Eletromobilidade

OUÇA: Novos corredores de ônibus de São Paulo serão operados com ônibus elétricos, diz Doria

Promessa foi feita em anúncio de parceria entre prefeitura e estado para área de mobilidade; Polícia Militar e Polícia Civil planejam só renovar com viaturas elétricas, ainda de acordo com o governador

ADAMO BAZANI

Colaborou Willian Moreira

Os novos corredores de ônibus da cidade de São Paulo, além dos corredores a ser requalificados, serão operados com modelos movidos à eletricidade.

A promessa foi feita pelo governador de São Paulo, João Doria, durante anúncio de parceria com o prefeito Ricardo Nunes na área de mobilidade nesta sexta-feira, 05 de novembro de 2021.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade prevê 27 obras que totalizam mais de R$ 5,5 bilhões, entre a implantação de 11 novos corredores de ônibus, o que representa mais de 95 km de novas vias, 30 km de requalificação de corredores já existentes, além da construção de quatro novos terminais.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/05/prefeitura-de-sao-paulo-anuncia-brts-e-corredores-de-onibus-dentro-de-pacote-de-mobilidade-que-soma-r-55-bilhoes/

O governador disse ainda que a meta de ônibus elétricos será facilitada com a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre veículos que são movidos à eletricidade e que a Polícia Militar e a Polícia Civil planejam só renovar com viaturas elétricas.

“Os ônibus destes corredores serão elétricos, uma atitude e um belo exemplo de respeito ambiental da prefeitura da cidade de São Paulo. Nós fizemos recentemente há um mês um decreto que reduz o ICMS sobre a produção de ônibus, automóveis, vans e caminhões elétricos aqui em São Paulo para aqueles que tenham aqui suas indústrias. Todas as novas compras da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Polícia Civil serão veículos elétricos, estamos já testando seis veículos neste momento, acho que você já tem isso planificado para a Guarda Civil Metropolitana, para utilizar os veículos elétricos também como forma de avançar para o “emssion zero”. – disse Doria

Ouça

O Diário do Transporte noticiou que durante o lançamento da Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), em 25 de setembro de 2021, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que o transporte coletivo terá entre 2,6 mil e 2,8 mil ônibus elétricos até 2024, ano em que termina seu mandato.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/09/25/veiculos-eletricos-fazem-carreata-em-sao-paulo-neste-sabado-25-e-nunes-reafirma-promessa-de-28-mil-onibus-eletricos-na-capital-ate-2024/

CENÁRIO DA INDÚSTRIA:

Apesar de os veículos elétricos também serem impactados pela falta de insumos e equipamentos, como também ocorre com automóveis a combustão, a demanda pelos modelos não poluentes tem aumentado.

No Brasil, já existem opções de produtos em plena atividade, algumas que apresentarão modelos e outras que estão se estabelecendo (por ordem alfabética):

BYD: Indústria de origem chinesa, com planta em Campinas (SP), que fabrica ônibus elétricos de diversos portes: micros, padrons e articulados, além de rodoviários, produzindo as baterias, tecnologia e chassis. Está entre as maiores produtoras mundiais na área de mobilidade elétrica e produz também no Brasil placas de energia solar. Existem diversas cidades que operam com ônibus BYD no Brasil, inclusive São Paulo.

Eletra: Indústria 100% nacional, do Grupo ABC/Next Mobilidade, com planta em São Bernardo do Campo (SP). A empresa foi inaugurada oficialmente no dia 22 de agosto de 2000. Faz toda a integração e tecnologia para ônibus elétricos à bateria, trólebus, híbridos (motores elétricos e à combustão no mesmo veículo), Dual Bus (mais de um tipo de tração elétrica em mesmo ônibus, por exemplo: trólebus+baterias ou baterias+híbridos). Não produz os chassis e baterias. O BRT-ABC, entre São Bernardo do Campo e São Paulo, é uma concessão à Next Mobilidade terá ônibus 100% elétricos de 22 metros cada com tecnologia Eletra, chassis Mercedes-Benz e carroceria Caio.

Higer: Empresa de origem chinesa que apresenta um modelo elétrico de ônibus padron neste mês de novembro de 2021 na capital paulista. Diz que trará ao Brasil também vans, ônibus articulados e ônibus rodoviários elétricos. Os modelos são monoblocos (chassi, motores e carroceria formando um bloco só).

Marcopolo: Tradicional fabricante de carrocerias de Caxias do Sul (RS), testa em parceria com a empresa Suzantur, operadora de transportes de Santo André (SP), um ônibus 100% elétrico, projeto integral da Marcopolo. O modelo é padron com piso baixo. O veículo circula sem passageiros entre o Terminal Vila Luzita (bairro populoso de Santo André) e o terminal principal da cidade no centro (Terminal Santo André Oeste).

Mercedes-Benz: A gigante alemã lançou em 25 de agosto de 2021 o chassi de ônibus elétricos eO500U, de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros, justamente os padrões de São Paulo. O modelo será produzido em São Bernardo do Campo (SP) e em 2022 já serão vistas as primeiras unidades. Para a capital paulista, já há um mercado previsto para ser iniciado com cerca de 150 unidades com carroceria Caio.  A empresa planeja lançar em breve ônibus articulados e superarticulados.

Volvo: A gigante sueca produz em Curitiba (PR) um modelo de ônibus elétrico híbrido. O ônibus tem um motor a combustão, que gera energia, e o elétrico que atua na maior parte da tração. A tecnologia é híbrida paralela, quando o ônibus está parado, freia e até 20 km/h a atuação é do motor elétrico. A partir de 20 km/h, entra em operação o motor a combustão. Há unidades em circulação em Curitiba, Foz do Iguaçu e Santo André (Suzantur), por exemplo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Willian Moreira

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