Inauguração da estação São Paulo-Morumbi é prevista para este sábado, 27
Publicado em: 25 de outubro de 2018
Diário do Transporte teve acesso ao convite formal que está sendo enviado apenas para algumas pessoas e autoridades
ADAMO BAZANI
O governo de São Paulo finalmente marcou para este sábado, dia 27 de outubro de 2018, às 10 horas, a inauguração da estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela. A assessoria do Metrô não confirma, apenas informa que a inauguração será neste mês. A Secretaria de Transportes Metropolitanos já enviou os convites formais, aos quais a reportagem do Diário do Transporte teve acesso.
Na manhã desta sexta-feira, o governador Marcio França e o secretário de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, estiveram fazendo vistoria na estação, antes da inauguração deste sábado.
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Estimativa é que operações sejam inicialmente das 10h às 15h por duas semanas, já com cobrança de tarifas. Terminal de ônibus ficará pronto na primeira quinzena de dezembro.
A estimativa é que operações sejam inicialmente das 10h às 15h por duas semanas, já com cobrança de tarifas. O terminal de ônibus ao lado ficará pronto na primeira quinzena de dezembro.
Com mais esta entrega, a Linha 4 passa dos atuais 9 quilômetros de extensão para 11,5 quilômetros. A obra completa depende da estação Vila Sônia, cuja entrega está prevista para o final de 2019, início de 2020, o que estenderá a Linha 4 para 12,8 quilômetros.
Em entrevista coletiva durante a inauguração da estação Oscar Freire, no dia 4 de abril deste ano, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, explicou o motivo da demora maior para a entrega da última estação da Linha 4: “A Vila Sônia tem um grande terminal de ônibus que vai servir Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, todos os municípios do derredor, e um pátio de trens. Por isso, uma obra mais complexa, com 1,5 km de túneis que estão sendo escavados ao final do próximo ano”.
FIM DA NOVELA
O Metrô de São Paulo prometeu inaugurar a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela em outubro deste ano. A última previsão divulgada havia sido para o mês passado, mas as obras ainda não estavam concluídas.
Finalmente entregue, a estação chega ao público com dez anos de atraso. A promessa havia sido sinalizada em setembro pelo secretário de Transportes Metropolitanos do estado, Clodoaldo Pelissioni, em entrevista coletiva.
Desde o início do mês passado foram realizadas diversas interdições pela gestão Márcio França em toda a linha para a realização de obras da futura estação SP-Morumbi, que está sob a responsabilidade do Governo do Estado.
Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a inauguração mais recente na Linha 4-Amarela foi em 04 de abril de 2018, com a entrega da Estação Oscar Freire de forma incompleta: apenas uma das duas entradas previstas no projeto está funcionando.
CRONOLOGIA DO SEGUNDO TRECHO DA LINHA 4 AMARELA DO METRÔ:
– Novembro de 2012: Assinatura de contrato por R$ 1,8 bilhão com o Consórcio Isulox Corsán-Corviam e o Metrô para construção das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, o terminal de ônibus na Vila Sônia, o pátio para trens também na Vila Sônia um túnel de dois quilômetros para fazer uma ligação para este pátio
– Julho de 2015: Rompimento de contrato entre Metrô e Consórcio Isulox Corsán-Corviam por atraso nas obras. Metrô e Consórcio trocam acusações.
– Novembro de 2015: Metrô abre nova licitação para este trecho.
– 17 de março de 2016: TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspende licitação para analisar questionamentos de construtora interessada sobre edital.
– 30 de março de 2016: TCE julga improcedentes os questionamentos e autoriza o andamento da licitação.
– 06 de abril de 2016: Metrô recebe propostas.
– 07 de junho de 2016: Metrô declarada como vencedor o Consórcio TC-Linha 4 Amarela, formado pelas empresas TIISA – Infraestrutura e Investimentos S/A e COMSA S/A. A proposta foi de R$ 858.743.546,73
– 12 de agosto de 2016: As obras da segunda etapa da Linha 4 Amarela são retomas pelo consórcio vencedor. Na ocasião, o governo do Estado prometia as estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire para o final de 2017.
– 23 de janeiro de 2018: Abertura da estação Higienópolis-Mackenzie.
– 04 de abril de 2018: Inauguração da estação Oscar-Freire de forma incompleta. Só foi aberto o acesso no lado ímpar da Avenida Rebouças. O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, na ocasião, disse que havia diferença de solo entre um lado e outro da avenida. “Ao escavar, verificamos um solo mais mole do que o esperado quando fizemos o projeto. Estamos tendo que escavar com mais cuidado. O fundamental é garantir a segurança, não só do usuário, mas do entorno da estação, então vamos trabalhar devagar, mas permanente para que no segundo semestre possamos entregar o segundo acesso. Agora, as pessoas vão ter que fazer a ultrapassagem da Avenida Rebouças para poder pegar o metrô no acesso principal” — disse Pelissioni.
– 28 de abril de 2018: Governo do Estado de São Paulo, em anexo sobre riscos fiscais do Orçamento para 2019, admite a possibilidade de a ViaQuatro cobrar, a partir de julho de 2018, ao menos R$ 2,335 milhões por mês por causa de atrasos na entrega das estações da segunda fase da linha, que comprometeram a demanda prevista. De acordo com o último aditivo com a empresa, todas as estações deveriam ter sido concluídas em março de 2018. Também há pendências em relação aos atrasos da fase I, em especial, após a tragédia do desabamento das obras da estação Pinheiros, em 12 de janeiro de 2007, quando uma cratera se abriu na Rua Capri tragando caminhões, máquinas e até um micro-ônibus que passava pelo local. Sete pessoas morreram e depois de mais de dez anos do acidente, ninguém havia ainda sido condenado.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Nossa!!!! No sábado!!!!! Véspera da eleição!!!!!!
Afe
A eleição passa, a estação fica !
A linha mais vergonhosa da história de SP, desde 2010 nessa enrolação com o governo PSDB, imune a justiça de SP, uma piada.
Ufa! Até que enfim desencantou!
O Brasil é muito atrasado qd se tratar de transporte de trilhos.
Já no Japão….
Tudo difícil para o povo !
O Brasil, ao contrario do Japão, saiu dos trilhos !
A manhã a torcida Independente vai fazer uma grande festa na estação