Eletromobilidade

Marcopolo apresenta segunda unidade de ônibus elétrico no Espírito Santo e governador promete quatro veículos no início de 2022

Apresentação foi na Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021), que está sendo realizada no Centro de Convenções de Vitória

ADAMO BAZANI

A Marcopolo apresentou em Vitória, no Espírito Santo, a segunda unidade de seu modelo de ônibus 100% elétrico integral ao governador Renato Casagrande na manhã desta quarta-feira 24 de novembro de 2021, durante abertura oficial da Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021), que está sendo realizada no Centro de Convenções da cidade até esta quinta-feira (25).

Durante o evento, o governador e a equipe conheceram de perto o veículo fabricado pela encarroçadora gaúcha, que também tem planta no Espírito Santo, na cidade de São Mateus.

Após o evento, o veículo será testado em Santo André (SP) pela Suzantur, ao lado de uma unidade da mesma marca que já está sendo avaliada (Veja mais abaixo)

O governador falou que o processo de transmissão de matriz energética terá como um dos focos o transporte coletivo e que no início de 2022, serão testados quatro veículos, mas não especificou a marca:

“Queremos fazer a transição da frota de ônibus, trocando os motores a combustão por elétricos. Vamos iniciar os testes com quatro veículos já no próximo ano. Estamos ainda iniciando o debate para termos um laboratório de mobilidade elétrica que envolveria o Governo do Estado e empresas interessadas. A ideia é debatermos esses temas e investirmos cada vez mais em energias renováveis.” – disse de acordo com nota da imprensa.

Em sua fala, Casagrande destacou também as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado com foco na transição energética. “Temos o Programa de Geração de Energias Renováveis (Gerar) que concede incentivos a energias renováveis. Além disso, estamos tomando decisões internas para que nossas obras tenham energia renovável. Por exemplo, as novas obras precisam ter energia solar e estamos fazendo levantamentos para que possam adequar os prédios públicos já existentes”, citou.

Para o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, o evento é uma oportunidade de o Governo do Estado apresentar seus programas e ações direcionadas ao tema. “O uso de energia renovável e a implantação de projetos sustentáveis no território capixaba são assuntos defendidos pelo governador Renato Casagrande, que recentemente participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26). O tema em pauta é de interesse do Estado e do mundo”, pontuou.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Marcopolo testa justamente com a empresa Suzantur, a primeira unidade 100 elétrica da marca, na cidade de Santo André, no ABC Paulista.

Os testes na cidade da Grande São Paulo começaram em 22 de outubro de 2021 em itinerário semelhante à linha TR 103 (Terminal Santo André – Oeste / Terminal Vila Luzita – via Paço Municipal), mas sem passageiros.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/11/03/video-saiba-como-funciona-e-como-e-o-carregamento-do-onibus-eletrico-da-marcopolo-testado-pela-suzantur/

Em nota ao Diário do Transporte, a Marcopolo especifica as características do modelo apresentado em Vitória

Em participação na XII Fenergia – Feira e Fórum de Energia, que acontece no Centro de Convenções de Vitória, a Marcopolo apresentou o modelo Attivi, primeiro ônibus 100% elétrico da marca, desenvolvido totalmente no Brasil em parceria com fornecedores nacionais, inclusive baterias e componentes eletroeletrônicos. O ônibus tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé), autonomia de cerca de 250 quilômetros e pode ser recarregado em até quatro horas.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta