Eletromobilidade

VÍDEO: Saiba como funciona e como é o carregamento do ônibus elétrico da Marcopolo testado pela Suzantur

Em reportagem conjunta, Diário do Transporte e Via Trólebus mostram como têm sido os testes, o carregador portátil no Terminal Vila Luzita e as principais características do veículo 100% elétrico inédito de conceito integral

ADAMO BAZANI

O ônibus 100% elétrico testado em Santo André, no ABC Paulista, em parceria com a empresa Suzantur, promete trazer inovações em relação à desempenho, manutenção e carregamento de baterias, que podem ampliar as opções no mercado brasileiro e latino americano como um todo de veículos com menores emissões de poluentes atmosféricos.

De conceito inédito integral, englobando chassis, baterias e motores no mesmo projeto, o ônibus é dotado de baterias e não emite nenhum poluente durante a operação, com outra vantagem: o nível de ruído é bem baixo, mesmo em comparação com outros modelos elétricos.

No último sábado, 30 de outubro de 2021, o Diário do Transporte e o Via Trólebus, em parceira, realizaram uma reportagem em vídeo acompanhando os testes entre o centro de Santo André e o Terminal Vila Luzita, um dos mais movimentados do ABC.

O motorista Joelson dos Santos Martins, responsável pelas operações da manhã, explicou que tem surpreendido o alto rendimento energético, com gasto pequeno da carga das baterias: menos de 4% a cada ida e volta do veículo, que totalizam em torno de 18 km. Os testes são feitos sem passageiros.

Joelson tem larga experiência com eletromobilidade, sendo um dos primeiros motoristas do trólebus da Cobrasma que inauguraram o Corredor ABD entre o ABC Paulista e a capital.

Outro aspecto que chamou a atenção foi o carregador-portátil, montado sobre rodas e facilmente podendo ser deslocado, que fica no Terminal Vila Luzita: pode ser uma solução de baixo custo e sem grandes necessidades de obras civis para cargas de oportunidade.

ASSISTA A REPORTAGEM E ABAIXO VEJA DIVERSAS FOTOS:

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes  

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Elias Jesus disse:

    Meus parabéns 👏 que esse cisterna venham se espadir no país TD .

Deixe uma resposta