Após suspensão, faixa de ônibus de Vitória volta a funcionar nesta terça-feira

A faixa da direita da via passa a ser exclusiva para ônibus, vans, táxis e veículos de passeio com três ou mais passageiros.

Chamada de Linha Verde, a faixa fica na Avenida Dante Michelini, em Camburi

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Após suspensão, a Linha Verde vai voltar a funcionar nesta terça-feira, 10 de abril de 2018, no bairro Camburi, em Vitória, no Espírito Santo. A faixa da direita da Avenida Dante Michelini (sentido Jardim Camburi), passa a ser exclusiva para ônibus, vans, táxis e veículos de passeio com três ou mais passageiros.

Uma ação popular pediu a suspensão de uma faixa exclusiva de ônibus em Vitória, por uma munícipe considerar que a via atrapalha o tráfego de carros. A Linha Verde foi suspensa no dia 21 de março, por uma liminar do juiz Mário da Silva Nunes Neto, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Vitória.

Relembre: Ação popular pede suspensão de faixa de ônibus em Vitória, por transtorno no trânsito

Segundo informações da Prefeitura, carros de transporte público para pessoas com deficiência também poderão utilizar a faixa exclusiva. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Os demais veículos só poderão acessar a via para fazer a conversão à direita para os bolsões de estacionamento da orla de Camburi. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, a fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento.

Agentes de trânsito da Guarda Municipal também atuarão na região para orientar os condutores que forem flagrados desrespeitando a Linha Verde, conforme informações da Prefeitura.

“Queremos implantar um projeto que servirá à coletividade e que, gradativamente, todos se sensibilizem. Vamos trabalhar a orientação, tirar dúvidas, esclarecer, enfim, mostrar que o ganho coletivo é sempre maior que o individual” – informou o secretário, em nota.

A Prefeitura também informou que vai receber contribuições dos moradores. Para isso, foi criado um grupo de acompanhamento da Linha Verde, depois de uma reunião entre gestores da administração municipal com lideranças comunitárias de Vitória. “Dentro de 15 a 20 dias, faremos um novo encontro para debater sugestões e opiniões dos representantes das associações de moradores” – disse Hoffmann.

Sobre a Linha Verde

Conforme publicado pelo Diário do Transporte, a Linha Verde começou a ser equipada em janeiro, com câmeras e iluminação. O funcionamento da via será do píer de Iemanjá até o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul, no sentido Jardim Camburi.

Segundo informações da Prefeitura, ao todo somam-se 3,8 quilômetros de extensão da via exclusiva. A pista exclusiva é a da direita, por conta da localização dos pontos de ônibus.

“Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com maior fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que, ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade” – disse o secretário da Setran, Tyago Hoffmann, por meio de nota enviada pela Prefeitura.

Leia mais em Faixa exclusiva de ônibus em Vitória começa a funcionar nesta segunda-feira

1 Trackback / Pingback

  1. Faixa exclusiva será ampliada, em Vitória – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: