Câmara do TJ reforça decisão que suspendeu licitação do transporte de Amparo

Mirage opera atualmente no município. Foto: Claudio José de Souza/Ônibus Brasil

Desembargadores dão provimento a agravo de instrumento interposto pela ITT Itatiba Transportes contra decisão do Juízo da Comarca do Município  

ALEXANDRE PELEGI

Em mais uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, dessa vez com o voto dos desembargadores da 1ª Câmara de Direito Público, foi mantida a suspensão da licitação para conceder os serviços de transportes coletivos por ônibus na cidade de Amparo.

A 1ª Câmara do TJ seguiu o voto do relator, desembargador Vicente de Abreu Amadei, e acatou agravo de instrumento interposto pela empresa ITT Itatiba Transportes que pede a impugnação do certame.

O julgamento, realizado nessa terça-feira, 21 de junho de 2022, teve a participação dos Desembargadores Aliende Ribeiro (Presidente sem voto), Danilo Panizza e Luís Francisco Aguilar Cortez, que seguiram o voto do relator Amadei.

O agravo de instrumento interposto pela ITT é contra decisão de primeiro grau do Juízo da 2ª Vara da Comarca de Amparo, que negou liminar para suspender a concorrência pública.

Como mostrou o Diário do Transporte, o desembargador do TJ Vicente de Abreu Amadei já havia se manifestado por duas vezes pela suspensão da concorrência: em 25 de maio passado, quando concedeu a liminar, e em 1º de junho, quando negou recurso da prefeitura e manteve a decisão. Relembre:

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EDITAL

A prefeitura de Amparo publicou o aviso da licitação no dia 27 de abril de 2022. A concorrência estava destinada à concessão onerosa para prestação e exploração do serviço de transporte público coletivo urbano e rural de passageiros do município. Relembre: Amparo (SP) volta a lançar licitação do transporte municipal

O valor estimado da concessão, segundo o edital, é de R$ 82,5 milhões (R$ 82.563.476,14).

Com o critério de julgamento do tipo “menor valor da tarifa de remuneração”, o contrato tem prazo de execução de 15 anos, podendo ser prorrogado até por igual período.

Cumprindo os ritos legais, a prefeitura realizou duas audiências públicas em horários diferentes no dia 04 de abril de 2022.

O contrato envolve ainda a gestão, operação, manutenção, atualização, comercialização, distribuição e arrecadação de Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE, com Biometria de Reconhecimento Facial.

Além disso, a empresa que vencer o certame deverá operar o Sistema de Acompanhamento, Controle e Monitoramento da Operação-CCO, em tempo real, além do Serviço de Informação ao Usuário – SIU.

Outra exigência é quanto à instalação de Sistema de Comunicação Wi-Fi Embarcada (internet sem fio) em todos os veículos da frota.

A frota inicial contará com um total de 12 ônibus, sendo cinco MIDI ônibus para o Sistema Estrutural (linhas troncos) com ar condicionado e wi-fi embarcado, cinco MINI ônibus para o sistema Regional e Alimentador; um MINI ônibus com ar condicionado e wi-fi embarcado para a Linha Turística, e um MICRO ônibus para a linha alimentadora/rural.

A frota reserva técnica corresponde a, no mínimo, 8% da frota operacional.

Para início da prestação dos serviços, o edital exige 100% da frota composta por veículos equipados com acessibilidade, e com, no máximo, quatro anos de idade de fabricação.

No decorrer da concessão a idade média de toda a frota não poderá ser superior a oito anos.

HISTÓRICO

Em 2010, a Prefeitura contratou uma empresa para implementar o Plano Municipal de Trânsito, concluído em setembro de 2012. No mesmo ano, foi publicada a Lei nº 3.708, que autoriza a concessão do serviço público de transporte coletivo no município de Amparo.

Em 2014, o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a licitação, que foi republicada dois anos depois com o edital atualizado. Após a publicação, foi a vez do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo pedir a suspensão do processo licitatório. O Tribunal de Justiça também apontou diversos problemas no documento.

A Prefeitura informou que os estudos realizados respondiam os questionamentos tanto do Tribunal de Contas quanto do Tribunal de Justiça.

Atualmente, a empresa Mirage Transporte, com sede em Itapira (SP), opera de maneira emergencial para suprir a demanda dos serviços. O contrato inicial foi assinado por seis meses e tem sido renovado.

Segundo a Mirage, a média de passageiros no sistema de transporte urbano da cidade é de 4.100, onde ela atua com 30 ônibus. (dados de antes da pandemia da Covid-19).

Em 18 de outubro de 2019, a prefeitura lançou uma nova licitação.

Em dezembro de 2019, o TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspendeu a licitação, atendendo a duas representações.

Depois dos ajustes, prefeitura de Amparo, no interior de São Paulo, publicou no dia 4 de julho de 2020, o aviso de retomada de licitação dos transportes coletivos.

Segundo o comunicado oficial, a data de apresentação das propostas foi marcada para o dia 25 de agosto daque ano.

O edital foi disponibilizado a partir de 08 de julho.

Entretanto, em 20 de agosto de 2020, a prefeitura de Amparo divulgou em Diário Oficial comunicado pelo qual avisa a suspensão da licitação dos transportes.

Segundo a justificativa da prefeitura, o adiamento foi necessário para ajustes no edital.

“ A Comissão de Licitações informa que o presente certame que seria realizado em 25/08/2020 às 09h está SUSPENSO para readequação do Edital. Aguardar publicação com nova data de encerramento.”

Em 19 de dezembro de 2020, em publicação no DOE, a prefeitura voltou a lançar a licitação, agendando o certame para 18 de fevereiro de 2021.

No dia 16 de fevereiro de 2021, o Tribunal de Justiça suspendeu novamente o certame, atendendo a pedido de tutela de urgência de natureza antecipada formulado pela Viação Princesa Tecelã Transportes. Relembre: Liminar do Tribunal de Justiça paralisa licitação do transporte de Amparo

 


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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