SPTrans homologa empresa Noxxon para tecnologia embarcada nos ônibus da capital paulista

Equipamentos vão permitir o funcionamento de um novo sistema de monitoramento dos serviços de transportes públicos fazendo conexão entre os coletivos e central de operações

ADAMO BAZANI

A SPTrans (São Paulo Transporte) publicou oficialmente nesta quinta-feira, 21 de abril de 2022, a homologação da empresa Noxxon SAT Telecomunicações Ltda para se tornar apta a ser uma das fornecedoras de equipamentos de tecnologia embarcada para o sistema de ônibus da capital paulista.

Estes equipamentos são fundamentais para um novo sistema de controle e monitoramento dos serviços de transporte coletivo da cidade.

Como mostrou o Diário do Transporte em 03 de fevereiro de 2022, em visita ao complexo Santa Rita, onde está o atual controle, o prefeito Ricardo Nunes prometeu que até o fim de 2023 estará em operação o novo Centro de Operações (COP) no mesmo local.

O espaço vai abrigar o novo SMGO (Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional do Transporte Coletivo Público da cidade de São Paulo), que, segundo a prefeitura, vai monitorar a frota por meio de tecnologias mais modernas embarcadas nos ônibus como câmeras, contador de passageiros, wi-fi, controle de tráfego e medição de serviços.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/03/nova-tecnologia-para-monitoramento-de-onibus-em-sao-paulo-entra-em-operacao-ate-o-fim-de-2023-diz-ricardo-nunes/

A nova tecnologia embarcada está prevista nos contratos assinados em setembro de 2019 com as empresas de ônibus, com validade por 15 anos.

Para receber a homologação, a Noxxon foi auditada pela certificadora TUV Rheinland Brasil, “comprovando estar apta para instalar os equipamentos homologados nos ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros da Cidade de São Paulo”, como diz publicação oficial.

O Diário do Transporte já havia noticiado outras empresas homologadas.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/23/sptrans-homologa-prodata-mobility-para-fornecimento-de-tecnologia-embarcada-do-novo-sistema-de-transporte-coletivo-da-capital/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta