SPObras homologa empresa vencedora de licitação de projeto de requalificação do Corredor Itapecerica, na Zona Sul

Terminal Capelinha. Foto: Kervin Charles

Certame finalizado em fevereiro de 2020 havia sido revogado, mas prefeitura retomou processo licitatório em setembro de 2021

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de São Paulo finalizou a licitação para reforma e requalificação de um trecho do Corredor de Ônibus da Estrada de Itapecerica, na zona Sul.

A SPObras, empresa da Prefeitura de São Paulo, anunciou na edição do Diário Oficial deste sábado, 20 de novembro de 2021, que adjudicou a contratação à Planservi Engenharia Ltda, primeira colocada no certame.

Caberá à empresa a elaboração do projeto básico e projeto executivo da requalificação do Itapecerica (trecho entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha) – Zona Sul.

O valor do contrato é de R$ 1,9 milhão (R$ 1.952.582,81).

Como mostrou o Diário do Transporte em maio de 2020, a empresa pública havia revogado as concorrências dos projetos de quatro corredores, dentre os quais estava o corredor Itapecerica. Relembre: SPObras revoga licitações de projetos de reforma de corredores de ônibus

A empresa Planservi Engenharia Ltda havia vencido do certame, cuja homologação se deu em 18 de fevereiro de 2020. Com a revogação, todas as decisões ficaram suspensas.

O processo licitatório vem se arrastando desde 2018. Relembre: Prefeitura de São Paulo abre licitações para corredores de ônibus nas zonas Leste, Sul e Norte

Em 25 de setembro de 2021 a SPObras anunciou a anulação dos atos que revogaram as licitações em andamento para reforma e modernização de três corredores de ônibus, dentre eles o Corredor Itapecerica.

De acordo com a publicação, dois fatores pesaram na decisão: informações da Comissão Permanente de Licitações e da Gerência Jurídica, Parecer Jurídico da PGM (Procuradoria Geral do Município), e manifestação da Diretoria de Programas Especiais, que demonstraram a vantajosidade da retomada das Concorrências; e o interesse da SIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana) em contratar futuramente estes corredores.

A partir daí, a SPObras convocou os licitantes para, em três dias úteis, apresentarem manifestação quanto a:

a) Manutenção da Equipe Técnica apresentada em suas propostas técnicas;

b) Prorrogação da validade da proposta comercial por mais 60 dias a contar desta publicação, renunciando o direito a qualquer pleito de reequilíbrio econômico-financeiro, acompanhada de novo cronograma físico-financeiro, e

c) Prorrogação da vigência de garantia das propostas comerciais por mais 60 (sessenta) dias a contar desta publicação.

Com a manifestação favorável da Planservi, o processo foi concluído.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta