Eletromobilidade

SJC abre novamente concorrência para lote 02 de ônibus e derruba impedimento de um mesmo grupo econômico em todo sistema

Itapemirim atua no transporte rodoviário

Com isso, por exemplo, se Itapemirim quiser novamente oferecer nova proposta, pode operar todas as linhas da cidade se ganhar; Lote 01 já foi concedido à empresa de Sidnei Piva

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, relançou neste sábado, 18 de setembro de 2021, a concorrência para conceder as linhas municipais de ônibus do lote 02, que abrange as regiões leste e sudeste.

A data de entrega de propostas é 19 de outubro de 2021 às 09h00.

O Grupo da Itapemirim foi declarado vencedor do lote 01 que abrange as regiões norte, oeste e sul; e abrigará o trecho sul do projeto Linha Verde (corredor de ônibus elétricos).

Uma das novidades é que não há mais o impedimento de o mesmo grupo econômico operar os dois lotes de linhas.

Com isso, na prática, a Itapemirim pode tentar novamente o lote 02 e, se vencer nele como ocorreu com o lote 01, poderá assumir todas as linhas municipais de São José dos Campos, cidade que possui mais de 730 mil moradores, de acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como mostrou o Diário do Transporte, a Itapemirim, comandada pelo empresário Sidnei Piva, apresentou proposta na mais recente tentativa de concessão do lote 02, em 08 de setembro de 2021, mas foi desclassificada em razão do impedimento do mesmo grupo econômico em dois lotes diferentes, que agora foi derrubado pela gestão do prefeito Felicio Ramuth.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/09/11/itapemirim-e-desclassificada-em-licitacao-do-lote-02-do-transporte-coletivo-em-sao-jose-dos-campos/

O prazo de concessão é de dez anos, podendo ser prorrogado.

A Tarifa Técnica de Remuneração para o lote 2 a ser proposta pela concorrente deve ser inferior à Tarifa Técnica de Referência de R$ 4,94, o que não significa que será a tarifa paga pelo usuário, mas o que a empresa vai receber da prefeitura por passageiro transportado.

O valor do contrato de concessão do lote 2 é R$ 861 milhões (R$ 861.061.437,00 – oitocentos e sessenta e um milhões, sessenta e um mil, quatrocentos e trinta e sete reais e zero centavos).

Os investimentos da empresa de ônibus devem ser de quase R$ 125 milhões (R$ 124.981.835 – cento e vinte e quatro milhões, novecentos e oitenta e um mil, oitocentos e trinta e cinco reais e zero centavos).

O lote 02 deve ter 58 linhas com frota total de 242 ônibus, dos quais seis articulados, 178 tipo padron, 22 midis (micrão) e 36 van/micro. Serão programadas 2.633 partidas diárias que vão somar 58.163 quilômetros rodados por dia.

Os ônibus convencionais, padrons e articulados só poderão ter até dez anos de fabricação.

Já a idade máxima de micro-ônibus, mini-ônibus, micro-ônibus, midi-ônibus e vans será de cinco anos.

LICITAÇÕES SEPARADAS:

Como tem mostrado o Diário do Transporte, para o novo sistema estão sendo realizadas licitações diferentes, uma para operação dos ônibus, outra para tecnologia e ainda uma outra para a gestão financeira.

Segundo a prefeitura, o “o objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço”

– Operação dos Ônibus:

A cidade foi dividida em dois lotes.

Para a operação do lote 01 foi homologada a Itapemirim Group (Viação Itapemirim), como mostrou o Diário do Transporte.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/08/07/itapemirim-e-homologada-na-licitacao-do-transporte-de-sao-jose-dos-campos-sp-para-o-lote-01/

A Itapemirim apresentou propostas para os lotes 1 e 2 e foi a única a participar da licitação da operação.

Como o mesmo grupo não pode operar os dois lotes, a Itapemirim abriu mão do lote 2, para o qual a prefeitura marcou uma nota data para eventuais interessadas: 08 de setembro de 2021.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/08/07/sao-jose-dos-campos-marca-para-9-de-setembro-licitacao-do-lote-2-do-sistema-de-transporte-coletivo/

LOTE 01

O lote 1 abrange as regiões norte, oeste e sul; e abrigará o trecho sul do projeto Linha Verde (corredor de ônibus elétricos).

No caso da Linha Verde, os ônibus elétricos da 22 metros feitos pela BYD e Marcopolo, a concessionária do Lote 1 vai assumir os custos de operação, incluindo manutenção do material rodante e energia, quando o trecho Sul da Linha Verde estiver pronto para operação.

Porém, a infraestrutura e a compra destes ônibus, chamados pelo poder público de VLP (Veículos Leves sobre Pneus), são investimentos da prefeitura.

Valor do contrato do lote 01: R$ 1,09 milhão.

A prefeitura divulgou em 1º de setembro de 2021 a assinatura definitiva do contrato.

LOTE 02:

O lote 2 abrange as regiões leste e sudeste.

Valor do contrato do lote 2: R$ 861.061.437,00 (oitocentos e sessenta e um milhões, sessenta e um mil, quatrocentos e trinta e sete reais e zero centavos).

A Tarifa Técnica de Remuneração para o Lote 2 a ser proposta pela Concorrente deve ser inferior à Tarifa Técnica de Referência de R$ 4,94

– Tecnologia:

Em 25 de agosto de 2021, três empresas, sendo duas multinacionais e uma startup, apresentaram propostas para o gerenciamento de dados e planejamento operacional do novo modelo de transporte público de São José dos Campos, no interior paulista, previsto para entrar em operação em 2022: Scipopulis, Etra e Clever.

– Gestão Financeira:

No dia 09 de agosto de 2021, deu deserta a Sessão de Habilitação para escolha de empresa para os serviços de gestão financeira, controle de bilhetagem, fornecimento de Data Warehouse e Datalake, bem como fornecimento de hardware e software integrado para pagamento e fornecimento de WI-FI embarcado.

Uma nova data deve ser marcada.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/08/13/sao-jose-dos-campos-sp-tem-licitacao-deserta-em-escolha-de-empresa-para-a-gestao-financeira-do-novo-sistema-de-transporte-coletivo/

TRANSPORTE SOB DEMANDA E MENOR TARIFA:

Por meio de nota ao Diário do Transporte, a Secretaria de Mobilidade Urbana diz que entre os objetivos com o novo sistema estão criar serviço público de transporte sob demanda, conseguir tarifa mais baixa e ampliar o conforto de ônibus e infraestrutura.

– Maior conforto

Com veículos novos, mais modernos e menos poluentes, parte da nova frota oferecerá wifi gratuito, tomadas USB para carregamento de celulares, além de veículos com ar condicionado para atender os bairros mais distantes.

– Menor tarifa

Diferentemente do contrato atual, vencido pela empresa que apresentou a maior outorga ao município, a futura concessão terá como vencedora a empresa/consórcio que apresentar a menor tarifa técnica.

Além disso, ações como a separação dos serviços de operação e tecnologia e investimentos vindos de outras fontes de recursos –como a aplicação de R$ 9,2 milhões arrecadados com a concessão da zona azul– ajudam a amenizar o valor da tarifa cobrada do cidadão, permitindo a entrega de um serviço com mais frequência de ônibus e maior conforto para os passageiros com um valor mais baixo de tarifa.

– Demanda

Esse novo conceito de operação do sistema traz ainda a implementação de linhas responsivas à demanda, com a flexibilização parcial dos itinerários e das partidas. Esse modelo de transporte sob demanda é novo no país e surge para competir com o transporte individual.

Na prática, os usuários poderão por meio de aplicativo, assim como acontece atualmente com as empresas de transporte individual, solicitar uma viagem que terá tarifa fixa integrada ou variável.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Gilmar Rodrigues dos Santos disse:

    Agora vai !!!!

    1. ricardo sobral pinto disse:

      Será??? Esse grupo Itapemirim não inspira confiança. Vide o que aconteceu em Nova Frigurgo/RJ…… Ficar todo o sistema na mão de um único concessionário? Bem temerário

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