Estação São Paulo-Morumbi passa a operar em horário comercial a partir de sábado, dia 10

Estação funcionará das 4h40 à meia-noite, de domingo a sexta-feira, como nas demais linhas do sistema metroviário de São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

A estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, entregue no dia 27 de outubro de 2018, como antecipou o Diário do Transporte, passa a funcionar em horário comercial pleno a partir deste sábado, dia 10 de novembro de 2018.

O horário passará a ser das 4h40 à meia-noite de domingo a sexta-feira, e aos sábados das 4h40 à 1h da manhã, horário normal de funcionamento das demais linhas da rede metroviária.

A reportagem do Diário do Transporte esteve presente no dia da inauguração,               quando reportamos a situação das obras do terminal de ônibus ao lado, que deveria ter sido entregue junto com a estação São Paulo-Morumbi. A previsão de conclusão da obra ficou para a primeira quinzena de dezembro.

A reportagem do Diário do Transporte verificou a grande quantidade de operários na obra, que ainda estava sem a cobertura e plataformas.

No evento, o secretário de Transportes Metropolitanos do estado, Clodoaldo Pelissioni, falou do impacto provocado pela nova estação, que vai exigir uma reorganização das linhas de ônibus da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. De acordo com o secretário, 12 linhas metropolitanas, que faziam o ponto final nas imediações da estação Butantã, seguirão apenas até a estação São Paulo-Morumbi, de onde os passageiros terão que fazer transferência para a Linha 4 do Metrô. Relembre: Linhas de ônibus municipais e metropolitanas serão alteradas com nova estação São Paulo-Morumbi, inaugurada neste sábado

A linha 4-Amarela, construída pelo Metrô de São Paulo, é administrada pela concessionária ViaQuatro, e possibilita a conexão com seis linhas da rede sobre trilhos de São Paulo, em quatro estações. O movimento em média é de 750 mil pessoas por dia útil.

HISTÓRICO:

O Metrô de São Paulo prometeu inaugurar a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela em outubro deste ano. A última previsão divulgada havia sido para o mês passado, mas as obras ainda não estavam concluídas.

Finalmente entregue, a estação chega ao público com dez anos de atraso. A promessa havia sido sinalizada em setembro pelo secretário de Transportes Metropolitanos do estado, Clodoaldo Pelissioni, em entrevista coletiva.

Desde o início do mês passado foram realizadas diversas interdições pela gestão Márcio França em toda a linha para a realização de obras da futura estação SP-Morumbi, que está sob a responsabilidade do Governo do Estado.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a inauguração mais recente na Linha 4-Amarela foi em 04 de abril de 2018, com a entrega da Estação Oscar Freire de forma incompleta: apenas uma das duas entradas previstas no projeto está funcionando.

CRONOLOGIA DO SEGUNDO TRECHO DA LINHA 4 AMARELA DO METRÔ:

– Novembro de 2012: Assinatura de contrato por R$ 1,8 bilhão com o Consórcio Isulox Corsán-Corviam e o Metrô para construção das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, o terminal de ônibus na Vila Sônia, o pátio para trens também na Vila Sônia um túnel de dois quilômetros para fazer uma ligação para este pátio

– Julho de 2015: Rompimento de contrato entre Metrô e Consórcio Isulox Corsán-Corviam por atraso nas obras. Metrô e Consórcio trocam acusações.

– Novembro de 2015: Metrô abre nova licitação para este trecho.

– 17 de março de 2016: TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspende licitação para analisar questionamentos de construtora interessada sobre edital.

– 30 de março de 2016: TCE julga improcedentes os questionamentos e autoriza o andamento da licitação.

– 06 de abril de 2016: Metrô recebe propostas.

– 07 de junho de 2016: Metrô declarada como vencedor o Consórcio TC-Linha 4 Amarela, formado pelas empresas TIISA – Infraestrutura e Investimentos S/A e COMSA S/A. A proposta foi de R$ 858.743.546,73

– 12 de agosto de 2016: As obras da segunda etapa da Linha 4 Amarela são retomas pelo consórcio vencedor. Na ocasião, o governo do Estado prometia as estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire para o final de 2017.

– 23 de janeiro de 2018: Abertura da estação Higienópolis-Mackenzie.

– 04 de abril de 2018: Inauguração da estação Oscar-Freire de forma incompleta. Só foi aberto o acesso no lado ímpar da Avenida Rebouças. O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, na ocasião, disse que havia diferença de solo entre um lado e outro da avenida. “Ao escavar, verificamos um solo mais mole do que o esperado quando fizemos o projeto. Estamos tendo que escavar com mais cuidado. O fundamental é garantir a segurança, não só do usuário, mas do entorno da estação, então vamos trabalhar devagar, mas permanente para que no segundo semestre possamos entregar o segundo acesso. Agora, as pessoas vão ter que fazer a ultrapassagem da Avenida Rebouças para poder pegar o metrô no acesso principal” — disse Pelissioni.

– 28 de abril de 2018: Governo do Estado de São Paulo, em anexo sobre riscos fiscais do Orçamento para 2019, admite a possibilidade de a ViaQuatro cobrar, a partir de julho de 2018, ao menos R$ 2,335 milhões por mês por causa de atrasos na entrega das estações da segunda fase da linha, que comprometeram a demanda prevista. De acordo com o último aditivo com a empresa, todas as estações deveriam ter sido concluídas em março de 2018. Também há pendências em relação aos atrasos da fase I, em especial, após a tragédia do desabamento das obras da estação Pinheiros, em 12 de janeiro de 2007, quando uma cratera se abriu na Rua Capri tragando caminhões, máquinas e até um micro-ônibus que passava pelo local. Sete pessoas morreram e depois de mais de dez anos do acidente, ninguém havia ainda sido condenado.

– 27 de outubro de 2018: Governo do Estado inaugura formalmente a estação São Paulo-Morumbi. Prefeito e Secretário dos Transportes Metropolitanos falam em reorganização de linhas da SPTrans e EMTU no entorno. Terminal de ônibus, ainda em obras, ficou prometido para dezembro.

– 10 de novembro de 2018: Estação São Paulo-Morumbi passa a operar em horário comercial.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes  

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