Eletromobilidade

Suzantur e Marcopolo apresentam ônibus elétrico a Bolsonaro

Projeto é integral da encarroçadora gaúcha e testes são feitos em Santo André, no ABC Paulista

ADAMO BAZANI

A fabricante Marcopolo e a empresa Suzantur, que opera transportes no ABC Paulista e na cidade de São Carlos, no interior, apresentaram ao presidente Jair Bolsonaro o ônibus 100% elétrico de projeto integral da encarroçadora gaúcha.

O modelo Attivi Padron está sendo testado desde de 22 de outubro de 2021 em itinerário semelhante à linha TR 103 (Terminal Santo André – Oeste / Terminal Vila Luzita – via Paço Municipal), mas sem passageiros, na cidade de Santo André, no ABC Paulista.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/03/video-saiba-como-funciona-e-como-e-o-carregamento-do-onibus-eletrico-da-marcopolo-testado-pela-suzantur/

A unidade levada para o presidente e ministros verem é a mesma testada em Santo André (SP).

Funcionários da Suzantur mostraram como é o funcionamento do veículo e da Marcopolo falaram sobre informações gerais do sistema.

O ônibus foi desenvolvido pela Marcopolo que conta com parcerias nacionais.

Segundo a fabricante, a autonomia das baterias é de cerca de 250 quilômetros e o ônibus pode ser recarregado em até quatro horas.

O setor de transportes pede mais linhas de financiamentos e incentivos para a eletromobilidade, uma das pautas do encontro.

Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto de ônibus elétrico com os ministros Paulo Guedes (Economia), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

De acordo com agências, Paulo Guedes disse que no futuro, ônibus elétricos podem ajudar a reduzir o custo do transporte coletivo e consequentemente da passagem

“É o Brasil reagindo com uma tecnologia verde para tentar justamente derrubar o preço do transporte público de massa”

Bolsonaro acrescentou que a eletromobilidade pode ajudar a reduzir os custos dos combustíveis fósseis  e reconheceu que ainda o preço de ônibus elétricos é alto, mas acredita em queda.

“Os preços dos combustíveis estão altos no Brasil, as causas disso são algumas. Isso aqui ônibus elétrico vem então para nos ajudar. É um protótipo. Ainda, obviamente, custa caro, mas a tendência é baixar o preço”

 

Um dos funcionários da Suzantur, na apresentação

Proprietário da Suzantur, Claudinei Brogliato, em reunião com presidente da República, Jair Bolsonaro

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. BRUNO disse:

    Seria uma boa quem sabe a passagem abaixa tbm pra população seria muito mais econômico

  2. José Carlos disse:

    Enquanto isso, o transporte coletivo de Sto.Andre é uma vergonha. Empresa União é uma calamidade, coitados dos usuários.

  3. Efigenio José de Oliveira disse:

    Parabéns novos tempos suzantur sou motorista de ônibus muito bom 👍

  4. Carlos Antônio Ramos disse:

    Parabéns a todos envolvidos 👏👏👏

    Presidente sou seu fã

  5. GLEDSON RICARDO DO NASCIMENTO disse:

    Ótimo! Agora só falta um comentário que não seja o ônibus. Seria ótimo se em Osasco tivesse mais empresas de ônibus, aí este ônibus chegaria amanhã aqui.

  6. Herondi disse:

    Por que perde tempo levar ônibus para Burro ver se ele não conhece isso nunca precisou de ir trabalhar de ônibus nós otários paguemos o conforto pra esse vagabundo e os filhos dele a vida inteira t….tem mostra é pra quem entende e faz o uso esse imbecil só entende de milhões

    1. José Aparecido Neves disse:

      Deve servir para levar um burro e asno como você também e seu Presidente bandido,o Molusco Pingaiada de Nove Dedos. Ladrão desgraçado!!

  7. João Batista Santos disse:

    Porque incentivaram..a tecnológico aqui ninguém leva nada à sério o pobre Gurgel tinha sonhos mataram o coitado de desgosto quanto se fala em inovação ninguém da valor cá de a fábrica de baterias de lítio o gás dê Minas Gerais as vacinas do Butantã porque o Brasil é o país do futuro.

  8. Alvaro José Gut Junior disse:

    Só uma pergunta o presidente tem carta de habilitação compatível para dirigir onibus

    1. vagligeiro disse:

      Se não tiver, é possível multar a Susantur pelo ato de permitir alguém a conduzir ônibus sem habilitação?

    2. José Aparecido Neves disse:

      O Presidente é militar e militares tem permissão para pilotar qualquer veiculo.

Deixe uma resposta