Ação popular pede suspensão de faixa de ônibus em Vitória, por transtorno no trânsito

Faixa exclusiva de ônibus foi implantada em 12 de março.

Linha Verde foi suspensa, mas liminar foi cassada pela Justiça na última quarta-feira

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE*

*Com informações da Folha Vitória

Uma ação popular pediu a suspensão de uma faixa exclusiva de ônibus em Vitória, por uma munícipe considerar que a via atrapalha o tráfego de carros. A chamada Linha Verde foi implantada na Avenida Dante Michelini, no bairro Camburi, na capital do Espírito Santo, e deve voltar a funcionar nos próximos dias.

A faixa exclusiva começou a funcionar no início de março. RELEMBRE:

Faixa exclusiva de ônibus em Vitória começa a funcionar nesta segunda-feira

A Linha Verde foi suspensa no dia 21 de março, por uma liminar do juiz Mário da Silva Nunes Neto, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Vitória. A decisão teve como base uma ação popular, ajuizada por uma moradora da região.

A justificativa da munícipe foi que o projeto teria causado um grande impacto no trânsito da capital. Outra alegação feita na ação popular é que a Linha Verde foi criada sem debate com a população.

Apesar de a faixa de ônibus ter sido suspensa, a Justiça cassou a liminar que proibia a operação da via exclusiva em Vitória. A suspensão foi deferida pelo Desembargador substituto Delio José Rocha Sobrinho, da 2ª Câmara Cível do TJES. A medida foi protocolada pela prefeitura na última segunda-feira, 26 de março.

A justificativa para a cassação da liminar é que não houve nenhum tipo de ilegalidade por parte da Prefeitura no processo de implantação da faixa exclusiva de ônibus.

Segundo informações da Prefeitura de Vitória, nesta segunda-feira, 2 de abril, será realizada uma reunião para definir os detalhes da volta do funcionamento da Linha Verde.

A faixa exclusiva de ônibus da praia de Camburi, em Vitória, começou a funcionar em uma segunda-feira, 12 de março. Segundo informações da Prefeitura, ao todo, somam-se 3,8 quilômetros de extensão da via exclusiva. A pista exclusiva é a da direita, por conta da localização dos pontos de ônibus.

Leia também: Nova faixa exclusiva de ônibus em Vitória já começa a receber equipamentos para testes

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Faixa de ônibus de Vitória poderá ser utilizada por veículos transportando mais de três pessoas – Diário do Transporte
  2. Após suspensão, faixa de ônibus de Vitória volta a funcionar nesta terça-feira – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: