Empresas de ônibus de Santo André rompem contrato e passageiros ficam sem informações em aplicativo de celular

Passageiros dos ônibus das empresas do Consórcio União Santo André não contam mais com aplicativo. Clique na foto para ampliar

De acordo com empresa de tecnologia Cittati, somente Suzantur permanece conectada ao aplicativo. Prefeitura diz que cidade terá nova ferramenta para usuário

ADAMO BAZANI

Os passageiros de ônibus de Santo André, no ABC Paulista, que estão acostumados a utilizar o aplicativo CittaMobi, que informa em tempo real a previsão de demora dos ônibus para passar nos pontos, já não contam mais com os serviços.

Segundo a empresa Cittati, responsável pela transmissão das informações aos celulares dos passageiros, as empresas de ônibus encerraram o contrato pelo qual eram disponibilizados os dados sobre as linhas e horários diretamente nos celulares dos passageiros.  A empresa de tecnologia ainda afirmou que somente a Suzantur, que opera o sistema tronco-alimentado de Vila Luzita até a conclusão de uma licitação das linhas, é que continua fornecendo as informações que são disponibilizadas para os celulares dos usuários.

Não contam mais com as informações em tempo real no aplicativo CittaMobi os passageiros do Consórcio União Santo André, formado pelas empresas Viação Guaianazes/Curuçá, Viação Vaz, TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações, ETURSA – Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André e EUSA – Empresa Urbana Santo André.

A aposentada Nilza Aparecido não gostou nada do descredenciamento.

“Tem até outros [aplicativos], mas esse era fácil de consultar. Eu estava acostumada. Preciso da linha B 63 para ir às consultas na Fundação [de Santo André]. Como tenho de sair bem cedinho, ainda escuro, era bem mais seguro saber quando o ônibus ia passar, para não ficar muito tempo no ponto” – reclamou.

O metalúrgico Jessé Oliveira disse que sem informação fica mais difícil pegar ônibus em Santo André.

“Os ônibus em Santo André já são ruins. Minha linha, a I07, é infestada de micro-ônibus que vivem lotados Tem a I 08, mas com ônibus velhos demais. Dá desânimo de usar essas coisas que chamam de ônibus aqui, ainda mais sem saber quando vai passar. Eu usava esse aplicativo” – comentou.

Em resposta ao Diário do Transporte, a prefeitura de Santo André informou que a cidade terá um novo aplicativo já na próxima semana e que o sistema da cidade passará por modernizações.

Enquanto os passageiros sem o CittaMobi esperam pela nova ferramenta anunciada pela prefeitura, uma das opções é o aplicativo Moovit, que também pode ser baixado gratuitamente no celular.

Confira as notas-respostas na íntegra:

Nota Cittati:

Há 10 anos a Cittati fornece soluções tecnológicas de mobilidade urbana para o mercado. Entre elas, há o sistema de gerenciamento online de frotas de ônibus, que também gera a posição geolocalizada, em tempo real, de cada veículo. Esses dados são utilizados na previsão de chegada dos ônibus nos pontos apresentada no aplicativo CittaMobi.

Recentemente, algumas das operadoras de ônibus de Santo André encerraram o contrato de gerenciamento online de suas frotas. Consequentemente, o CittaMobi não mais consegue gerar a previsão de horários de diversas linhas que circulam na cidade. No entanto, as previsões de horários dos ônibus da empresa Suzantur ainda são apresentadas no aplicativo.

Agradecemos à todos os usuários do CittaMobi de Santo André por esses anos de parceria. Ao informar as previsões de chegada dos ônibus e as melhores rotas, esperamos ter contribuído para que os cidadãos tenham uma melhor experiência na mobilidade urbana.

O CittaMobi continua operando normalmente nas demais cidades.

Nota Prefeitura de Santo André:

A Prefeitura de Santo André informa que o sistema de transporte público municipal passa por um processo de modernização que incluirá, entre outras medidas, a troca de tecnologia para a implantação de um novo aplicativo de transporte, que substituirá o Cittamobi. A expectativa da administração é de que o processo de transferência de tecnologia seja concluído nas próximas semanas. Os ônibus da cidade já estão recebendo modernos e precisos equipamentos de monitoramento para o controle da chegada e saída das linhas municipais.

Na concepção de melhoria do transporte público na cidade, a Prefeitura propôs ainda ações que estão em andamento e outras que já foram realizadas. Um plano de ação está em execução para elaboração de um estudo detalhado das linhas municipais, os itinerários, bem como o fluxo de passageiros nestes coletivos. Estes  estudos permitirão vislumbrar o panorama atual do transporte público na cidade, servindo de base também para a elaboração de um plano de racionalização do sistema de transporte vigente.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Isso não passa de covessa fianda precisa ir mais as fundo esse aplicativo mostrava sucatas do ônibus ronam Maria pintor lixo puro sr prefeito Paulo serra sr não vai conbra este empresário viação vaz está com ônibus vencido e viação pargue da nações também será e por que viação eusa está dirando ônibus 2013 e colocando ônibus 2012 mandando para viação riacho grande um ônibus 2015 foi retirado 05 732 o que esta acontecendo só sucatas em santo André

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Nada como um drible, para embaralhar todos os dados.

    Ninguém quer os dados tabeladinhos.

    Att,

    Paulo Gil

  3. Vb disse:

    O transporte coletivo de Santo André é uma, vc fica 45 minutos no ponto esperando passar uma sucata; a única coisa q ainda prestava era o aplicativo q não te deixava muito exposto até chegar a sucata, agora nem isso tem mais.
    Paulo Serra e cia decepção total.

    1. Lithan disse:

      boa amei essa resposta. muito engraçada

  4. Natã Carniel disse:

    Aposto que o aplicativo será igual a todos os outros municipais e estaduais, como o dos correios ou da semasa, sempre deixam na mão além da interface de utilização ser muitas vezes falha. Eu uso o Moovit ele é excelente para planejar viajens de ônibus/metrô/trem, entretanto não se compara ao cittamobi em relação á previsão de chegada dos ônibus (que é essencial)
    Ainda não entendo o porque fizeram isso, poderiam muito bem ter deixado o aplicativo, pelo menos até ficar pronto o novo app, assim não deixariam um monte de gente na mão (deve ter alguem ganhando muito dinheiro rs) .

  5. Socorro disse:

    Lamentável, o serviço de ônibus é muito ruim, demorado e não há respeito pelos idosos principalmente. A maioria parte antes do idoso se acomodar e de maneira brusca. Segura quem puder.
    A única coisa boa era o aplicativo.
    Nada para nós, eleitores e usuarios.

  6. Mariana disse:

    Só uma desculpa para não mostrar atrasos e a falta de onibus, utilizo a linha U26, ja era de costume os motoristas cortarem caminho na av dos Estados, agora sem o aplicativo, fica mais fácil driblar esse caminho, ja fiquei 1h no ponto esperando essa linha, e quando decidi ir a pé até a estação, cerca de 20minutos andando, chegando lá tinha onibus parados, não sou a primeira pessoa a ver os motoristas cortando caminho da av da paz direto para estação, sem dar a volta na av dos estados, em muitos casos ja presenciei motorista perguntando se alguem ia sentindo antiga Coral, senão ele cortaria caminho.

  7. Eunice disse:

    Esperamos que não fique mais uma vez só na promessa, como fizeram com as UBS que fecharam em Santo André pra reformar e ainda nem começaram, nao tinha necessidade de fechar todos de uma vez so, Santo André tem um dos piores transportes públicos da região, o aplicativo era muito útil para os usuários, como outros disseram anteriormente chegamos a ficar de 40 minutos a 1 hr no ponto esperando o ônibus. Esperarmos que Sr. Prefeito Paulo Serra cumpra com sua palavra.

  8. Cida disse:

    Esta prefeitura de santo André só ferram a gente,o transporte está uma droga com
    motoristas mal-educados e a gente reclama e continua na mesm😕e agora está,ficarmos sem os horários dos ônibus e ficamos no ponto com chuva às vezes ate 50 min ,se soubessemos os horários ficaria melhor

Deixe uma resposta