Prefeitura de São Paulo anuncia BRTs e corredores de ônibus dentro de pacote de mobilidade que soma R$ 5,5 bilhões

Prefeito Ricardo Nunes (camisa azul) e governador João Doria (camisa clara)

Plano de Mobilidade prevê 27 obras; Primeira fase do plano contempla a construção dos corredores BRT Radial Leste I e II, Chucri Zaidan, e a requalificação de cinco corredores e faixas exclusivas de ônibus; Haverá parceria com o Estado

ADAMO BAZANI

Colaborou Jessica Marques

O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, e o governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciaram nesta sexta-feira, 05 de novembro de 2021, uma parceria na área de mobilidade urbana.

A prefeitura apresentou o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade que prevê 27 obras que totalizam mais de R$ 5,5 bilhões.

Parte deste pacote vai ter recursos também do Governo do Estado.

A primeira fase, de acordo com a apresentação, engloba a construção dos corredores BRT Radial Leste I e II, Chucri Zaidan, e a requalificação de cinco corredores e faixas exclusivas de ônibus. Somente nessas intervenções serão aplicados R$ 1,4 bilhão, dos quais R$ 700 milhões sairão dos cofres municipais e outros R$ 700 milhões do Governo do Estado.

Neste valor, não estão incluídas as desapropriações que a Prefeitura deverá fazer.

O Diário do Transporte noticiou na manhã desta sexta-feira (05) que a prefeitura de São Paulo retomou as licitações de projetos de requalificação e reforma dos corredores Santo Amaro/João Dias e Interlagos, que fazem parte do projeto de mobilidade da capital paulista.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/05/prefeitura-de-sp-retoma-licitacoes-de-projetos-de-requalificacao-e-reforma-dos-corredores-santo-amaro-joao-dias-e-interlagos/

O programa municipal como um todo, prevê a implantação de 11 novos corredores de ônibus, o que representa mais de 95 km de novas vias, 30 km de requalificação de corredores já existentes, além da construção de quatro novos terminais.  Segundo a prefeitura, as novas intervenções irão beneficiar mais de três milhões de pessoas em todas as regiões da cidade.

Corredores:

BRT RADIAL LESTE 1

9,5 km, zona leste

Entre a Rua General Sousa Neto, Av. Conde de Frontim e o Terminal Parque Dom Pedro II.

185 mil pessoas/dia útil

Empreendimento: R$ 416 milhões

Desapropriações: R$ 45 milhões

BRT RADIAL LESTE 2

8,6 km, zona leste

Da rua General Sousa Neto (Av. Radial Leste) até Estação Arthur Alvin

76 mil pessoas/dia útil

Empreendimento: R$ 291 milhões

Desapropriações: R$ 16 milhões

CHUCRI ZAIDAN

3,4 km, zona sul

Av. João Dias ( Rua Laguna – Av. Cecília Lottenberg – Av. Dr. ChucriZaidan) – Av. Roque Petroni Júnior.

95 mil passageiros/dia útil

Empreendimento: R$ 388 milhões

Desapropriações: Não há.

CORREDOR AMADOR BUENO DA VEIGA (REQUALIFICAÇÃO)

5 km, zona leste

Inicia-se na confluência da Rua Dr. João Ribeiro com a Praça Micaela Vieira e segue até o cruzamento das Avenidas Dom Helder Câmara e Calim Eid, seguindo até a confluência com a Rua Embira e término junto à Avenida São Miguel.

106,5 mil passageiros/dia útil

Empreendimento: R$ 32,6 milhões

Desapropriações: Não há.

CORREDOR IMIRIM (REQUALIFICAÇÃO)

4,6 km, zona norte

Importante conexão perimetral entre as avenidas Inajar de Souza, Dep. Emílio Carlos, Eng. Caetano Álvares, Alameda Afonso Schmidt e Conselheiro Moreira de Barros.

112,7 mil passageiros/dia útil

Empreendimento: R$ 36,1 milhões

Desapropriações: Não há.

CORREDOR SANTO AMARO/JOÃO DIAS (REQUALIFICAÇÃO)

7,8 km, zona sul

Início na Av. Santo Amaro junto à Av. Portugal, seguindo até o entroncamento com a Rua Nove de Julho, onde tem início a Avenida João Dias, por onde o corredor prossegue até alcançar o Terminal João Dias, logo após transpor a Marginal do Rio Pinheiros.

300 mil passageiros/dia útil

Empreendimento: R$ 80,6 milhões

Desapropriações: Não há.

CORREDOR ITAPECERICA (REQUALIFICAÇÃO)

3,5 km, zona sul

Entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha. Este viário é o principal eixo de ligação dos distritos de Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim São Luis e Vila Andrade.

122,3 mil passageiros/dia útil

Empreendimento: R$ 62,3 milhões

Desapropriações: Não há.

CORREDOR INTERLAGOS (REQUALIFICAÇÃO)

9 km, zona sul

Inicia-se na Avenida Washington Luís seguindo pela Avenida Interlagos até a Avenida Senador Teotônio Vilela em confluência com a Avenida Atlântica. O Corredor cruza diversas vias importantes na região, como as Avenidas Nossa Senhora do Sabará, Miguel Yunes e Atlântica.

227,2 mil passageiros/dia útil

Empreendimento: R$ 100,9 milhões

Desapropriações: Não há.

Por meio de nota, tanto o governador João Doria como o prefeito Ricardo Nunes, além dos secretários estadual e municipal destacaram que intervenções deste tipo precisam ter atuação conjunta entre governo do Estado e Prefeitura.

“A população quer que os governos municipal e estadual tenham diálogo e união de esforços para dotar a cidade de serviços públicos e benefícios de excelente qualidade”, frisou Ricardo Nunes. Já o governador João Dória considerou muito importante e inédita a proposta da Prefeitura. “Esse projeto de mobilidade é o mais ambicioso feito na cidade de São Paulo em apenas um ano. E na área ambiental, na qual temos que reduzir a zero a emissão de carbono até 2050, esses ônibus vão ajudar a atingirmos essa meta”, completou o governador. Já o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, as obras vão ajudar a população nas linhas da Zona Leste em direção ao Centro, com conforto, velocidade e segurança. “Além disso, os BRTs e os corredores irão melhorar o trânsito e até o serviço prestado pelo Metro e CPTM”, explicou Galli.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Jessica Marques

Comentários

Comentários

  1. Renato Vieira dos Santos disse:

    Quem viver verá….

  2. Fernando disse:

    Mas uma enganação antes das eleições, assim como o corredor que após 8 anos ainda não terminaram na zona leste (av.itaquera/líder).
    Deviam e ter vergonha na cara isso sim, bando de safados.

  3. Douglas santos guerra disse:

    O corredor de ônibus na Radial é uma vergonha, eles não fazem o básico, recapar o asfalto,cheio de crateras,uma vergonha

  4. Lyon disse:

    Cadê a duplicação da m boi mirim?
    Essa cambada só promete, há anos vem prometendo essa duplicação e nunca sai do papel.

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