Nova tecnologia para monitoramento de ônibus em São Paulo entra em operação até o fim de 2023, diz Ricardo Nunes

Prefeito Ricardo Nunes ainda falou de integração entre SPTrans, CET e GCM

Segundo prefeito, obras no Complexo Santa Rita da SPTrans começam neste ano e projeto vai custar R$ 63,7 milhões

ADAMO BAZANI

Colaborou Alexandre Pelegi

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Até o fim de 2023, o sistema de transporte público da capital paulista terá uma nova tecnologia de monitoramento de ônibus.

A informação é do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que nesta quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022, visitou o Complexo Santa Rita da gerenciadora das linhas municipais SPTrans (São Paulo Transporte), que deve abrigar o novo Centro de Operações (COP).

“As obras e a aquisição de softwares e equipamentos iniciam neste ano e a conclusão é para o ano que vem. Então, até o fim do ano que vem a gente vai ter todo o sistema de tecnologia de controle da SPTrans reformado, revitalizado e atualizado na cidade de São Paulo” – disse Nunes.

Um novo sistema de monitoramento é previsto nos atuais contratos de concessão das linhas com as empresas de ônibus que foram assinados em setembro de 2019.

Segundo a prefeitura, o novo COP, funcionará em uma área de 3.183 m² dentro do complexo Santa Rita.

O espaço vai abrigar o novo SMGO (Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional do Transporte Coletivo Público da cidade de São Paulo), que, segundo a prefeitura, vai monitorar a frota por meio de tecnologias mais modernas embarcadas nos ônibus como câmeras, contador de passageiros, wi-fi, controle de tráfego e medição de serviços.

O objetivo é trazer mais segurança, eficiência e conforto no transporte oferecido aos passageiros, segundo a administração.

O prefeito falou que haverá integração de dados e operadores da central da SPTrans com outros órgãos de mobilidade e segurança, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Segundo Nunes, o projeto deve ter custo total de R$ 63,7 milhões e abrange também itens de sustentabilidade como distribuição de água de reuso, máximo aproveitamento de ventilação natural e sistema fotovoltaico para suprir parte do consumo elétrico.

O atual sistema de monitoramento dos ônibus paulistanos é considerado defasado pelo mercado de transportes frente às novas tecnologias, mesmo com a atualizações.

O COP que está atualmente no complexo Santa Rita, foi fundado em 1995 e possibilite que a SPTrans acompanhe todas as partidas e chegadas de ônibus, além de abastecer a população com informações sobre a operação das linhas, por meio do Olho Vivo.

SMGO

A SPTrans publicou no Diário Oficial no dia 09 de dezembro de 2021, comunicado relativo ao fornecimento e implantação do Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional do sistema de ônibus da capital (SMGO).

A função do equipamento será receber os dados de todos os ônibus que operam no transporte coletivo e, a partir daí, reunir e tratar informações para o poder concedente.

Estas informações serão cruciais para que a prefeitura possa acompanhar o desempenho do sistema, com horários e linhas mais lotadas, por exemplo, e poderão ser cruzadas com os dados da bilhetagem, podendo alterar a remuneração das empresas.

O comunicado era dirigido especificamente aos futuros fornecedores desse sistema.

A SPTrans fará a aquisição por meio de licitação, cujo critério de julgamento será o de menor preço.

Só poderão participar do certame as empresas que apresentarem a Certificação de Conformidade do SMGO, conforme especificações técnicas.

A Certificação de Conformidade é aquela expedida por Organismos de Certificação Designados pela SPTrans (OCD).

O SMGO deverá “conversar” com um computador de bordo, cuja missão é capturar dados sobre o serviço ofertado pelas concessionárias, e uma tela de apoio à condução do motorista, com vistas a implantar processos de melhoria da qualidade de indicadores do transporte. É o que se chama de Unidade Central de Processamento (UCP), que vai ficar dentro do ônibus.

O objetivo é o controle de indicadores de qualidade e gestão de contrato e remuneração das empresas.

A licitação do SMGO, de acordo com o comunicado, “abrangerá a contratação da sustentação do Sistema e da infraestrutura necessária para a operação, processamento, armazenamento, comunicação e segurança dos dados do SMGO, e seu instrumento convocatório conterá as exigências de habilitação previstas na legislação aplicável e no Regulamento Interno de Licitações e Contratos da SPTrans (RILC), incluindo-se a documentação relativa à qualificação técnica que decorrer da especificidade técnica do objeto que será licitado”.

A convocação da licitação será publicada “em momento oportuno”.

Isso, no entanto, só deverá ocorrer após a sessão pública que ocorrerá em junho de 2022.

A SPTrans estima que esse período será suficiente “para que todos os interessados obtenham a Homologação da Certificação de Conformidade”.

https://diariodotransporte.com.br/2021/12/09/sptrans-comunica-detalhes-previos-para-a-contratacao-do-sistema-de-monitoramento-e-gestao-operacional-smgo/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Alexandre Pelegi

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Comentários

Comentários

  1. Luiz disse:

    O sistema atual é um lixo. Se você for furtado dentro de um ônibus, pode dar adeus ao seu celular. E nem pense em pedir gravação do ônibus ou testemunho do motorista/cobrador. Ninguém está nem aí.

  2. GASPAR PJ AMPARO disse:

    Engraçado que ninguém toma responsabilidade em combater as fraudes que existem nós terminais de ônibus de SP CAPITAL…BILHETEIROS GANHANDO DINHEIRO VENDENDO INTEGRAÇÃO NA CARA DOS FISCAIS DA SP TRANS E SOCICAM.
    EU TERIA VERGONHA DE TER A OPORTUNIDADE DE FAZER ALGO PRA COMBATER A CORRUPCAO E NAO FAZER…

  3. Max disse:

    Prezado Adamo, pelo que entendi o sistema Olho Vivo (que mal funciona) será substituído? Será que os técnicos da SPTrans lembraram de pedir que os dados dos ônibus sejam compartilhados com Google, Moovit e outros Apps?
    Outra coisa, licitação pelo menor preço só funciona se houver um projeto que possa ser orçado. Esse projeto existe? Ou receberemos um novo sistema baseado apenas em uma descrição nas páginas da licitação? Seria bom termos mais matérias e explicações. Por exemplo, o que é o tal “complexo Santa Rita”? Talvez você saiba o que é, mas muitos leitores seus não sabem. Saudações

    1. diariodotransporte disse:

      O Olho Vivo será substituído
      Complexo Santa Rita – Veja sua história e atual função em reportagem que fizemos> https://diariodotransporte.com.br/2017/08/20/garagem-cmtc-santa-rita-um-marco-da-historia-dos-transportes-que-guarda-preciosidades/
      As demais, checaremos com prefeitura

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