Marca Expresso de Prata será mantida em aquisição pelo Grupo Comporte

Expresso de Prata
Ônibus da empresa Expresso de Prata entrando no Terminal Rodoviário da Barra Funda, na zona Oeste da Capital Paulista

Pedido de anuência para formalização será enviado para a Artesp, agência que regula os ônibus rodoviários no Estado de São Paulo, e para o Cade

ADAMO BAZANI

O Grupo Comporte, comandado pela família Constantino Oliveira, adquiriu a tradicional Expresso de Prata, empresa de ônibus rodoviários e suburbanos com sede em Bauru, no interior de São Paulo, com quase 100 anos de atuação e atualmente, com aproximadamente, 190 veículos. O intuito do grupo, pelo menos no primeiro momento, é manter a marca Expresso de Prata.

Ainda não há definição sobre se será adotada a pintura padrão das empresas do grupo, do projeto BR Mobilidade.

Com isso, o Grupo Comporte, o maior do setor rodoviário do País, aumenta em tamanho e em área de cobertura.

A possibilidade de compra já era considerada no setor. Os valores não foram divulgados.

O negócio envolve as operações rodoviárias e suburbanas.

O grupo atua em 12 estados e mais do Distrito Federal, atendendo a mais de 700 cidades, com 7,2 mil ônibus, entre urbanos, suburbanos, fretamento e rodoviários, números de antes da mais nova aquisição.

Já a Expresso de Prata tem origem em 1927, com Angelo Franciscato, filho de imigrantes italiano, que iniciou a trajetória nos transportes atendendo passageiros entre Piracicaba e Torrinha, no interior paulista. A família Franciscato ainda estava no controle da empresa.

O pedido de anuência para formalização será enviado para a Artesp, agência que regula os ônibus rodoviários no Estado de São Paulo.

Também será enviada a comunicação ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que cuida de assuntos como concorrência e concentração de mercado.

A maior parte dos funcionários, em especial os operacionais, como motoristas, carregadores e  trabalhadores dos guichês, será mantida.

Não haverá mudanças nas linhas.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Grupo Comporte está em expansão e reorganização.

Marcas tradicionais que já pertenciam ao Grupo foram incorporadas por outras do mesmo conglomerado, como ocorreu com a incorporação da Breda pela Piracicabana e da Manoel Rodrigues pela Princesa do Norte.

– Manoel Rodrigues pela Princesa do Norte relembre matéria de 09 de fevereiro de 2021

https://diariodotransporte.com.br/2021/02/09/artesp-aprova-incorporacao-da-manoel-rodrigues-pela-princesa-do-norte/

Também em fevereiro de 2020, o Grupo anunciou a incorporação da Viação São Paulo-São Pedro pela Viação Piracicabana

– Breda pela Piracicabana relembre matéria de 24 de junho de 2021

https://diariodotransporte.com.br/2021/06/24/grupo-comporte-confirma-fim-da-breda-para-1o-de-julho-de-2021-com-incorporacao-pela-piracicabana/

O Grupo também já vinha adquirindo empresas e operações, como na área de fretamento e rodioviários.

Em 22 de dezembro de 2020, o Diário do Transporte noticiou que a diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT concedeu anuência prévia para a operação de transferência de controle societário da VCB Transportes Ltda (Viação Campo Belo) para a Expresso União Ltda, do Grupo Comporte.

https://diariodotransporte.com.br/2020/12/22/diretoria-colegiada-da-antt-autoriza-transferencia-de-controle-societario-da-vcb-transportes-para-a-expresso-uniao/

É o que aconteceu com a tradicional Firenze, de Santo André, no ABC Paulista, comprada pela Piracicabana, como noticiou o Diário do Transporte em 22 de novembro de 2021

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/22/piracicabana-grupo-comporte-assume-operacoes-e-frota-de-fretamento-da-empresa-firenze-do-abc/

Em 29 de junho de 2020, o Diário do Transporte noticiava que a Suzantur de fretamento era adquirida pelo Grupo Comporte, que ainda mantinha a marca Breda, na ocasião. A Suzantur passou a se dedicar apenas ao transporte urbano, com operações em Santo André (SP), Mauá (SP), Diadema (SP), Ribeirão Pires (SP) e São Carlos (SP).

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/06/29/exclusivo-grupo-comporte-da-breda-e-piracicabana-vai-assumir-servicos-e-onibus-da-suzantur-fretamento/

O Grupo Comporte é formado por diversas empresas de diferentes segmentos de ônibus.

Ônibus Rodoviários (integrais ou com participação): Expresso União – Patrocínio/MG; Viação Piracicabana – Piracicaba/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Princesa do Norte – Santo Antônio da Platina/PR; Nossa Senhora da Penha – Curitiba/PR; Expresso Maringá – Maringá/PR; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso Caxiense – Caxias do Sul/RS; VCB Transportes – Formiga/MG; Expresso de Prata – Bauru/SP;

Ônibus Urbanos/Metropolitanos/Suburbanos: Viação Piracicabana – Santos/SP; Viação Piracicabana – Praia Grande/SP; BR Mobilidade Baixada Santista – Ônibus Metropolitanos do sistema e VLT – São Vicente/SP; Expresso Maringá do Vale – São José dos Campos/SP; Joseense Transportes – São José dos Campos/SP; Princesa do Norte Urbano de Mogi das Cruzes – Mogi das Cruzes/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Viação Luwasa – Catanduva/SP; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso Itamarati – Votuporanga/SP; TCGM – Transporte Coletivo Grande Marília – Marília/SP; TCGB – Transporte Coletivo Grande Bauru – Bauru/SP; Cidade Verde Transporte Rodoviário – Sarandi/PR; TCCC – Transporte Coletivo Cidade Canção – Maringá/PR; VAL – Viação Apucarana – Apucarana/PR; BluMob – Blumenau/SC; Viação Piracicabana – Brasília/DF; Empresa de Transportes Líder – Uberaba/MG; Viação São Geraldo Sacramento – Uberaba/MG;

Fretamento: Viação Piracicabana, incluindo remanescente da Breda Serviços. Algumas marcas rodoviárias também atuam no fretamento.

Tecnologia: Mobifácil, plataforma de vendas de passagens do Grupo Comporte, como mostrou o Diário do Transporte em 24 de julho de 2020: https://diariodotransporte.com.br/2020/07/24/grupo-comporte-cria-plataforma-digital-mobifacil-e-unifica-vendas-de-passagens-de-onibus/

Cargas e encomendas: União Express; Itamarati Express; TEX Encomendas

O Portal da Expresso de Prata traz a história da empresa.

Antes de eventual mudança no site, o Diário do Transporte reproduz a publicação.

EXPRESSO DE PRATA

Do pioneirismo das charmosas jardineiras aos ônibus mais modernos do mundo, da barranca do rio Paraná, passando pela capital paulista e chegando ao oceano Atlântico, o Expresso de Prata celebra seus mais de 90 anos de história, com os olhos voltados para o futuro. Sempre criou diferenciais de conforto, segurança, pontualidade e inovação para os seus passageiros nas dezenas de cidades onde se faz presente, a cada ida e vinda.

A história do Expresso de Prata começa em 1927, quase ao mesmo tempo que a história de seu fundador, o pioneiro, Angelo Franciscato.

Filho de imigrantes italianos, Angelo chegou ainda criança na cidade paulista de Piracicaba, acompanhado apenas de sua mãe e mais a responsabilidade de cinco irmãos menores para sustentar. Conseguiu emprego numa fábrica de tecidos, onde trabalhava dia e noite para poder pagar o aluguel de uma pequena casa e ajudar no sustento da família.

A vontade de progredir o fez transferir-se para uma fábrica de parafusos. Ali, o empregado que produzisse um milheiro de parafusos obtinha a sua diária garantida. Desta forma, o garoto Angelo se esforçava ao máximo para cumprir a tarefa, pois sua pretensão era, na parte da tarde, freqüentar a seção de mecânica da fábrica para aprender sobre a profissão que tanto gostava.

Após ter aprendido o ofício, transferiu-se da fábrica de parafusos para trabalhar na oficina da Ford de Piracicaba. Lá, ganhava bem melhor, podendo guardar algumas economias para realizar o seu sonho: adquirir uma jardineira usada e abrir uma linha de transporte de passageiros entre Piracicaba e Torrinha. Foi o que conseguiu fazer em 1927. Nessa época, aos 19 anos, era motorista, cobrador, mecânico e contava com apenas um funcionário para revezamento.

Como os negócios caminhavam bem, montou uma pequena oficina, onde começou a montar suas próprias jardineiras, auxiliado por seu funcionário, Lázaro de Camargo, com as quais fariam, mais tarde, as linhas Piracicaba – Torrinha, Piracicaba – Porto João Alfredo, Piracicaba – Vila Romana e Piracicaba – Limeira. Em 1933 contava com três jardineiras de 15 lugares cada, sendo duas jardineiras para o percurso e outra reserva.

Mas o espírito empreendedor de Angelo Franciscato não deixava que ele se acomodasse. Certo dia foi à Jaú inaugurar a linha Jaú – Bocaina tendo, neste local, a oportunidade de fechar um ótimo negócio; vender parte das linhas de Piracicaba e mudar-se com sua família para Jaú. No período de dois anos em Jaú, abriu mais duas linhas: Jaú – Bica de Pedra (hoje Itapuí), uma circular da cidade à estação ferroviária, e Jaú – Bauru. Durante este tempo, sua fábrica de carrocerias, em Piracicaba, continuava em pleno funcionamento.

Em visita a uma irmã residente em Botucatu, Angelo tomou conhecimento da falta de linhas de ônibus no percurso de Bauru àquela cidade e não perdeu tempo. Dia 8 de setembro de 1934 inaugurava a primeira linha de ônibus que ligava Bauru a Agudos, Lençóis Paulista, Areiópolis, Aparecida, São Manoel e Botucatu. A linha começou apenas com um horário de partida de Bauru, às 9:40h, e retorno de Botucatu, às 14 horas. Com o sucesso da linha, vendeu as outras três de Jaú e instalou-se definitivamente em Bauru. Logo depois, sua linha pioneira passou a contar com cinco horários.

Do pioneirismo das primeiras jardineiras com chassis importados, que já encantavam seus clientes, aos mais modernos ônibus de fabricação nacional, a empresa passou por várias fases. Nem mesmo a Segunda Guerra Mundial parou o Expresso de Prata que usou o gasogênio como solução. Os tubos para adaptação do gasogênio e os demais implementos para a substituição da gasolina foram fabricados pelo próprio Angelo Franciscato em sua oficina, em Bauru.

No Brasil da década de 50, a indústria automobilística dava seus primeiros passos. A gasolina, combustível para os ônibus, foi trocada pelo óleo diesel, de menor custo e melhor rendimento. Era o progresso.

E como ser vanguarda é enxergar além do horizonte, com a mesma percepção arrojada de seu pai e uma incontestável vocação empreendedora, Alcides Franciscato assumiu a empresa em 1952 e começou aí uma nova etapa expansionista que levou a qualidade do transporte do Expresso de Prata muito mais longe. Engenheiro formado pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queirós de Piracicaba (USP) Alcides Franciscato atuou também como líder político por mais de 20 anos, sendo uma reconhecida e respeitada liderança.

As melhores condições das estradas possibilitaram o acesso a outras cidades, acarretando o aumento de linhas, de sua frota, com veículos dos mais diversos e renomados fabricantes de chassis e carrocerias do mercado.

Na época, para melhor atender aos seus usuários, dois postos de serviços foram construídos ao longo das rodovias Marechal Rondon e Comandante João Ribeiro de Barros. Foi instalado também um sistema de rádio-comunicação para dar maior segurança aos passageiros e agilidade aos processos operacionais.

Em 1958, Alceu Pedro Franciscato, também filho de Angelo, juntou-se à sociedade, sendo um constante apoiador das ações para o crescimento da empresa.

Há mais de 90 anos, o Expresso de Prata vem buscando oferecer aos seus usuários o que há de melhor em matéria de transporte rodoviário de passageiros, o que levou a empresa ao reconhecido Padrão Prata de Qualidade.

Sair na frente com veículos climatizados por ar condicionado, praticar a lei anti-fumo nas viagens em primeira mão, vender passagens pela internet e ser pioneira na América Latina a disponibilizar ônibus Double Decker, em linhas regulares, com poltronas leito e semileito, dois toaletes, Wi-Fi, entradas USB em todas poltronas, com muito mais conforto e múltiplas opções de horários, são atitudes Prata. Aliados aos já conhecidos diferenciais de espaço e tecnologia, investe também em Bio Segurança, com a esterilização dos sistemas de ar-condicionado, além dos toaletes de seus veículos, com raios UV-C, proporcionando maior tranquilidade durante as viagens. Somam-se ainda os procedimentos e cuidados já existentes há décadas, como a criteriosa higienização do salão de passageiros e toaletes, assim como a limpeza e troca de cabeceiras a cada viagem, além do processo de Oxi-Sanitização, importante aliado na esterilização do interior dos veículos.

Um modelo de gestão arrojado garante excelência em todas as suas linhas, do Oceano Atlântico, passando pela capital paulista, até o rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Possui mais de 70 agências informatizadas, interligadas on-line e 21 garagens estrategicamente localizadas.

Tem seus pontos de apoio nos mais modernos postos de serviços da América Latina.

Indo sempre além de sua obrigação formal, a responsabilidade social, através de ações culturais, educacionais e esportivas, tem constituído ao longo de sua história um forte elo com as comunidades onde atua. O slogan “muito mais que transporte” traduz bem essa filosofia.

Para o presidente do Grupo Prata, eng° Alcides Franciscato, o sucesso de suas empresas está alicerçado no tripé: – Foco no cliente externo, nos passageiros, fazendo mais do que atender as expectativas, é importante surpreender, encantar. – Foco no cliente interno, nos funcionários, desde o recrutamento, que busca profissionais vocacionados para a setor, até os investimentos permanentes em treinamento, relações humanas, motivação pela conquista de padrões diferenciados . – Diferenciais em tecnologia – Customizar para se diferenciar e oferecer num mercado da mobilidade a tecnologia que faz a diferença. Para isso é preciso trabalhar lado a lado com os seus fornecedores, criando de fato relações construtivas. O empresário complementa: ” melhor do que acompanhar as tendências é criar tendências, melhor do que mudar é se antecipar e evoluir.

Transformar trajetos em caminhos pelos quais as pessoas se aproximam e se relacionam, contribuir para levar e trazer o desenvolvimento em cada uma das regiões atendidas, através do transporte rodoviário de passageiros com o Padrão Prata de Qualidade e ser referência como primeiro mundo em transporte coletivo, por mais de 90 anos, vencendo desafios a cada quilômetro, ao mesmo tempo em que engrandece, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade futura. Celebrar toda essa saga nos alegra pela história consolidada e nos motiva para as jornadas que teremos pela frente, lembrando sempre que empresas são feitas por pessoas e para pessoas.”

Faz parte da história…

Conta Waldemar Pires de Camargo, gerente operacional do Expresso de Prata, que no final da década de 50, Alcides Franciscato, além de ser administrador da empresa e mecânico, dirigia os ônibus quando necessário.

Numa viagem de São Paulo para Bauru, em época de carnaval, lembrando que o trecho entre Bauru e Botucatu não era pavimentado, ao chegar próximo ao município de Agudos, na descida do Ponto de Conceição, estava anoitecendo, chovia muito e vários veículos, entre caminhões e automóveis, estavam encalhados. Os passageiros estavam ansiosos, pois queriam participar daquela noite de carnaval.

Alcides Franciscato, que dirigia o ônibus, tendo como companhia Waldemar Pires Camargo, na época seu cobrador, desceu para avaliar a situação, pois teria que ultrapassar aquele trecho da rodovia em velocidade suficiente para superar a subida logo a seguir.

Ao desembarcar, a lama era tanta que afundou o seu pé direito, perdendo o sapato.

Com um enxadão, que trazia no ônibus para usar nessas ocasiões, ajudou a tirar alguns veículos do caminho e acertou uma trilha por onde pretendia passar com o ônibus.

Depois de constatar que, mesmo de forma apertada, conseguiria passar, calçou o sapato do pé esquerdo no pé direito para poder ter maior segurança nos pedais do freio e do acelerador, venceu o obstáculo e seguiu viagem.

Na chegada a Bauru, os passageiros, desconhecendo se tratar do diretor da empresa, o gratificaram generosamente. Franciscato repartiu a “caixinha” entre o seu fiel escudeiro Waldemar e o comissário de bordo que os acompanhava, Sr. Amauri.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Jorge luiz de freitas disse:

    Meus parabéns pra vcs a empresa e amelhor tem ônibus muito para viajar motorista muito educados

  2. Diego L Narcizo disse:

    Uma pena realmente, uma empresa tradicional e de ótima qualidade ser vendida pra esse grupo Constantino que só visa dinheiro $$$, mais uma que vai ficar na saudade, adeus Expresso de Prata….

  3. Olival Tenorio disse:

    O grupo Comporte precisa atuar na cidade de Maceió e no Estado de Alagoas

  4. Debiah disse:

    Me orgulho do Grupo Comporte, uma excelente empresa que contribui muito com nosso país.

  5. Shirley messias disse:

    Que pena não podia meu orgulho

  6. Shirley messias disse:

    Adoro viajar de Espresso de Prata bauru🏜️

  7. Marilza Possato de Lima disse:

    Que linda história! Essa empresa é nosso tesouro….

  8. Alvaro pierim brito disse:

    Linda mesmo, ra muito bom viajar no Expresso

  9. Darlei Pereira Campos disse:

    A Expresso de Prata era a mais antiga nas mãos dos fundadores. Espero que as marcas que ela construiu em quase 95 de existência ininterrupta não sejam aniquilados

  10. Hugo Ramos Palogan disse:

    Só espero que não mudem as cores da empresa pra cor horrorosa q já tem nas outras do mesmo grupo .moro pertinho da garagem da expresso de prata e acho lindo as cores atuais . Mas espero tbm uma boa renovação da frota q já tava bem zoadinha

  11. Waldir Serafim da silva disse:

    É fácil comprar empresa a custas de funcionários de outras empresas do grupo,,pois paga uma merreca pra seus funcionários,,aí compra mesmo…

  12. dijalma jorge disse:

    viajava com frequencia sao paulo-marilia antes da pandemia…pegava o horario das 23:59…ia no leito dd…espaçoso, 2 wc e so….sem agua, sem manta, sem usb…

  13. RICARDO disse:

    Se for igual ao serviço que é prestado na cidade pela empresa do mesmo grupo que opera na parte urbana.. Grande Bauru, já dá para ficar preocupado.

  14. Amilton disse:

    Trabalhei 28anos nesta casa
    Fico triste mas nunca um filho faz que o pai faz
    Está e a verdade

  15. Ozilde Maria Bertoli disse:

    Transporte de …….
    Um motorista dirigindo e cobrando ao mesmo tempo …atrasando a VIDA de todos os passageiros Parabéns !!!!!
    O que já não era Bom fizeram o favor de piorar…
    Péssimo o atendimento o Prata tinha mais organização ……
    Precisa melhorar eh MUITO
    Passageira de Bauru para Lençóis Paulista….
    Lamentável !!!!!!

  16. Gilmar disse:

    Acabou a qualidade e segurança. Lamentável

  17. Carlos disse:

    Espero que manter o nome Expresso de Prata.

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