Faixa de ônibus de Vitória poderá ser utilizada por veículos transportando mais de três pessoas

Linha Verde voltará a ser monitorada em 10 de abril, com permissão também para ônibus, táxis e vans

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A Linha Verde, faixa exclusiva de ônibus que fica na Avenida Dante Micheline, em Vitória, Espírito Santo, voltará a ser monitorada a partir da próxima terça-feira, 10 de abril de 2018. Segundo informações da Prefeitura, os veículos que estiverem transportando três ou mais pessoas também poderão circular na via.

O funcionamento da faixa exclusiva de ônibus estava suspenso e a liminar que proibia a operação da Linha Verde foi cassada pela Justiça. Os detalhes da volta do funcionamento da via foram definidos nesta segunda-feira, 2 de abril, pela Prefeitura.

RELEMBRE: Ação popular pede suspensão de faixa de ônibus em Vitória, por transtorno no trânsito

A intenção de autorizar veículos com três passageiros ou mais é permitir que motoristas de aplicativo, como o Uber, possam utilizar a faixa exclusiva. A medida levou o nome de “Carona Solidária”.

A Linha Verde foi criada inicialmente para ser exclusiva para ônibus, táxis e vans. Com a decisão da Prefeitura, a faixa ganhará uma nova permissão.

De acordo com o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffman, o projeto está em fase de testes e terá ajustes de acordo com as necessidades que surgirem.

“A nossa ideia é favorecer o transporte de massa, o transporte coletivo como um todo, e a ‘Carona Solidária’ é uma forma de melhorar a mobilidade urbana dentro do conceito de coletividade” – informou Tyago Hoffman, em nota.

HISTÓRICO

A Linha Verde havia sido suspensa no dia 21 de março, por uma liminar do juiz Mário da Silva Nunes Neto, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Vitória. A decisão teve como base uma ação popular, ajuizada por uma moradora da região.

A justificativa da munícipe foi que o projeto teria causado um grande impacto no trânsito da capital. Outra alegação feita na ação popular é que a Linha Verde foi criada sem debate com a população.

Apesar de a faixa de ônibus ter sido suspensa, a Justiça cassou a liminar que proibia a operação da via exclusiva em Vitória. A suspensão foi deferida pelo Desembargador substituto Delio José Rocha Sobrinho, da 2ª Câmara Cível do TJES. A medida foi protocolada pela prefeitura na última segunda-feira, 26 de março.

A justificativa para a cassação da liminar é que não houve nenhum tipo de ilegalidade por parte da Prefeitura no processo de implantação da faixa exclusiva de ônibus. Nesta segunda-feira, 2 de abril, foi realizada uma reunião para definir os detalhes da volta do funcionamento da Linha Verde.

A faixa exclusiva de ônibus da praia de Camburi, em Vitória, começou a funcionar em uma segunda-feira, 12 de março. Segundo informações da Prefeitura, ao todo, somam-se 3,8 quilômetros de extensão da via exclusiva. A pista exclusiva é a da direita, por conta da localização dos pontos de ônibus.

RELEMBRE: Faixa exclusiva de ônibus em Vitória começa a funcionar nesta segunda-feira

Leia também: Nova faixa exclusiva de ônibus em Vitória já começa a receber equipamentos para testes.

LINHA DE ÔNIBUS

amp_00063787.jpg

Linha de ônibus recebeu o número 295

Desde o início da operação da Linha Verde, a Prefeitura criou uma linha especial de ônibus para atender os passageiros que fazem o trajeto entre a Enseada do Suá e o bairro Jardim Camburi.

Segundo informações da administração municipal, o ponto está sendo na Rua Caetano Tunholi (via da US Praia do Suá), do outro lado da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, passando em seguida pela Praça do Papa.

“O coletivo recebeu o número 295 e conta com ar-condicionado, fazendo paradas nos pontos para embarque e desembarque de passageiros com passagem a R$ 5,00. A Prefeitura avalia a implantação de um ônibus convencional para fazer o mesmo itinerário”.

SEMÁFOROS E PAINEL ELETRÔNICO

Após a implantação da Linha Verde, o tempo dos semáforos foi ajustado pela Prefeitura. Nos três primeiros sinais após a Ponte de Camburi (sentido Jardim Camburi) foi feita uma ampliação de seis segundos.

“O objetivo é garantir maior fluidez ao trânsito, liberando mais o tráfego na ponte. Esse tempo vai fazer grande diferença” – explicou Tyago Hoffman.

A Prefeitura também instalou um painel eletrônico de mensagem variável, na altura da Praça dos Namorados, que fica na Avenida Saturnino de Brito. O painel indica aos motoristas o momento em que devem mudar de faixa.

Comentários

Comentários

  1. www.yahoo.com.br disse:

    essa decisão foi muito engraçada, parabens justiça. Acho que secretario de transportes deveria ser Juiz, ou membro da OAB. é a justiça mandando em tudo, ah esqueci , também imprensa.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading