funcionalidades para melhor atender o usuário estão a possibilidade de consulta de horário, traçar rota, consulta de pontos e itinerários da linha. A mudança foi feita para ter um aplicativo mais amplo e atender diversas redes de transporte”, informou a Transdata, em nota.

O Moovit já funciona para os ônibus intermunicipais, municipais da capital paulista e para a previsão de chegada dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Desta forma, o objetivo é permitir um planejamento de rotas de um sistema para o outro.

“Além destas funções, destaca-se, ainda, a previsão de chegada e a função roteirizador. A primeira exibe o tempo previsto de chegada do próximo ônibus em um ponto de parada específico. A segunda permite identificar qual linha de ônibus melhor atende os pontos de partida e finais definidos, somada a indicação passo a passo de todo trajeto que deverá ser feito pelo usuário para chegar ao ponto de embarque e onde deverá desembarcar”, informou a Transdata, também em nota.

Sobre a mudança de aplicativo utilizado no transporte coletivo do município, a Prefeitura informou que o Santo André Mob vai continuar funcionando na cidade.

“As parcerias e aprimoramentos são sempre bem vindos para propiciar melhor atendimento aos usuários. O Santo André Mob está e continuará operando normalmente, sempre em constante evolução e aperfeiçoamento”, informou, em nota.

FUNCIONALIDADE

O estudante Lucas Carollo, morador de Santo André, chegou a tentar utilizar o Santo André Mob, mas não conseguiu previsões exatas para a chegada dos ônibus.

Recentemente, o passageiro utilizou o Moovit para traçar uma rota para ir a um compromisso profissional e teve uma surpresa: o aplicativo mostrou o horário de chegada do ônibus e a previsão foi certeira.

“O Moovit é com certeza a melhor opção que conheço, é de longe o mais completo, além de ter muito mais integração, visto que não se limita a Santo André. Já usei diversas vezes no modo em que acompanha você em tempo real, dizendo quando descer, que ônibus pegar, que rua ir. Se derem os dados corretamente para eles rastrearem os nossos ônibus em tempo real, acredito que estamos com a melhor opção do mercado”, avaliou Carollo.

O Diário do Transporte testou a funcionalidade do Moovit para os ônibus municipais de Santo André, o que ainda está em fase de implantação. Em alguns momentos, as linhas têm os horários exibidos em verde e a previsão é mais próxima da realidade.

Contudo, quando o horário foi mostrado em preto, o ônibus chegou a passar cinco minutos antes e, até mesmo, dez minutos depois do que estava indicado no aplicativo.

Junto às linhas municipais, o Moovit traz também as previsões para os ônibus intermunicipais que passam no ponto selecionado. Desta forma, o passageiro pode escolher qual linha quer utilizar, de acordo com o horário estimado de chegada do coletivo.

O Moovit é gratuito e está disponível para Windows Phone, iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado nas lojas virtuais de cada sistema operacional.

HISTÓRICO

O Santo André Mob foi esperado por três meses, período em que nenhuma ferramenta estava disponível para prever a chegada dos coletivos nos pontos, por meio de geolocalização. Contudo, quando foi lançada, a ferramenta não funcionou.

Relembre: Após mais de um mês de lançamento, aplicativo de ônibus de Santo André não funciona

A Prefeitura informou que o aplicativo teve os recursos otimizados e os passageiros puderam observar mudanças. Ainda assim, são encontrados problemas de funcionamento, como indisponibilidade de previsões e horários imprecisos.

Relembre: Após problemas, aplicativo que mostra horário dos ônibus em Santo André é atualizado

Na Play Store, o Santo André Mob, desenvolvido pela Transdata, é mostrado com apenas uma estrela, em uma avaliação que vai até cinco. As principais reclamações estão no fato de a ferramenta não funcionar.

O Santo André Mob foi disponibilizado em substituição ao aplicativo CittaMobi, que funcionou de outubro de 2014 até fevereiro de 2018.

“A empresa do antigo sistema manifestou o interesse em descontinuar a prestação do serviço por questões comerciais, fazendo com que a Prefeitura agilizasse a troca da tecnologia, construindo um novo aplicativo com mais funcionalidades. O novo aplicativo funciona para as empresas que operam no Consórcio União Santo André” – informou a Prefeitura, em nota, na época.

O CittaMobi estava disponível aos passageiros de Santo André por meio de um convênio da empresa com o Consórcio União Santo André, formado pelas empresas Viação Guaianazes/Curuçá, Viação Vaz, TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações, ETURSA – Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André e EUSA – Empresa Urbana Santo André.

No início de fevereiro, o serviço ficou indisponível para a população, devido ao rompimento de contrato entre a Cittati e o Consórcio União Santo André.

Veja mais detalhes na reportagem publicada pelo Diário do Transporte: Empresas de ônibus de Santo André rompem contrato e passageiros ficam sem informações em aplicativo de celular

Confira as notas enviadas pela Cittati e pela Prefeitura de Santo André na época em que o CittaMobi parou de funcionar na cidade:

Nota Cittati:

Há 10 anos a Cittati fornece soluções tecnológicas de mobilidade urbana para o mercado. Entre elas, há o sistema de gerenciamento online de frotas de ônibus, que também gera a posição geolocalizada, em tempo real, de cada veículo. Esses dados são utilizados na previsão de chegada dos ônibus nos pontos apresentada no aplicativo CittaMobi.

Recentemente, algumas das operadoras de ônibus de Santo André encerraram o contrato de gerenciamento online de suas frotas. Consequentemente, o CittaMobi não mais consegue gerar a previsão de horários de diversas linhas que circulam na cidade. No entanto, as previsões de horários dos ônibus da empresa Suzantur ainda são apresentadas no aplicativo.

Agradecemos a todos os usuários do CittaMobi de Santo André por esses anos de parceria. Ao informar as previsões de chegada dos ônibus e as melhores rotas, esperamos ter contribuído para que os cidadãos tenham uma melhor experiência na mobilidade urbana.

O CittaMobi continua operando normalmente nas demais cidades.

Nota Prefeitura de Santo André:

A Prefeitura de Santo André informa que o sistema de transporte público municipal passa por um processo de modernização que incluirá, entre outras medidas, a troca de tecnologia para a implantação de um novo aplicativo de transporte, que substituirá o Cittamobi. A expectativa da administração é de que o processo de transferência de tecnologia seja concluído nas próximas semanas. Os ônibus da cidade já estão recebendo modernos e precisos equipamentos de monitoramento para o controle da chegada e saída das linhas municipais.

Na concepção de melhoria do transporte público na cidade, a Prefeitura propôs ainda ações que estão em andamento e outras que já foram realizadas. Um plano de ação está em execução para elaboração de um estudo detalhado das linhas municipais, os itinerários, bem como o fluxo de passageiros nestes coletivos. Estes estudos permitirão vislumbrar o panorama atual do transporte público na cidade, servindo de base também para a elaboração de um plano de racionalização do sistema de transporte vigente.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

1 comentário em Transdata faz parceria com aplicativo Moovit para mostrar horário dos ônibus em Santo André

  1. Esse Santo André Mob é uma piada,
    sugiro aos criadores que tentem utilizar.
    Ufa, parece que alguém nessa prefeitura acordou para o fiasco desse app da Transdata.
    Ótima Materia, Parabéns Jéssica!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: