Prefeitura de São Paulo anuncia BRTs e corredores de ônibus dentro de pacote de mobilidade que soma R$ 5,5 bilhões
Publicado em: 5 de novembro de 2021

Plano de Mobilidade prevê 27 obras; Primeira fase do plano contempla a construção dos corredores BRT Radial Leste I e II, Chucri Zaidan, e a requalificação de cinco corredores e faixas exclusivas de ônibus; Haverá parceria com o Estado
ADAMO BAZANI
Colaborou Jessica Marques
O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, e o governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciaram nesta sexta-feira, 05 de novembro de 2021, uma parceria na área de mobilidade urbana.
A prefeitura apresentou o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade que prevê 27 obras que totalizam mais de R$ 5,5 bilhões.
Parte deste pacote vai ter recursos também do Governo do Estado.
A primeira fase, de acordo com a apresentação, engloba a construção dos corredores BRT Radial Leste I e II, Chucri Zaidan, e a requalificação de cinco corredores e faixas exclusivas de ônibus. Somente nessas intervenções serão aplicados R$ 1,4 bilhão, dos quais R$ 700 milhões sairão dos cofres municipais e outros R$ 700 milhões do Governo do Estado.
Neste valor, não estão incluídas as desapropriações que a Prefeitura deverá fazer.
O Diário do Transporte noticiou na manhã desta sexta-feira (05) que a prefeitura de São Paulo retomou as licitações de projetos de requalificação e reforma dos corredores Santo Amaro/João Dias e Interlagos, que fazem parte do projeto de mobilidade da capital paulista.
Relembre:
O programa municipal como um todo, prevê a implantação de 11 novos corredores de ônibus, o que representa mais de 95 km de novas vias, 30 km de requalificação de corredores já existentes, além da construção de quatro novos terminais. Segundo a prefeitura, as novas intervenções irão beneficiar mais de três milhões de pessoas em todas as regiões da cidade.
Corredores:
BRT RADIAL LESTE 1
9,5 km, zona leste
Entre a Rua General Sousa Neto, Av. Conde de Frontim e o Terminal Parque Dom Pedro II.
185 mil pessoas/dia útil
Empreendimento: R$ 416 milhões
Desapropriações: R$ 45 milhões
BRT RADIAL LESTE 2
8,6 km, zona leste
Da rua General Sousa Neto (Av. Radial Leste) até Estação Arthur Alvin
76 mil pessoas/dia útil
Empreendimento: R$ 291 milhões
Desapropriações: R$ 16 milhões
CHUCRI ZAIDAN
3,4 km, zona sul
Av. João Dias ( Rua Laguna – Av. Cecília Lottenberg – Av. Dr. ChucriZaidan) – Av. Roque Petroni Júnior.
95 mil passageiros/dia útil
Empreendimento: R$ 388 milhões
Desapropriações: Não há.
CORREDOR AMADOR BUENO DA VEIGA (REQUALIFICAÇÃO)
5 km, zona leste
Inicia-se na confluência da Rua Dr. João Ribeiro com a Praça Micaela Vieira e segue até o cruzamento das Avenidas Dom Helder Câmara e Calim Eid, seguindo até a confluência com a Rua Embira e término junto à Avenida São Miguel.
106,5 mil passageiros/dia útil
Empreendimento: R$ 32,6 milhões
Desapropriações: Não há.
CORREDOR IMIRIM (REQUALIFICAÇÃO)
4,6 km, zona norte
Importante conexão perimetral entre as avenidas Inajar de Souza, Dep. Emílio Carlos, Eng. Caetano Álvares, Alameda Afonso Schmidt e Conselheiro Moreira de Barros.
112,7 mil passageiros/dia útil
Empreendimento: R$ 36,1 milhões
Desapropriações: Não há.
CORREDOR SANTO AMARO/JOÃO DIAS (REQUALIFICAÇÃO)
7,8 km, zona sul
Início na Av. Santo Amaro junto à Av. Portugal, seguindo até o entroncamento com a Rua Nove de Julho, onde tem início a Avenida João Dias, por onde o corredor prossegue até alcançar o Terminal João Dias, logo após transpor a Marginal do Rio Pinheiros.
300 mil passageiros/dia útil
Empreendimento: R$ 80,6 milhões
Desapropriações: Não há.
CORREDOR ITAPECERICA (REQUALIFICAÇÃO)
3,5 km, zona sul
Entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha. Este viário é o principal eixo de ligação dos distritos de Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim São Luis e Vila Andrade.
122,3 mil passageiros/dia útil
Empreendimento: R$ 62,3 milhões
Desapropriações: Não há.
CORREDOR INTERLAGOS (REQUALIFICAÇÃO)
9 km, zona sul
Inicia-se na Avenida Washington Luís seguindo pela Avenida Interlagos até a Avenida Senador Teotônio Vilela em confluência com a Avenida Atlântica. O Corredor cruza diversas vias importantes na região, como as Avenidas Nossa Senhora do Sabará, Miguel Yunes e Atlântica.
227,2 mil passageiros/dia útil
Empreendimento: R$ 100,9 milhões
Desapropriações: Não há.
Por meio de nota, tanto o governador João Doria como o prefeito Ricardo Nunes, além dos secretários estadual e municipal destacaram que intervenções deste tipo precisam ter atuação conjunta entre governo do Estado e Prefeitura.
“A população quer que os governos municipal e estadual tenham diálogo e união de esforços para dotar a cidade de serviços públicos e benefícios de excelente qualidade”, frisou Ricardo Nunes. Já o governador João Dória considerou muito importante e inédita a proposta da Prefeitura. “Esse projeto de mobilidade é o mais ambicioso feito na cidade de São Paulo em apenas um ano. E na área ambiental, na qual temos que reduzir a zero a emissão de carbono até 2050, esses ônibus vão ajudar a atingirmos essa meta”, completou o governador. Já o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, as obras vão ajudar a população nas linhas da Zona Leste em direção ao Centro, com conforto, velocidade e segurança. “Além disso, os BRTs e os corredores irão melhorar o trânsito e até o serviço prestado pelo Metro e CPTM”, explicou Galli.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Jessica Marques
Quem viver verá….
Mas uma enganação antes das eleições, assim como o corredor que após 8 anos ainda não terminaram na zona leste (av.itaquera/líder).
Deviam e ter vergonha na cara isso sim, bando de safados.
O corredor de ônibus na Radial é uma vergonha, eles não fazem o básico, recapar o asfalto,cheio de crateras,uma vergonha
Cadê a duplicação da m boi mirim?
Essa cambada só promete, há anos vem prometendo essa duplicação e nunca sai do papel.