Nova faixa exclusiva de ônibus em Vitória já começa a receber equipamentos para testes

Foto: divulgação (prefeitura de Vitória - ES)

Equipamentos que farão a leitura dos veículos que entrarem na Linha Verde em Camburi deverão ser instalados ainda em janeiro. Depois dessa etapa, será executada a sinalização vertical

ALEXANDRE PELEGI

Conforme noticiamos no dia 10 de janeiro de 2018, a avenida Dante Michelini, endereço da famosa praia de Camburi, em Vitória, receberá faixa exclusiva para ônibus, intervenção conhecida como “linha verde”.

Conforme informa a prefeitura em seu site oficial, a faixa em Camburi já começou a receber os equipamentos necessários para a operação.

A instalação de postes para as câmeras e iluminadores, demarcações, laços indutivos e sinalização horizontal, itens que servirão de teste para a nova Linha Verde, segue avançada na avenida Dante Michelini, em Camburi”, informa a prefeitura.

Todos os equipamentos que farão a leitura dos veículos que entrarem na Linha Verde deverão ser instalados ainda em janeiro. Depois dessa etapa, será executada a sinalização vertical.

Desta forma, no início de fevereiro a Linha Verde deverá ser liberada para os ônibus, para um período de teste. “O objetivo principal é dar prioridade ao corredor de ônibus, servindo diretamente a quem utiliza o transporte coletivo”, diz a prefeitura de Vitória.

FISCALIZAÇÃO DA FAIXA EXCLUVISA SERÁ FEITA POR CÂMERAS

Serão 16 câmeras de monitoramento para a fiscalização da Linha Verde, onde poderão circular na faixa ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus.

Segundo a prefeitura, essas câmeras também servirão ao “cerco eletrônico”, “auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia”.

Tyago Hoffmann, secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, a instalação dos equipamentos segue adiantada.

AGILIDADE AOS CORREDORES

A Linha Verde da Avenida Dante Michelini, em Camburi, terá baias de ônibus segregadas. Assim, os ônibus não precisam fazer embarque e desembarque de passageiros, pois poderão ultrapassar os demais pela faixa exclusiva.

O secretário de Vitória destacou ainda que será feito um trabalho de educação e conscientização de motoristas, “pois a intenção não é punir, mas implementar um projeto que servirá à coletividade”.

A faixa funcionará entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi). A extensão será de 3,8 quilômetros.

A faixa exclusiva será a da direita, em função dos pontos de ônibus estarem nesse lado da pista. Nesse trecho, a via possui três faixas de rolamento, além das faixas de conversão à esquerda.

A faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Por fim, o secretário Tyago Hoffmann afirmou que a implantação da Linha Verde cria um espaço privilegiado para o transporte coletivo.

“Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com maior fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que, ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade”.

O objetivo da prefeitura de Vitória é ampliar os corredores exclusivos de ônibus para outros lugares.

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) avalia novos trechos para a implantação do sistema, como no sentido contrário da Dante Michelini (trecho da Norte Sul até a Ponte de Camburi), avenida Fernando Ferrari (trecho da Ponte da Passagem até o aeroporto) e avenida Beira-Mar.

Linha Verde

Câmeras de videomonitoramento vão ajudar a fiscalizar o tráfego na faixa exclusiva. Foto: divulgação (prefeitura de Vitória – ES)

Linha Verde

Técnicos já trabalham na instalação dos equipamentos na Dante Michelini Foto: divulgação (prefeitura de Vitória – ES)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Nova faixa exclusiva de ônibus em Vitória já começa a receber equipamentos para testes

  1. Amigos, boa noite.

    Vejam que intere$$ante, primeiro o faturamento, as câmera$ e depoi$ a $inalização de $olo.

    O que intere$$a é faturar.

    Cadê os tachões do solo isso é que interessa, ai nem precisa de câmeras.

    Não conheço o lugar, mas de que adianta a faixa verde ser ao lado dos bolsões de estacionamento, uma vez que o buzão será cortado a todo instante.

    PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLL

    Porque não faz do outro lado ???

    BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil

1 Trackback / Pingback

  1. Faixa exclusiva de ônibus em Vitória começa a funcionar nesta segunda-feira – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: