Ação popular pede suspensão de faixa de ônibus em Vitória, por transtorno no trânsito

Publicado em: 2 de abril de 2018

Faixa exclusiva de ônibus foi implantada em 12 de março.

Linha Verde foi suspensa, mas liminar foi cassada pela Justiça na última quarta-feira

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE*

*Com informações da Folha Vitória

Uma ação popular pediu a suspensão de uma faixa exclusiva de ônibus em Vitória, por uma munícipe considerar que a via atrapalha o tráfego de carros. A chamada Linha Verde foi implantada na Avenida Dante Michelini, no bairro Camburi, na capital do Espírito Santo, e deve voltar a funcionar nos próximos dias.

A faixa exclusiva começou a funcionar no início de março. RELEMBRE:

Faixa exclusiva de ônibus em Vitória começa a funcionar nesta segunda-feira

A Linha Verde foi suspensa no dia 21 de março, por uma liminar do juiz Mário da Silva Nunes Neto, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Vitória. A decisão teve como base uma ação popular, ajuizada por uma moradora da região.

A justificativa da munícipe foi que o projeto teria causado um grande impacto no trânsito da capital. Outra alegação feita na ação popular é que a Linha Verde foi criada sem debate com a população.

Apesar de a faixa de ônibus ter sido suspensa, a Justiça cassou a liminar que proibia a operação da via exclusiva em Vitória. A suspensão foi deferida pelo Desembargador substituto Delio José Rocha Sobrinho, da 2ª Câmara Cível do TJES. A medida foi protocolada pela prefeitura na última segunda-feira, 26 de março.

A justificativa para a cassação da liminar é que não houve nenhum tipo de ilegalidade por parte da Prefeitura no processo de implantação da faixa exclusiva de ônibus.

Segundo informações da Prefeitura de Vitória, nesta segunda-feira, 2 de abril, será realizada uma reunião para definir os detalhes da volta do funcionamento da Linha Verde.

A faixa exclusiva de ônibus da praia de Camburi, em Vitória, começou a funcionar em uma segunda-feira, 12 de março. Segundo informações da Prefeitura, ao todo, somam-se 3,8 quilômetros de extensão da via exclusiva. A pista exclusiva é a da direita, por conta da localização dos pontos de ônibus.

Leia também: Nova faixa exclusiva de ônibus em Vitória já começa a receber equipamentos para testes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

Deixe uma resposta