Eletromobilidade

Suzantur vai testar ônibus elétrico em Diadema

Veículo em Santo André (SP)

Empresa já avalia veículo em Santo André. Previsão é de operações experimentais sejam a partir de março ou abril

ADAMO BAZANI

A empresa Suzantur deve testar um modelo de ônibus 100% elétrico no sistema de transportes de Diadema, no ABC Paulista.

A previsão é de as operações experimentais comecem em março ou abril.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Diadema, José de Fillipi Júnior, ao lado do Secretário de Transporte, Evaldo Gonçalves, na tarde desta sexta-feira, 14 de janeiro de 2022.

“Dentro de 60 a 90 dias, o plano é de a Suzantur trazer um ônibus 100% elétrico para a gente já testar em nossa cidade, levando em conta o compromisso com a qualidade do meio ambiente” – disse o prefeito.

“Nós solicitamos que este ônibus venha também para Diadema. Já temos de pensar em transporte menos poluente na cidade.” – complementou Evaldo Gonçalves.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 22 de outubro de 2021, a empresa de ônibus colocou em operação de forma experimental um veículo 100% elétrico integral da Marcopolo na cidade de Santo André, no ABC Paulista.

Sem passageiros, o veículo foi designado para circular em trajeto semelhante ao da linha troncal TR 103 (Terminal Vila Luzita/Terminal Santo André Oeste).

O Diário do Transporte em parceria com o Via Trólebus acompanhou os testes

Leia a reportagem e veja o vídeo em:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/03/video-saiba-como-funciona-e-como-e-o-carregamento-do-onibus-eletrico-da-marcopolo-testado-pela-suzantur/

O Marcopolo Attivi possui Powertrain WEG, formado por um motor central trifásico de 395 kW de potência e 2.800 Nm de torque e um inversor de frequência. Segundo a empresa, a proposta é que o veículo seja adaptado às necessidades do transporte urbano e intermunicipal.

O ônibus pode ter versões entre 12m e 13,25 m de comprimento, capacidade total para até 89 passageiros (sentados e em pé) e autonomia de bateria de cerca de 250 quilômetros.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marta Miranda Silva disse:

    Parabéns empresa suzantur Deus ajude que gera mais emprego pois eu preciso de traballo

Deixe uma resposta