Faixa exclusiva de ônibus em Vitória começa a funcionar nesta segunda-feira

Exclusividade foi implantada na avenida Dante Michelini. Foto: Daniel Sobral / Prefeitura de Vitória

Via pode ser utilizada por coletivos urbanos, escolares, particulares, de excursão e turismo, além de vans e táxis

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A faixa exclusiva de ônibus da praia de Camburi, em Vitória (ES), começa a funcionar nesta segunda-feira, 12 de março. Chamada de Linha Verde, a pista foi implantada na avenida Dante Michelini.

Nos primeiros 30 dias, os motoristas serão orientados por equipes da Setran (Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana), de acordo com informações da Prefeitura. Um material informativo será distribuído nos semáforos.

A faixa exclusiva não poderá ser utilizada apenas para ônibus urbanos, mas também para escolares, particulares, de excursão e turismo. Micro-ônibus, táxis e vans também terão direito de circular pela via.

O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Aos sábados, a exclusividade da via será das 6h às 14h. Aos domingos, os carros de passeio poderão circular normalmente pela via exclusiva, pois o uso será livre.

Sobre a Linha Verde

Conforme publicado pelo Diário do Transporte, a Linha Verde começou a ser equipada em janeiro, com câmeras e iluminação. O funcionamento da via será do píer de Iemanjá até o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul, no sentido Jardim Camburi.

Segundo informações da Prefeitura, ao todo somam-se 3,8 quilômetros de extensão da via exclusiva. A pista exclusiva é a da direita, por conta da localização dos pontos de ônibus.

“Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com maior fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que, ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade” – disse o secretário da Setran, Tyago Hoffmann, por meio de nota enviada pela Prefeitura.

Câmeras de monitoramento

Câmeras da Orla de Camburi

Via terá 16 câmeras de monitoramento. Foto: Daniel Sobral / Prefeitura de Vitória

A Linha Verde terá 16 câmeras de monitoramento ao longo da extensão de 3,8 quilômetros. A vigilância terá como objetivo flagrar veículos de passeio que possam circular pela via exclusiva em horários proibidos.

Conforme informado pela Prefeitura, os carros só podem acessar a faixa exclusiva para o transporte coletivo quando forem entrar nos bolsões de estacionamento da praia. Apesar do chamado “cerco eletrônico”, a Prefeitura informa que o foco não é multar os motoristas, mas proporcionar agilidade na circulação dos ônibus e evitar paradas sem necessidade.

“A intenção não é punir, mas implementar um projeto que servirá à coletividade e que, gradativamente, todos se sensibilizem. Nas primeiras semanas, vamos trabalhar a orientação, tirar dúvidas, esclarecer, enfim, mostrar que o ganho coletivo é sempre maior que o individual” – afirmou o secretário.

1 Trackback / Pingback

  1. Ação popular pede suspensão de faixa de ônibus em Vitória, por transtorno no trânsito – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: