Agenda repleta de novidades sobre eletromobilidade, com modelos de ônibus elétricos inéditos, serviços e dados de vendas
Publicado em: 2 de outubro de 2025
Além disso, prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, fez nova projeção de frota e atualizou em que pé está o financiamento do banco chinês que vai beneficiar BYD na capital paulista
ADAMO BAZANI
Os últimos dias foram marcados por diversas novidades quanto a Eletromobilidade, em especial em São Paulo.
Mas as novas notícias não ficaram restritas à capital paulista, muito embora que seja até natural a cidade aparecer mais neste tema por ter uma legislação específica e mais ampla que determina redução de poluição pelos ônibus e reunir a maior frota deste tipo de veículo do país: 760 ônibus elétricos com baterias e 201 trólebus, apesar de a gestão não ter conseguido cumprir a meta de 2,6 mil elétricos até dezembro de 2024. Segundo a prefeitura, o principal motivo é que a distribuidora de energia ENEL não criou a infraestrutura adequada para adequar uma rede que dê conta da necessidade de recargade baterias.
A concessionária se defende e diz que não descumpre prazos e faz as adequações de acordo com os pedidos que forem chegando pelas viações. Agora, a meta é de mais 2,2 mil ônibus menos poluentes até 2028.
META INÉDITA e GOVERNO CHINÊS:
Ao Diário do Transporte, em 23 de fevereiro de 2025, Nunes disse que acredita que esta meta será até ultrapassada e fez uma promessa inédita: 1,2 mil ônibus elétricos em circulação até dezembro de 2025, dos quais, mil até a COP 30, que ocorre em novembro.
O prefeito ainda falou que a primeira etapa do financiamento do Governo da China para a compra de ônibus elétricos, no valor de R$ 560 milhões está em fase final de liberação.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2025/09/23/video-nunes-sao-paulo-tera-12-mil-onibus-eletricos-ate-dezembro-de-2025-e-verba-chinesa-esta-prestes-a-ser-liberada/
A BYD, fabricante chinesa de ônibus elétricos que já atua na cidade de São Paulo desde 2019 e que tem planta em Campinas (SP) será a única beneficiada com este financiamento. Segundo o diretor da empresa ao Diário do Transporte, Marcelo Schneider, também na terça-feira (23), durante um seminário sobre eletromobilidade promovido pela SECLIMA (Secretaria de Mudanças Climáticas), da prefeitura de São Paulo, e pela instituição internacional C40, as regras do governo chinês preveem que os financiamentos sejam apenas para as empresas localizadas nas regiões atendidas pelas subsedes do Banco Chinês, espécie de BNDES da China. Além disso, segundo Schneider, foi a BYD que intermediou o encontro neste sentido entre representantes da instituição de fomento da China e o prefeito Nunes.
O representante da BYD ainda revelou que há 500 ônibus elétricos da marca encomendados para a capital paulista.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2025/09/23/video-byd-tem-500-onibus-encomendados-para-sao-paulo-financiamento-chines-e-so-para-a-marca/
CORREDOR VERDE:
Destes 500 ônibus da BYD encomendados para São Paulo, de acordo com o diretor da fabricante, 190 são articulados de 22 metros.
Boa parte destes ônibus de grande porte irá para o projeto Corredor Verde, que visa requalificar os atuais corredores da cidade e já implantar nos novos um conceito de sustentabilidade mais amplo, com paradas que usam energia solar, mais áreas de jardinagem e sistema de reaproveitamento de água da chuva.
O prefeito Ricardo Nunes, em resposta ao Diário do Transporte, disse que o trecho 1 do primeiro corredor a ser requalificação, na Avenida Nove de Julho, na região central, será entregue ainda neste ano de 2025.
Relembre:
VÍDEO: Corredor Verde da 9 de julho será entregue até o fim do ano e novo Caio e-Millennium/BYD com Blade será entregue em breve, diz Nunes
A semana ainda teve, na quinta-feira, 25 de setembro de 2025, uma novidade quanto ao modelo de ônibus que vai operar este sistema.
Trata-se do e-Millennium BRT novo, da Caio, com padrão europeu de carroceria e baterias feitas pela BYD do tipo Blade, que deixam o ônibus uma tonelada mais leve , ampliam o espaço interno para os passageiros e são carregadas pela metade do tempo dos modelos atuais.
O ônibus foi revelado em primeira mão pelo prefeito Ricardo Nunes ao Diário do Transporte em julho e, agora, chegou ao complexo Santa Rita, da SPTrans (São Paulo Transporte), local que reúne a equipe técnica da gestora da prefeitura, para as primeiras verificações antes do início dos testes efetivos nas ruas.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2025/09/25/sptrans-realiza-inspecoes-no-novo-e-millennium-brt-eletrico-que-vai-rodar-por-corredores-verdes/
NOVO MODELO DA INDÚSTRIA NACIONAL
Outro destaque na semana quanto a Eletromobilidade, é um novo modelo de ônibus elétrico com tecnologia genuinamente brasileira.
Trata-se de um veículo tipo padron de 12,5 metros que possui um sistema de motores elétricos por imã e novos softwares que deixam o veículo 750 kg mais leve e aumenta a capacidade de lotação em mais dez passageiros.
O modelo tem motores da WEG e tecnologia Eletra, com carroceria Caio.
O diretor da WEG, Gilson Piovesan, e a diretora da Eletra, Ieda Oliveira, contaram a novidade para o Diário do Transporte.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2025/09/23/video-weg-e-eletra-oferecem-novo-modelo-de-onibus-eletrico-750-kg-mais-leve-e-que-transporta-10-passageiros-a-mais/
A Eletra, que responde pela maior parte do mercado nacional de ônibus e também especificamente em São Paulo, de acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que reúne as fabricantes, também revelou ao Diário do Transporte o volume de vendas já concretizadas.
A diretora presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, disse ao repórter Adamo Bazani, do Diário do Transporte, que até janeiro de 2026, serão entregues mais 370 ônibus da marca para a capital paulista, dos quais 80 articulados de 21,5 metros. Todos têm carrocerias Caio e motores/baterias/inversores WEG. As plataformas são Mercedes-Benz (básico, padron e articulado) ou Scania (padron 15 metros com três eixos)
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2025/09/23/em-primeira-mao-video-eletra-do-abc-confirma-vendas-de-mais-370-onibus-eletricos-para-capital-paulista-80-articulados/
MAIS VOLUMES:
Ainda sobre estimativas de entregas, o vice-presidente de ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, revelou ao Diário do Transporte, que a marca entrega, além dos 80 articulados em parceria com a Eletra, mais 160 com tecnologia exclusiva da marca modelo eO500 U. O articulado exclusivo Mercedes-Benz também começa a ser entregue em 2026. Já são 111 unidades encomendadas do eO500 UA.
Barbosa ainda destacou que a Mercedes-Benz usa um conceito modular de baterias que dá mais flexibilidade e personalização, adaptando opções de quantidade de packs aos tipos de operações de cada empresa
Relembre
https://diariodotransporte.com.br/2025/09/24/exclusivo-mercedes-benz-oferece-conceito-modular-de-baterias-para-onibus-eletricos-que-reduz-custos-de-aquisicao-e-operacao-e-destaca-encomendas-de-mais-160-unidades-padrons-e-191-articulados-para-s/
Ainda sobre vendas, o gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, disse ao Diário do Transporte que a aposta da marca em oferecer duas opções de modelos do seu elétrico Attivi, o de tecnologia integral da marca e sobre chassis de outras fabricantes tem trazido retornos positivos. Além das unidades já entregues do Integral e dos 95 Attivi sobre chassi Mercedes-Benz para a empresa Sambaíba, da zona Norte da capital paulista com chassis Mercedes-Benz, há mais ônibus elétricos em produção para outras empresas da cidade nas duas configurações. Entre Brasil e Austrália, a Marcopolo chegou a mais de mil ônibus elétricos que levam a marca da fabricante gaúcha.
Relembre
https://diariodotransporte.com.br/2025/09/25/entrevista-marcopolo-ultrapassa-mil-onibus-eletricos-no-mundo-e-oferecer-duas-opcoes-integral-e-encarrocamento-tem-dado-bons-resultados-na-capital-paulista/
HUB DE RECARGA e NOVA OPÇÃO DE BESS:
Não foram somente em relação a veículos as novidades da semana.
A TEVX, representante da fabricante chinesa Higer, revelou o Diário do Transporte que está oferecendo ao mercado três sistemas para implantar hubs de recarga de baterias para ônibus que podem ser compartilhados por diferentes viações e são compatíveis comaoutras marcas de ônibus elétricos, não somente Higer.
Segundo o CEO da marca, Carlos Eduardo Souza, ao Diário do Transporte, uma das opções é que os terrenos tenham BEES, espécies de baterias gigantes que vão aos poucos carregando da rede durante o dia e depois têm energia armazenada na garagem para os ônibus na noite madrugada. As vantagens são menos dependência da distribuidora de energia adequar a rede pública, compra de energia no mercado livre negociando preços menores e ter eletricidade estocada em casos de apagão
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2025/09/24/entrevista-tevx-vai-oferecer-hub-de-carregamento-para-onibus-com-opcao-de-bess-armazenadores-de-energia/
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



O único problema da BYD é no modelo padron, porque nerfam os bancos traseiros deixando o carro minúsculo, já o articulado de 23 metros tem que ver se as empresas irão aderir ou se irão pular pro modelo BRT, já que custa mais caro que o ML5.